13.6.10

A "PORTUGALIDADE"

Que diabo é a "portugalidade"? Li num blogue que umas pessoas - fatalmente regionalistas - pretendem "debater" essa coisa misturada com Portugal. Se Portugal é o que é, imagine-se o que seria se lhe fosse acrescentada a "portugalidade". Portugal precisa de cosmopolitismo mental. A "portugalidade" é justamente o que anda a dar cabo disto praticamente desde que Afonso zurziu a progenitora. Tenham tino.

7 comentários:

Anónimo disse...

Respeitinho pelo Afonso, Dr. João Gonçalves. Respeitinho.

Garganta Funda... disse...

Na verdade tem sido essa propalada e endeusada «portugalidade» que tem dado cabo disto.

Malandrice. Videirismo. Chico-espertismo. Aldrabice. Trafulhice. Cuspir para o Chão. Vuvuzelas. Música Pimba. Jet Set Tuga. Politicos analfabetos. Corrupção. Churrascos à beira da estrada. Teatro de Revista. Fados e fadunchos.Touradas e Marradas. Vinho ao Garrafão. Futebol e grunhice.

Tudo sinais exteriores de «portugalidade» e de «bens não transacionáveis» no mercado universal.

floribundus disse...

a nostalgia (dor do regresso) é pior que a saudade.

a família real foi em 1808 em 'excursão' ao Brasil
para trazer D. Sebastião de volta

os corajosos emigram

Anónimo disse...

Esses nobres senhores olvidaram por completo Portugal quando tinham o bolsinho cheio e fundos catitas a estoirar de moedinhas amarelas com um "Ézinho". E quando tudo não parava de chegar "vindo lá de fora", apressando-se a tudo adoptar sem questão. Agora agitam a portugalidade. Sebácio.

Ass.: Besta Imunda

m.a.g. disse...

Subscrevo na integra, o post e o comentário de garganta funda 9:38. Adicionaria à lista: o palitar os dentes, os óculos de sol estacionados na cabeça, o exibir do telemóvel, o empanturramento de fast-food no shopping das redondezas (precioso contributo para a redondeza calórica) entre outras peculiaridades e deslumbramentos lusitanos.

Maria Manuel Alves disse...

Eu acho que o termo "portugalidade" aparece com o Integralismo Lusitano, e Hipólito Raposo mas posso estar enganda, tenho de ir ver...

Anónimo disse...

"Portugalidade" rima com verticalidade que é coisa que não abunda neste pobre e maltratado rectângulo, graças à "dedicada" classe dirigente, que se esfalfa dia-a-dia para nos deixar cada vez mais depenados, pedintes e maltrapilhos.
Que vão todos para o diabo que os carregue, e para a pata que os gerou.
Cps
Scaramouche