29.6.10

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Oficialmente hoje não há acontecimentos. Não há fait-divers. Seria o dia indicado para "introduzir" as portagens nas scut, para promulgar diplomas, para aprovar leis que acentuam a passividade pátria, para levar caixas multibanco para casa, para forjar diplomas nos liceus e nas universidades, para, em suma, exercitar a arte de ser português. Hoje é dia de "maria vai com as outras" que, verdadeiramente, é todos os dias. Por falar nas scut, faz dó observar aqueles obedientes cidadãos - que devem tocar vuvuzela através do buraco errado - que correram aos Correios para adquirir o kit scuteiro mesmo desconhecendo se aquilo ia entrar em vigor. É com estas "maria vai com as outras" que Sócrates conta. Espremam-se por favor.

Adenda: Por exemplo, isto já é assim uma redacção "a atirar" para o 5º ou 6.º ano da escolaridade obrigatória e com direito a medalha de bronze no meio de outras acerca da vaca, do cão e do papel higiénico. «Anteontem, depois do Brasil- -Portugal, ao ver milhares de portugueses dos mais diferentes cantos do mundo, brancos, pretos, castanhos, muçulmanos, cristãos, hindus, a falar português ou outra língua qualquer, senti que faço parte de qualquer coisa especial. Dum mundo multiétnico, com muitas religiões, muitas cores e, sobretudo, com muita história: o nosso mundo, o mundo português. Obrigado futebol.» Coitadinho e bem haja.

13 comentários:

Mani Pulite disse...

"OBRIGADO PORTUGUESES"-"OBRIGADOS SOMOS NÓS".

Lamas disse...

João Gonçalves,
Por favor ajude-me (e ao Dr. Santana Lopes):
Quem é este Pedro Marques Lopes?
O homem aparece em tudo o que é sítio a botar faladura e asneiras, sempre com o "cognome" de "gestor".
Quem é esta alimária?

Anónimo disse...

E foi o dia indicado para "introduzir" esta ideia 'inovadora':
http://publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/mariano-gago-desafia-os-portugueses-a-estudarem-mais_1444398

Já se ouve a multidão que (a)correu a aceitar o tal desafio...

João Sousa disse...

"Anteontem, depois do Brasil-Portugal, ao ver milhares de portugueses dos mais diferentes cantos do mundo, (…) senti que faço parte de qualquer coisa especial."

Eu também, depois do Brasil-Portugal, ao ver os confrontos no Parque das Nações, senti que fazia parte de qualquer coisa especial.

Talvez, como o autor do "isto" escreve, o futebol seja, provavelmente, a nossa indústria de maior prestígio internacional. Se assim for, é triste, pois o futebol aparenta ser, transversalmente do Norte ao Sul, um espesso ninho de pequena-e-grande corrupção e promiscuidade de interesses público-privado. Se é isto o que de melhor temos para dar ao mundo...

Finalmente, esta conversa da treta de o futebol mostrar a fraternidade entre a comunidade lusófona parece-me padecer de um excessivo optimismo. Talvez o senhor PML não esteja recordado daquilo que aconteceu aquando de um Portugal-Angola amigável que se disputou cá - de amigável teve muito pouco. Ou quando há um Brasil-Portugal. A realidade, na minha opinião, é que como fenómeno propiciador de reacções emotivas, o futebol extrema a fraternidade quando ela existe - e extrema o rancor quando ele existe. Não melhora o que está mal e, por vezes, piora o que está bom.

S.C. disse...

Já não há pachorra para tanta parvoeira dessa criatura medíocre!

Anónimo disse...

O autor de "isto" é digno de um concerto de vuvuzela, o único à altura da sua classe!

floribundus disse...

não tenho o hábito de olhar para a cor de fora.
no começo dos anos 50, com grande escândalo de muitos conhecidos,
namorei uma moça mulata e convivi com indianos e africanos.
por dentro eramos todos iguais.

disse isso ao borra-botas que escreveu a bacorada.
desde o reinado de D.Afonso I que não existem portugueses duma só origem étnica

Bic Laranja disse...

Vossemecê quase me desilude gastando tempo e Latim com este tolinho. Mas compreende-se; o coitado em abrindo a boca põe-se tanto a jeito para o chiste que nem os camaradas do Eixo do Mal desperdiçam a oportunidade.
Cumpts.

Anónimo disse...

Este careca é um bocado parvo... Mas prontos, acabou-se a festa dos "navegadores". O dito cujo que se cuide... nem o Verão o vai safar!

PC

Merkwürdigliebe disse...

"o nosso mundo, o mundo português. Obrigado futebol." L.O.L.

Obrigado Ricardo Costa (o meio-irmão Costa, para que não haja confusões serôdias).

Ana Cristina Leonardo disse...

"Dum mundo" é muito feio...

Anónimo disse...

Depois do mundial, a praia, a pré-época, o começo da época, a época. Numa vertigem de baboseiras anestesiantes, servidas por intravenosa pelo nacional-futebolismo.
O que o sábio-careca-lopes tanto celebra, apenas demonstra que a imbecilidade não escolhe etnia, credo ou origem.

Ass.: Besta Imunda

ArturMendes disse...

Ele não se calará...
De seguida estará no Eixo o Mal, cagando "postas de robalo" Ele "amais"os outros 4 "pistoleiros" .