15.12.08

O CHATO


A intervenção do bardo Manuel Alegre num "colóquio" dito das "esquerdas" - este paternalismo não deixa de ser curioso - provocou um pequeno tumulto. Até Marcelo afirmou que era um "momento histórico" já que o poeta terá deixado em aberto o caminho para um novo partido ou para um "movimento" que "vá a votos" com aquelas "ideias". As dele, presume-se. Sucede que, se há coisa em que Alegre não é generoso, é justamente em ideias. Lugares-comuns, sim. É bom neles. O resto é a habitual cavalgada oportunista dos "louceiros". E dos que, dentro do PS, não suportam o "fascismo" socrático. Esta trapalhada tem um responsável. Com a candidatura espúria de há dois anos, Mário Soares "criou" o milhão de votos de Alegre. Com a sua "colagem" a Sócrates, Soares deixou espaço para Alegre aparecer como a "consciência ética" de um partido unipessoal. Sócrates aprecia o exercício para que a opinião pública julgue que ele manda num regimento democrático que "tolera" alguém como Alegre. Até agora era mais ou menos assim. Daqui para diante, e sobretudo se Alegre perceber que não vale a pena a candidatura presidencial (era essa a "combinação"), um "movimento" é, de facto, possível, valha isso o que valer. Não é por acaso que o PC marcou distâncias. Não é "histórico", mas chateia.

24 comentários:

Anónimo disse...

alguém escreveu que seria um poema o programa de governo de M. Alegre.
variação da frase de Mariano de Carvalho
«politica socialista: a arte de empobrecer alegremente».
andam a brincar aos países.
«deixem-nos falar que eles calarão-se-ão»
PQP

radical livre

Anónimo disse...

Chato como a potassa.

Só fala de reflectir, de debater, de alternativa, de nova perspectiva, de generalidades, generalidades, generalidades...

Chiça, que não há mesmo pachorra nenhuma.

E depois (sabiam?), Alegre (calculem só) é mais velho que McCain. Podem confirmar.

Anónimo disse...

Numa última análise, também não passa de um socialista de merda. Não me esqueço, nunca, que pertenceu ao Bando de Argel.

Anónimo disse...

CARO AMIGO

A PALAVRA DE ORDEM SERIA....FUGIR,FUGIR, PARA FRANÇA OU ARGELIA.

UM ABRAÇO

Anónimo disse...

Ontem o PS partiu-se em 2, amanhã é o PSD(Janeiro?). Se isto não histórico...

Anónimo disse...

Alegre, Manuel Alegre! Esse monstro da acção, da luta pelos mais desfavorecidos e Aquele, O dos empreendimentos mais marcantes deste século. Esse colosso da teoria aliada à acção, esse gigante da coerência nas ideias e na sua implementação. O que dizer desse enorme gigante de trabalho em prol da construção duma democracia mais igualitária? Todas as palavras são poucas para descrever este Homem e as seus Altos Desígnios e Feitos.
Manuel Alegre é o fiel depositário de tudo o que se fez de Bem pelo homem e pela mulher portugueses. Ele é um poço infindável de conquistas e de realizações. Abençoado seja e abençoados sejamos todos pelos Seus Bem-Fazer e Pensar.

Anónimo disse...

O melhor epíteto para o poeta fingidor é "O Farsante".
Todos já percebemos as cartas com que joga este independente que em 34 anos de regime militou outros tantos na bancada do PS!

O Ingenheiro continua a passar atestados de estupidez aos portugueses.

Os portugueses não têm um ambiente mental próprio,a agenda das suas reflexões é directamente comandada pelos meios de (des)informação.
Assim os mastins da imprensa cumprem rigorosas ordens para os manter sob hipnose.
Vide como uivavam no consulado anterior.

A liberdade informativa cuja falta,no regime anterior,tão duramente criticada foi,deu lugar a esta imprensa açaimada pelo poder "democrático".
E não podemos estranhar o silêncio da pseudo esquerda,eles sempre foram de inspiração totalitária,de partido único..
Não reprovam os métodos,apenas os agentes.

Anónimo disse...

Tudo o que contribua para fazer cair Sócrates e a clique que o rodeia é positivo.Se Alegre ajudar a fazê-lo isolando ainda mais o Golden asno esse contributo só pode ser bem vindo e apoiado independentemente das divergências politicas que se tenham com ele.Ao atacar Sócrates Alegre está a prestar um serviço ao País.

Anónimo disse...

Esse calaceirão onde os haja, que nunca fez nada na vida que se visse sem ser politiquice da mais reles e traiçoeira (tanto em Argel como em Portugal), desde que voltou ao país aquando da oportuníssima e famigerada golpada, que veio mesmo a matar para uns quantos que nunca gostaram de trabalhar - antes e fora dela de conspirar contra a Pátria, depois, já cá demtro, de o fazer igualmente mas de um modo muito mais subtíl e criminoso se tal é possível - que finge ser um consumadíssimo intelectual e poeta de altíssimo nível, à parte de político probo e patriota sem mácula... - mais do que insuportável é simplesmente execrável. Já não se aguenta, tal como o seu amigo de peito e traidor-mor Soares, ver as suas carantonhas nas televisões e capas de jornais. Tudo está manobrado entre eles, os do sistema, para, endrominando os portugueses numa representação soez perfeita, fingirem que são todos muito íntegros e polìticamente independentes uns dos outros, representando, nos partidos e movimentos que existem e nos que hão-de querer fundar, sensibilidades e/ou facções e linhas programáticas equidistantes nas quais os eleitores se poderão confiadamente rever e votar em consciência e plena liberdade... Quando o que sabemos de ciência certa é que todos eles, dirigentes presentes e passados, política e moralmente são do mais repugnante que a raça humana jamais produziu. Todos, com muito raríssimas excepções. E ainda têm o descaramento inaudito de fazer crer aos portugueses que polìticamente são muito democratas, muito íntegros, muito competentes e... como indivíduos, muito pais de família, muito "homens"... Traidores, embuteiros e farsantes de primeiríssima água é o que eles todos são. Esse cara alegre incluído.
Maria

Anónimo disse...

Na actual conjuntura politica e social, Manuel Alegre constitui uma das poucas reservas morais da Nação.

Eu estou à vontade para dizer isto, pois nunca votei socialista ou "Manuel Alegre".

Sou de Direita.Não confundir com essa rapaziada do CDS que nem um bom chefe de família cristã tem a liderar.

Incrivelmente vemos figuras da "direita" a apoiar esta politica suicida que nos empobrece diáriamente.

Sócrates é um embuste e já demonstrou em quatro anos que devastou completamente o país.

Colocou portugueses contra portugueses.Incentivou a politica da inveja, do despeito, do desrespeito pelas instituições e governa essencialmente contra os portugueses.

Sou de Direita mas apoio Manuel Alegre nesta cruzada contra a praga dos socretinos.

Como disse Churchil: "se o Hitler invadisse o Inferno eu aliava-me ao Diabo".

Ora para derrotar este veneno que se instalou na sociedade portuguesa até alinhava com o camarada operário Jerónimo de Sousa!

Unknown disse...

Portugal pós 25A : terreno de eleição para qualquer crápula fazer carreira.
QED

Anónimo disse...

Oiça lá, ó Cáustico. Manuel Alegre teve bem a virtude de pertencer ao "Bando de Argel". A que raio de bando é que você pertenceu? Você gostaria de poder estar a roubar e a explorar mais à vontade, como dantes?

Teófilo M. disse...

Quem é que, sendo de direita, não apoia Alegre? Só se forem tolos ou ignorantes!

Alegre, foi a melhor coisa que pode acontecer à direita. Vai dividi-la ainda mais, sendo por isso muito útil o voto no PP.

Alegre retirará votos ao PS, ao PC e ao BE, mesmo até ao PSD, mas como este já está tão em baixo não adianta muito.

A partir daí o PS só tem uma hipótese, ou faz alianças com o PSD (muito provável) e tem o zé pagode todo na rua, ou os PSD se junta ao PP e governa (indo toda a esquerda para a rua).

Lá vamos nós ainda mais para o fundo.

Afinal quem é que vai ganhar?

Ninguém...

Anónimo disse...

Entre a vala comum-fome-bufaria-repressão e Sócrates, prefiro Sócrates.

Anónimo disse...

Realmente este Sócrates poderá ter muitas virtudes, mas ser 1º ministro não será uma delas. Os dois partidos que ganham eleções em portugal estão podres. Não sou adivinho sobre o que vem aí,mas é fácil de ver. Como dizia Gandalf no Senhor dos Anéis - as trevas adensam-se....

Anónimo disse...

O espírito de sobrevivência da clique socialista no poder funcionou logo, mal sentiram que Alegre poderá ser uma ameaça real. Para amaciar as coisas, saiu a terreiro uma brigada constituída por dois Silvas ( o Santos e o Pereira)e o Vitorino, o comissário maravilhas. A mensagem é simples: Manel, não nos faças isso. O nosso amor por ti é eterno.
É óbvio que Alegre não quer ser acusado mais tarde de conivência com um Governo que conduziu o país ao estado de miséria em que já vive. Sim, a recessão está aí e e os milhões são iguais aos magalhães que se exibem nas sessões de propaganda de Sócrates e depois são retirados às criancinhas. Também esses milhões andam para trás e para diante e, como pouco adiantam, a culpa passou a ser dos bancos, que deviam emprestar de qualquer maneira.
Alegre vai ver que a impiedosa máquina socialista vai dizer dele o que os 'fascistas' nunca disseram em todos aquele anos que penou no estrangeiro. É só para ver com quem anda metido. Respeito pelos outros igual a zero.

joshua disse...

Perante os anónimos, sobretudo os que imprecam como eu o Golden Ass, I rest my case.

Anónimo disse...

Vêm sempre aqui uns socialistas de serviço oportunamente lembrar que tudo para além de Sócrates é muito mau e que devemos dar graças por ter um verme a governar o país.

Deve-se lembrar a esses cavaleiros da triste figura que esta nação por mais defeitos que tenha merece muito melhor que um crápula falsificador e mentiroso no poder.
E por imperativo da verdade deve-se frisar que nem com uma lupa se encontrará na oposição semelhante biltre sem escrúpulos!

Já agora,a propósito de escrúpulos,alguém se lembra das razões que levaram Vitorino de um governo ao Parlamento Europeu?
Como a imprensa portuguesa é tão amnésica com a súcia e tão militantemente lembrada com o "outro lado"...

Anónimo disse...

p/anónimo 07.41PM

Olha filho, bandos há tantos incluindo o bando dos que não fugiram. Quanto a "antes" se roubar e explorar mais "á vontade", tu deves viver num universo paralelo.

Anónimo disse...

Tudo que contribua para derrubar o actual primeiro-ministro (e, por tabela, afastá-lo de onde manda no PS) é muito bom!
Devíamos todos identificar uma causa nacional: afastar este governo e esmagar este PS.
E se for necessário uma aliança com o Diabo para isso, por que não?

Anónimo disse...

Anónimo das 7.41
O bando a que pertenci dos 17 aos 65 anos foi o dos trabalhadores por conta de outrém. Fui trabalhador estudante, roubado e explorado por salafrários do seu tipo.
Há um livro com o título O Bando de Argel, que conta parte da história. Leia-o, em lugar de proferir sandices.

josé ricardo disse...

acontece que sem a "candidatura espúria" de Soares, Alegre era agora presidente da república. ou talvez o contrário, isto é, poderíamos ver soares novamente presidente se alegre não tivesse equacionado uma vitória. de qualquer modo, uma coisa me parece certa: o deputado que também é poeta aposta forte para 2010 ou 2011.

Planetas - Bruno disse...

Eu ...esquerda ....blá blá ...esquerda, congregação ...blá blá ...da esquerda ...blá, blá blá ...esquerda verdadeira .... Eu ...esquerda ...blá blá ....eu...mais de um milhão de votos ....blá blá ...ideais, Eu PS...Grécia...movimentos ...blá blá ...decisão adiada ...blá blá ...Eu, Eu e a esquerda ...o meu contributo ...blá blá ...papel do estado ...eu ...blá blá... «publicidade» uuff..

Isto já parece o best of Manuel Alegre!

Nuno Castelo-Branco disse...

Reuniu-se hoje na Aula Magna da Reitoria da U.L., um grupo pensante da estratégia da construção de uma nova esquerda (1). Ao som dos habituais e roufenhos kiri-ki-kis do Zeca Afonso, trouxeram-nos o inovador discurso já escutado desde os tempos de Antero de Quental - o honorável pretexto -, reforçado logo com a chouriçada regada com o borsch dos Trotskis, Rosas Luxemburgo e Eisners (2), que habitualmente servem de repasto aos beneméritos da humanidade Lenine, Estaline, Iezhov, Béria, Mao e Pol Pot's (3). O velho aristocrata das caçadas e reconhecido bardo de tertúlias nos salões burgueses (4), Manuel Alegre, lá foi dizendo umas verdades acerca da insustentável e actual situação plutocrática, simultaneamente ameaçando com a construção de uma ampla frente de esperança para os oprimidos e explorados, aliás os grandes ausentes da reunião.

A proliferação contraditória de spinsters louraças, Jeeps, Audi's, pull-overs Ralph Lauren, cintos D&G, botas Timberland e lodens ao melhor estilo Freitas do Amaral e dos inevitáveis Erasmistas bolonheses, levam-nos à evidente conclusão, aliás confirmada por M. A. quando o questionaram acerca de acções alternativas concretas. -"Está tudo em aberto"... (5)

Sabemos o que isso quer dizer: nada! O eng. Sócrates bem pode dormir descansado...



(1) O maior golpe que a antiga betada do Ad Lib e da Drogaria/Frágil deu ao PC

(2) Conhecidos trastes que só a ignorância papálvica pode considerar como "idealistas"

(3) Os tais que "acertaram" na análise e cometeram "erros" na execução, sendo necessário dar aos seus seguidores, uma "segunda oportunidade"

(4) Proprietários de chauffeurs, bons vinhos, bons restaurantes, touradas, tamiladas, galleryadas, cavalgadas em elefantes brancos, viagens, rodeados pelas tais spinsters, muitas citações de autores, porreirismo militante, camisola de gola alta bordeaux com casaco Príncipe de Gales castanho, muita converseta sobre viagens a NYC, repastos na Tour d'Argent e circuito das exposições no Beaubourg, etc e tal. Conhecem o estilo?