14.6.10

O "BONITO" DAS COISAS OU UM DESAFIO

Nunca escondi a minha pessoal simpatia - que se prolonga politicamente quando se vislumbra que faz sentido politicamente que se prolongue - por Pedro Santana Lopes. Como diria o outro, sou daqueles que conhecem o papel de Lopes no regime. Desde que o regime é regime e desde que Lopes é Lopes. Por isso aflige-me ler posts como este. Lembra-me, com bonomia, uma certa forma, muito comum em certos "profissionais" da leitura, de resumir livros (que leram ou que nunca leram), dizendo: "é muito bonito". Dar corpo a esta saga digna de banda desenhada é igualmente "muito bonito". O melhor mesmo é acabar com ela rapidamente. Apresente-se de imediato presidencialista para as presidenciais, dr. Lopes - isso, sim, seria um acto corajoso em vez da bravata infantil que tem vindo a alimentar com o folclore das "voltas" à la française como se o tempo estivesse para recreios politiqueiros ou esta treta periférica fosse a França. Sempre o PS no poder, pelo menos, seria o primeiro a saudar essa coragem, secundado pelo seu circunstancial candidato Alegre que precisa de outras vaidades pessoais de concurso com a sua. Explique, pois, claramente e sem azedumes passados por que é que Portugal o deve preferir, no momento grave que passa e no pior que se avizinha, ao actual Chefe de Estado. Isso, sim, é que seria "bonito". E, sobretudo, leal face a um "percurso" que tanto aprecia recordar.

17 comentários:

floribundus disse...

é o sujeito mais indicado para
com o actual pm fazer um
'governo de salvação nacional'

'e mais não digo por não saber ler nem escrever'

josé ricardo disse...

este post é caracteristicamete Santana Lopes: vácuo, com a respectiva afluência de vaidade pessoal. repare, João Gonçalves, logo na segunda frase: "não pude aceitar o convite para estar na de Madrid..." Este "não pude" define o homem e o estilo.

abraço,

josé ricardo

Anónimo disse...

A mim, que não considero Lopes um parvo, aflige-me sempre ler o que ele escreve. O homem é vivo, esperto e tem capacidade para falar. E até tem alguns princípios. Mas a escrever é mau. Sobretudo porque, sem assistência, resvala logo para o superficial e para a auto-indulegência. Precisa de vigilância física efectiva e de ameaça de dialética. É bom para debates e comícios; não para a escrita.

Ass.: Besta Imunda

Karocha disse...

Pois!

Anónimo disse...

#1

Está muito enganado acerca do Pedro.

Pena que tenha socumbido ás chantagens do presidente da Comissão Nacional.

Fuas de Roupão disse...

Realmente...

Anónimo disse...

Triste,realmente.

Anónimo disse...

A democracia cristã não se revê em Cavaco; é um dever apresentar o seu candidato, independentemente do que diz Santana Lopes.

Hugo Correia disse...

Há um clássico que, nestas coisas, nunca se engana, João Gonçalves. É Séneca.(com o devido ajuste)

«Evitemos, com todas as nossas forças, aqueles que, de natural, são lamurientos e gementes, e se aproveitam de todas as ocasiões para se lamentarem. Por muito firme e devotado que seja, um companheiro de humor inquieto, que se queixa de tudo, é inimigo da nossa tranquilidade.»

Séneca, A tranquilidade da alma


Quanto à saga...

«Deixar no ar algumas coisas: é o meio para avaliar a sua aceitação e o modo como se recebem, especialmente quando se duvida do seu acerto ou agrado. É assim que nos asseguramos de jogar pelo seguro e nos damos oportunidade de intentá-las ou de recuar. Assim se auscultam as vontades e se sabe o prudente que terreno pisa. Esta é a máxima prevenção no pedir, no desejar e no governar.»

Gracián, Arte da prudência

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Uma das vantagens que os republicanos sempre apregoam do seu regime é que, neste, qualquer pessoa (a partir de uma certa idade...) pode candidatar-se a PR; isto, sim, é democrático, ao contrário do que acontece na Monarquia, em que a chefia do Estado estará reservada para alguns, poucos, da mesma família... É por isso tão útil, e hilariante, assistir às contorções dos defensores de Cavaco a condenarem por antecipação quem quer que se «atreva» a disputar o lugar que, quase por «direito natural», pertence ao homem de Boliqueime. Enfim, hipocrisias... que, no fundo, não surpreendem.

Anónimo disse...

O Pedro tem vindo a cometer alguns erros políticos que lhe podem vir a ser fatais, certamente muito mal 'aconselhado' por uma entourage que dele não descola por interesses obscuros (mas tão obscuros assim) e na qual ele confia inteiramente, mas que o está a trair desde há muito tempo sem que ele disso se aperceba mìnimamente. Ou apercebe-se e não lhe dá a devida importância - o que é grave. O Pedro é um homem bom e um político sincero demais para integrar um sistema que está podre. Um sistema composto por gente mentirosa, corrupta, falsa, cínica e sobretudo perversa. Repito, o Pedro está rodeado de falsos amigos (com uma ou outra excepção que confirma a regra) e a ser aconselhado pelos mesmos com fins ocultos. E isto já vem sucedendo desde há muitos anos com o objectivo único de o destruir polìticamente. Ele que abra os olhos e livre-se dos traidores enquanto pode. Se é que ainda vai a tempo.
Maria

Maria Tuga disse...

Pois eu nunca tive qualquer simpatia pessoal por uma pessoa pouco integra. E então depois daquele governo das Trapalhadas...
Como é que alguém com um determinado passado, (seja qual for, ninguém tem nada a ver com isso), tem a ousadia de pretender representar um grupo de pessoas, que cuja base moral assenta nos princípios da Igreja Católica?

Obviamente disse...

Farto-me de rir com alguns destes comentadores. Aí atrás, por exemplo, há um (que diz no perfil ter "seguido" Sociologia no ISCTE...) que, naturalmente, não percebe isto: qualquer candidato da área da direita que se apresente a concorrer com Cavaco apenas servirá para ajudar Alegre.
É assim tão difícil chegar ao óbvio, por muito ISCTE que se seja?

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Ó «Maria Tuga», fico à espera que dê exemplos concretos: do suposto carácter «pouco íntegro» de Santana Lopes; e de «trapalhadas» do seu governo que tenham sido maiores e/ou piores do que as trapalhadas dos governos do Pinto de Sousa.

Anónimo disse...

Maria tuga: creio que estará mais feliz com o actual governo, sem trapalhadas e dignamente conduzido pelo íntegro primeiro-ministro.

Maria Tuga disse...

Ao "Octávio dos Santos" e "Anónimo" (como anónimos aparecem muitos assumam-se!). Quanto às "trapalhadas" estamos todos de acordo. Ou seja..as trapalhadas do pinóquio até talvez sejam bem piores, porque são pessoas muito diferentes. Quanto ao "pouco integro" reservo-me o direito de não falar em público de coisas do foro familiar. Mas garanto-vos que certos factos assustam-me, pelo menos no meu conceito de integridade e seriedade. Outros serão iguais mas isso não desculpabiliza ninguém.

Anónimo disse...

Concordo inteira e presidencialisticamente com este "post" do dr João Gonçalves. E nem percebo o que é que o dr Santana Lopes quer dizer com «em França, cujo sistema de governo inspirou o nosso» ... inspirou o nosso ?! Em que sítio ?