26.11.11

O CORAÇÃO DE OTELO

Mário Soares aludiu ao "bom coração" que Otelo possui apesar da pesada propensão para a "asneira", património mais recentemente comum a ambos. Até Ramalho Eanes se referiu ao mesmo Otelo como alguém com o "coração ao pé da boca". O mal de Otelo é, como se tem visto nos últimos dias, um mal genérico da pátria - exibir o coração, talvez bom, demasiado perto da boca. O país anda embotado em opiniões, quase tantas como o dinheiro que não tem. Desde a suprema magistratura ao último articulista, são muitos os que nos têm brindado com o seu "solucionismo" compulsivo para a crise. Sucede que a crise - no país e na Europa - não se resolve por a opinião pública ter sido tomada por uma espécie de imenso coração de Otelo colectivo, pronto a derramar na primeira palestra, na primeira emissão televisiva, no primeiro artigo ou manifesto de jornal. Muitos estiveram calados, ou em palavrosas intermitências de circunstância, durante os últimos seis anos mas, em apenas cinco meses, descobriram, como Otelo, que tinham, afinal, um "coração" ao pé da boca. Um país com "corações" assim dificilmente chega a lado algum.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom. Talvez seja também tempo, em todos os quadrantes do bitaitismo formal e informal, de deixar de falar tão insistentemente no bendito "empreendedorismo" - como se falar nele assim, o fizesse brotar mais viçoso de trás das pedras. Ou 'ele' existe ou não serão as catatuas estéreis da Nação a criá-lo. Melhor seria que por esses institutos, organismos e autarquias deixassem de exigir a empresas e a particulares licenças (pagas...) para tudo e mais alguma coisa.

Ass.: Besta Imunda

Manolo disse...

O que está a dar são "os mercados" ... deitam-se todos aos pés dos "mercados" ... e se calhar a causa desta merda toda são mesmo "os mercados" ... triliões de dólares virtuais a circular pelo Mundo ... dos benditos "mercados" ... puta que pariu "os mercados" ...

Viva o Otelo!

Anónimo disse...

Exactamente.

Anónimo disse...

Oh Besta...Você é tão culta (lol) e prolifera em comentários, que até parece um jornalista...estagiario.

Anónimo disse...

Para ser mesmo um jornalista estagiário, só me falta ter padrinhos políticos e familiares nas redacções e tê-vês, um curso em coisas vagas ("letras", humanidades, ciências sociais, psicologia, enfim...) e ordenado certo ao fim do mês. E boa apresentação.

Ass.: Besta Imunda

Isabel Metello disse...

Otelo com o "coração perto da boca"? Isso é noutro campeonato, que se saiba se tem coração deve ser do tamanho de uma pevide (os episódios aviltantes do COPCCON, assim como da vontade indómita de fuzilar os "retornados" no Campo Piqueno (esta é para os/as tias laicas :) revela uma humanidade de bradar aos céus!!! Mas que santo, que personagem tão impoluta que deveria ser já canonizada (aliás, foi e é sacralizado pela marabunta alienada e modelada por mitos mentirosos e vácuos...:). Das comissões em África passou-se aos salários- assim seria mais lógico dizer que tem a razão (muito parca, tb :) muito perto do bolso. Deveria era permanecer na indústria do cinema tipo B e calar aquela boca que só prefere asneiras maléficas. Entre ele e a Cátia da Casa dos Segredos que, coitadinha, ainda tem desculpas, venha quem descubra as diferenças, cada qual no seu segmento de mercado. Apre!

Isabel Metello disse...

Ah, mas já evoluiu num ponto- já passou da K7 da "revolução sem sangue" (quando o houve tanto cá como muito nas ex-colónias) para assumir que foi um golpe de Estado Militar- a idade tem destas coisas-faz com que a senilidade, por vezes, atenue os sofismas...

Mário Abrantes disse...

Os casos de Otelo, ilibado dos actos das FPs 25, e do pide Rosa Casaco, assassino de Humberto Delgado e da sua secretária, que andou em Portugal a passear e a dar entrevistas, são dois paradigmas dos sujos jogos da política em Portugal.

A dignidade de certas pessoas tem direito a lavagens, aparentemente tantas quantas as necessárias. E até nem falta quem, à semelhança do que a ex-ministra da educação, Lurdes Rodrigues, pediu para uns resultados de exames do 9º ano, nos peça constantemente que aplaudamos esta peçonha.