23.6.10

EMPEQUENECER IRREMEDIAVELMENTE, 2


«No dia 16, o PS agendou um projecto de voto de pesar pela (...) morte [de António Manuel Couto Viana], subscrito na véspera por doze deputados socialistas. No dia 18, presumo que em reunião dos grupos parlamentares, a intenção de voto foi retirada depois dos protestos apresentados pelo BE e PCP, com o argumento, e vou citar terceiros, de que o Parlamento não podia homenagear quem combatera «ao lado das tropas nacionalistas, na guerra civil de Espanha.» Não imagino qual pudesse ter sido o contributo de um garoto na Falange: Couto Viana tinha 13 anos quando a guerra começou, e 16 quando acabou. Adiante. O imbróglio surpreende-me a vários títulos. Em primeiro lugar, pela passividade dos doze subscritores, entre os quais se encontra um capitão de Abril (Marques Júnior) e pessoas com responsabilidades na área cultural. Em segundo lugar, pela indiferença da direita, que não foi capaz de pensar pela sua cabeça. Ninguém no PSD e no CDS-PP achou pertinente homenagear Couto Viana. (...) A direita, que tanto barafusta com o monopólio literário da esquerda, mostrou-se incapaz de celebrar o mais corajoso dos seus. Têm vergonha de quê? Quanto ao silêncio dos media, estamos conversados. Couto Viana? Quem é esse gajo?»
Eduardo Pitta, Da Literatura (o segundo link é da minha responsabilidade)

Adenda: Em compensação, o mesmo parlamento - com "p" pequenino - aprovou por unanimidade um "voto de pesar" pelo passamento recente de um outro escritor português cuja morte equivaleu, editorialmente, a um excelente "career move".

4 comentários:

Anónimo disse...

Por outro lado estou certo de que o parlamento vai homenagiar o comissário-saramago, e sem qualquer tipo de oposição. O nobel e o dinheiro, o dinheiro e o nobel e a palavra "prémio": estas coisas são o santo sudário que legitima e canta a maldade e a vingança como virtudes. Não há dúvida: a grande fonte de vergonha para a Nação é este parlamento. Por tudo.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

É por isso, que ainda vale a pena "espreitar" o Pitta. O que escreve, claro.

Anónimo disse...

Uma vergonha, mais uma, para a cultura portuguesa, e mais um elogio à cóltura que grassa na alarvidade acrítica dos dias "tugas"..

Parabéns pelo blogue, e pela excelente forma em que prossegue, os melhores votos e muitas saudações de terras do Mondego!

G.A.B.

Anónimo disse...

Como diria o Jô Soares a ignorância dos nossos políticos, aliadas à proverbial mesquinhez da nossa esquerda já não causa espanto.