23.1.09

SITUAÇÃO


«No último ranking do desenvolvimento publicado pela ONU em 2008 (com dados relativos a 2006), Portugal baixou 4 lugares no Índice de Desenvolvimento Humano, passando de 29º para 33º. Em 1975, quando o Índice foi publicado pela primeira vez (com dados relativos a 1973), Portugal era o 24º país mais desenvolvido do mundo.»

Pedro Arroja, Portugal Contemporâneo

9 comentários:

Anónimo disse...

Se os indices relativos a 2006 e 1973 incluissem os dados relativos ao ex Ultramar português....a diferença registada entre os indices de 1973 e 2006 seria consideravelmente mais acentuada.

Anónimo disse...

que heresia João! Dados relativos a 1973, do tempo da outra senhora, em que o nosso País era o 24º País mais desenvolvido do Mundo. Essas coisas pensam-se mas não se dizem pois são politicamente incorrectas.

Anónimo disse...

este socialismo utiliza a alcunha de democrático.
incapaz de permitir a criação de riqueza distribui o que não existe.
gera despezas
alimenta o monstro
fomenta o desemprego
presta maus serviços
só a propaganda é de boa qualidade

radical livre

jcd disse...

Um ranking destes mede a posição em relação a outros países. Não quer necessariamente dizer que em relação a dados objectivos que meçam o desenvolvimento humano o país esteja pior do que em 1973. Outros países entretanto desenvolveram-se ainda mais e mais depressa do que nós. E por este andar a cada ano passado mais somos ultrapassados.
Joana

Anónimo disse...

Mas subimos no ranking da tecnologia, ou coisa que o valha (nem sequer prestei grande atenção ao título da coisa). Perante isto, o que interessam estes tops da ONU?

Anónimo disse...

É a confirmação daquilo que os nossos olhos vêem e que o coração sente. A "democracia", face aos resultados, pode limpar as mãos à parede. Os portugueses estão a pagar isto muito caro: free, só o port.

Anónimo disse...

Hei!! Amigos, companheiros, camaradas e comandita geral, que interessa isso do ranking, o maitre Mário Soares disse, vi agorinha mesmo no Expresso, que os "radicais - hummmmm! - de esquerda" quem avançar com os casamentos homossesuais tolamente em vez de defenderem os sindicatos e o trabalho. Ora, para Soares, o nosso PM é um radical de esquerda!! Não é, mas o objectivo do maitre é lavar a população a ficar-se pelo meio termo, de forma a consolidar a imagem de homem de esquerda, apenas de esquerda, de Sócrates. Vai bonita a boda, vai...
RIBO

Aladdin Sane disse...

O link que indica (o mesmo do blogue de Pedro Arroja) não é adequado. Encontrei o ranking aqui:

http://hdr.undp.org/en/statistics/

Portugal não foi ultrapassado por 4 países do Leste Europeu, como eu pensava antes de consultar os dados. Foi-o antes por 4 países da região do Golfo Pérsico: Brunei Darussalam, Koweit, Emiratos. Árabes Unidos e Bahrein. Os economistas poderão explicar esta situação, terá que ver com o aumento dos preços do petróleo nos últimos tempos? Se assim for, a subida destes estados reflectirá o aumento do PIB per capita, um dos 4 índices que compõem o IDH. O abrandamento da economia nacional explicará o resto não será factor a desprezar.

Comparando os 2 últimos rankings, eis algumas alterações (nos países mais desenvolvidos):

Luxemburgo: subiu de 18º para 9º;
EUA: desceu de 12º para 15º;
Espanha: desceu de 13º para 16º;
Grécia: subiu de 24º para 18º;
Bahrein: subiu de 41º para 32º, imediatamente antes de Portugal;

A Islândia mantém-se em 1º, seguida pela Noruega. A Irlanda mantém o 5º lugar (um país cujo valor do PIB estava há 15-20 anos atrás muito próximo do português)

Anónimo disse...

Proponho a atribuição do prémio "Governação Robert Mugabe" ao conjunto da nossa classe política. Lentamente, com persistência, esles estão a ir lá: eles cada vez mais ricos e eternizados no poder, nós cada vez mais pobres, menos livres e mais afastados do poder.