4.12.08

UM ARREPIO NA ESPINHA

Esta semana, numa sessão "nobre" de propaganda das "novas oportunidades", o coordenador nacional da coisa "incentivou" os presentes a arranjar cerca de mais quinhentos mil candidatos para 2009 porque há eleições. Pediu, sem pudor, um "esforçozinho" (sic). A criatura - passou, sem um murmúrio ou comentário, nas televisões - foi bem explícita no propósito quando o "ligou" ao ano eleitoral. Assistiram à sessão o 1º ministro e dois ministros, a seráfica da Educação e o do Trabalho. Socrátes até perguntou à assistência se não sentia "um arrepio na espinha" (sic) com o milhão de "novas oportunidades" alcançado até agora. A complacência - ia a escrever impunidade - com que já se assume tudo, incluindo estes disparates, "às claras" é notável. Tal como é notável que os jornalistas, na sua esmagadora maioria, participem nestas farsas sem as denunciar ou apreciar com um módico de sentido crítico e de honestidade intelectual. O que as "novas oportunidades" não explicam (e Sócrates também não) é que, apesar delas, o "mundo do trabalho" não tem saída, nem sequer para os que já estão "qualificados", quanto mais para um milhão de supostamente "qualificados" à pressa e dos que resultarem do tal "esforçozinho" solicitado pelo diligente serventuário. Isto, de facto, arrepia a espinha de qualquer um.

11 comentários:

Nuno Nasoni disse...

Portugal deve ser o único país democrático (estive quase a colocar entre aspas) em que o escrutínio dos media e dos "comentadores" (aqui, não consigo dispensá-las) recai, sobretudo, sobre a oposição (no caso, até recai exclusivamente).

Anónimo disse...

Assinaria por baixo o seu post. Apenas sugeriria a substituição da última frase por "Isto, de facto, arrepia a espinha dos que ainda a têm."

Anónimo disse...

O Homem ja percebeu que o povo nao perceber o seu fino sentido de humor...ele eh mesmo imparavel...

fado alexandrino. disse...

Tal como é notável que os jornalistas, na sua esmagadora maioria, participem nestas farsas

Não são jornalistas.
São empregados à rasquinha para não perderem o emprego.

Anónimo disse...

Pois eu conheço pelo menos três pessoas que têm um posto de trabalho "fixo e garantido" e que a única razão pela qual se inscrevam neste programa, foi mesmo para aprenderem e irem mais longe a nível pessoal (e não profissional). A generelização é portanto falível.

Anónimo disse...

Pela ortografia do post do anónimo que conhece "três pessoas" se constata que o dito cujo frequentou uma Nova Opotunidade.

Anónimo disse...

João. Você só se esquece de dizer que tudo isto não é assim porque seja o PS ou Sócrates, posto que com os PSDs, com Ferreira Leite ou sem ela, seria precisamente igual ou pior. Digo pior porque parece ser uma inevitabilidade (também não por causa do PSD): O normal dos últimos trinta e tal é que é sempre para pior. Sejamos honestinhos, João.

Anónimo disse...

Nem todos somos pessoas brilhantes, inteligentes e educadas sem necessidade de frequentar as Novas Oportunidades. Há pessoas, como eu, Anónimas, que não temos um curso universitário, porque entre outras razões, fomos trabalhar para ajudar a família a criar os irmãos mais novos. E não, não frequentei uma Nova Oportunidade. Mas não desdenho de quem o fez!

de.puta.madre disse...

Digamos que nestas Novas Oportunidades se passa a borracha pelos Licenciados-Desempregados ... coitadinhos! Pobre que se licencia é coisa nojenta! Muito nojenta! Há que o manter à margem, bem amarradinho. Que ousadia! Há só serve para pagar curso a burguês...

Ruben Correia disse...

Isto dos CNO é para rir. Como são uns broncos que nunca deram nada para a escola, e preferiram muitos deles andar lá a passear os livros, agora vêm reivindicar que lhes seja dado um curso como têm aqueles que, em devido tempo, se esforçaram e fizeram o percurso normal, de 3 anos e algum conteúdo. Estes espertalhões, em meia dúzia de meses, certificam-se com um 9º ou 12º, que a "escola da vida" também conta. Esquecem-se que isto apenas retira todo o valor ao diploma que, embevecidos, recebem do "professor" que teve de os aturar para poder ter mais um ano de salário...Boa sorte, Portugal.

Anónimo disse...

RXC vocë näo tem mesmo nocäo que hä pessoas que näo seguiram os estudos por falta de recursos financeiros e näo por serem broncos?