11.12.08

O ESTADO DA NAÇÃO

Um país de papagaios. Uma sociedade desenvergonhada. Um lugar que, a cada hora que passa, fica a dever mais dois milhões de euros ao estrangeiro, fora os juros. Henrique Medina Carreira explicou, com desenvoltura e ironia, o "estado da nação" e a razão por que não acredita na propaganda de Sócrates, alguém que ele não leva a sério ao contrário do empertigado Gomes Ferreira da SIC-Notícias. Dispensa comentários.

Adenda: Sempre atento a tudo o que coloque em causa o exercício "socrático", Eduardo Pitta consegue (o que também não é difícil) ser um supra Gomes Ferreira. Não convém esquecer que a "massa" de que é feito o exercício também está presente no "episódio" Joana Varela, da Gulbenkian, que em boa hora o Eduardo verberou. Já agora, em que ponto é que estará a situação da então directora da Colóquio-Letras? Já se esfumou a perfídia nas brumas do costume?

16 comentários:

Anónimo disse...

Vi e ouvi a entrevista do Dr.Medina Carreira à SIC-Notícias e fiquei impressionado com a clareza de raciocínio que demonstrou ao analisar a podridão que assola "este" país (de papagaios, segundo ele).

Como disse em comentário anterior ainda me causa admiração por que é que os cidadãos (principalmente os que são mais castigados por esta injustiça democrática instituicionalizada) ainda não sairam à rua e não andam de moca e cacete na mão à procura dos seus algozes e carrascos.

De facto estamos a empobrecer diáriamente enquanto uma minoria (que nada produz) está desviando a riqueza nacional para os seus bolsos, interesses, empresas e grupos de amigos.

Isto vai acabar mal!

joshua disse...

Vi com atenção. O Gomes Ferreira faz aquele papel de câmara de ressonância das tretas do Governo e julga que escapa de passar por ingénuo na sua pureza serviçal.

O Henrique, por mais que insista, não sacodirá as consciências de um povo alienado e que só acordará quando a merda lhe der pelo nariz.

joshua disse...

Vi com atenção.

Anónimo disse...

O empertigado Gomes Ferreira parecia um funcionário do governo a fazer perguntas com o paleio do Sócrates. Até Medina Carreira lhe chamou a atenção para isso. A propaganda do governo nas televisões é tão ostensiva que os apresentadores das notícias podiam ser funcionários do governo que não supreenderia ninguém. Qual é a diferença entre o Crespo e o Nunes da Asae? Qual é a diferença entre o comentador Teixeira da Sic e o Vitalino? Qual é a diferença entre o Ricardo Costa e o Augusto Santos Silva? Nenhuma. Todos dizem o que o governo quer que seja dito e fazem as perguntas que o governo quer que sejam feitas. O anúncio da auto-estrada para Bragança feito pelo Sócrates foi mais um exercício de falta de vergonha da propaganda governamental. Aquele 'comovente' abraço final de dois labregos, para dar emoção ao acontecimento mediático, deve ter sido uma ideia genial da agência de comunicação que montou o número para Sócrates brilhar. Pois não passava de uma cena saloia, própria de quem está a esse nível. Tão modernos e tão saloios!

Anónimo disse...

tudo certo...dispensa comentarios ... na verdade eles nao resolvem nada...

Anónimo disse...

metelo e ferreira são meros papagaios que repetem exaustivamente o proprietário.
felizmente o Prof Carreira desmonta a propaganda das agências. pretendem "ensinar o padre-nosso ao vigário" (memorem mones).
parafraseando alguém diria
«memento pauperatis in tempore nostro»

radical livre

Anónimo disse...

Eu votaria neste Senhor sem precisar de conhecer o seu programa eleitoral.
Descobri que não concordo apenas na questão da autonomia das escolas que, em meu entender, devia ser total, mas com total e absoluta autoridade.

Precisamos URGENTEMENTE de homens como o Senhor Prof. Medina Carreira, independentemente da ideologia ou dos partidos em que estejam: Homens que ponham, DE FACTO, Portugal primeiro.

fado alexandrino. disse...

Não vi, nem quero ver.
Medina Carreira anda há vinte anos a prever que Portugal vai desaparecer.
Está amargurado.
Aposto que passava a ter logo outra visão do problema se fosse nomeado Ministro das Finanças.

Anónimo disse...

Respondia, há dias, o Gomes Ferreira a uma pergunta de um colega da "Sócrates 'Ingana' Contribuintes", vulgo SIC :

- Bem, se os gestores - administradores não "forem bem pagos", vão-se embora do país ... !

Para onde ?, senhor G. Ferreira ? Para a Somália ? Para o Chade ou para o Mali ?

Francamente ... em que país é que o senhor vive que ainda não entendeu que, neste, "essa" classe social não VALE A PONTA DE UM CORNO ?

Já agora, substituía "papagaios" por URUBUS.

Anónimo disse...

"Um país de papagaios",
enquanto vamos ouvindo Medina Carreira ( o que devolveu o cartão do PS a um PM socialista de bom coração)
Esperemos pela factura dos submarinos do sr Portas, para ajudar ao ramalhete.
JB

Teófilo M. disse...

Ouvi com atenção o Medina Carreira e li com atenção os comentários.

Das loas ao Medina Carreira que negociava em 1976, com o FMI, empréstimos monstruosos - creio que ele chama a isso hipotecar o futuro, não é - até às suas afirmações de que nunca viveu às custas da coisa pública, ouvi de tudo um pouco.

Também ouvi o sacrossanto discurso de que era preciso fazer um programa de não sei quantas horas para ele explicar tudo aos portugueses, e que nós cada vez estamos pior e que a Europa vai acabar (ainda bem que não somos só nós) e que quem vai passar a mandar são os árabes, os asiáticos e os indianos e... os africanos!!!!

Não ouvi uma única solução ou hipótese de salvamento, limita-se a repetir ad nauseam o discurso catastrofista a que nos habituou.

Sei que o senhor é licenciado em Direito e em Ciências Pedagógicas e equiparado a bacharel em Engenharia, e que foi aluno dos Pupilos do Exército.

Admite ser tratado por pofessor não tendo insígnias para tanto.

Dizem que desempenhou funções no CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS, foi vice-presidente do Conselho Nacional do Plano, vogal do CA da Expo98, presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património, tudo cargos de nomeação política.

Pelos vistos, Medina Carreira, é tão bom como outros papagaios que vão falando um pouco por todo o lado, uns a favor, outros contra, conforme o vento sopra.

Eu também acho que o barco mete água e o timoneiro não é lá grande coisa, mas daí a amotinar-me e a passar a confiar no cozinheiro vai uma enorme distância.

Anónimo disse...

sobre a escola ele disse o que eu digo,e muito mais fundamentado, mas deve ter a mesma audição que eu.

na melhor das hipóteses, ou estão preocupados com a questão de estrito poder, quer formalmente (se foi dada maioria absoluta ao PS ele pode fazer as leis que entender, etc), quer de chincana (não perder a face, etc), ou o "ai Jesus que a criança não vai ter notas para entrar em Medicina", etc.

Nada disto tem a ver com a melhoria das escolas no que respeita ao Ensino e Pedagogia, mas também para que isto serve?!

fiquei um pouco surpreso pelo facto de Medina Carreira não ter feito o paralelismo entre os tumultos na Grécia e o que se passa com os professores, que ultrapassaram em muito a acção dos sindicatos, e, a meu ver, são o primeiro sinal do desconforto(?) duma Classe Média que está farta de pagar as contas deste País, ser classificada de rica, e ter cada vez menos perpectivas de futuro ...

E a Grécia de Maio de 68 tem muito pouco ...

De comum com a França de 68, só tem o aborrecimento antes da tempestade.

Anónimo disse...

Este Teófilo M, para saber tanta coisa do passado, deve ter ido à ficha de Medina Carreira nos serviços pidescos dos socialistas. De facto,o que não falta no PS são Margaridas Moreiras.

Teófilo M. disse...

Caro Arroios,

não sei se os socialistas, os sociais-democratas, os populares ou os bloquistas têm algum serviço de informações do tipo PIDE/DGS. Excluí o PC porque desconfio que este o tem, e não deve ser tão pequeno como muita gente julga, basta pensarmos nas cópias efectuadas dos reais arquivos da PIDE/DGS para se poder ter uma ideia, o resto é apenas do conhecimento geral, ou apenas de quem se interessa pelos assuntos, ou ainda dos que conhecem bem as pessoas de quem falam, e ainda vão tendo memória.

Cumprimentos

fado alexandrino. disse...

Arroios disse...

Ele disse alguma mentira que o tenha incomodado?

Anónimo disse...

Fado Alexandrino disse...
"Medina Carreira anda há vinte anos a prever que Portugal vai desaparecer."

E como Portugal se está a afundar há 35 anos ainda lhe dá uma margem de 15 para que pudesse constatar o tamanho do buraco que, alegremente, continuamos a cavar.