1.9.08

QUE LUGAR?


Com o aproximar das aulas, regressa inevitavelmente a "banda larga" e o mentido "plano tecnológico". Lá onde a escola representava a conquista da raridade (Finkielkraut), instala-se agora a Internet, «o perigo que corre a liberdade quando se pode conservar o traço seja do que for, mas é também o perigo que fazemos correr aos outros e a nós próprios quando gozamos de uma liberdade sem limites.» Continuo com Finkielkraut. «Apresentam-nos a Internet como um magnífico instrumento de informação e de comunicação, mas para quê tanta informação, tanta comunicação? E o lugar para o resto - para tudo o que na nossa vida não depende nem da informação nem da comunicação? Que lugar fica para a contemplação? Que lugar para a admiração? Que lugar para a ruminação? Que lugar para a solidão? (...) A Internet favorece a constituição e a afirmação plena de um indivíduo prazo-zero, que não concebe a realidade a não ser como maleabilidade. Será particularmente difícil converter a criança mimada ao pensamento dos limites ou ao sentido da medida.»

6 comentários:

joshua disse...

Selvaticamente competitivos, informados e muito mais capazes do automatismo das câmeras de gás em piloto automático.

Deus nos livre da internet enquanto corte rente com a contemplação do silêncio, da solidão, dos outros na sua pele de outro modo invisíveis.

PALAVROSSAVRVS REX

impensado disse...

Em suma, os franceses continuam com medo da liberdade (e a escandalizarem-se com coisas importantes- pelo menos Finkielkraut - com o facto do presidente mostrar os joelhos).
Se há - e há - muitas interrogações sobre a net, as desconfianças de camponês são muito dispensáveis.

João Gonçalves disse...

Impensado: em vez desse "nick" devia antes usar "não pensa". Assenta melhor, vai ver.

Anónimo disse...

Só eu é que não ganhei um computador! É uma pena...isto de me esquecer de ir á secretaria buscar o papelzinho é lixado.
Enfim, palhaçadas.

impensado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Baptista disse...

Um pequeno aparte, do nosso pais tbem ele que gosta de andar na vanguarda, numa bela escola da margem sul, do ensino básico, uns pais interrogavam-se porquê haver na casa de banho retretes e equipamento partido e em mau estado, ao que um responsável, não sabe dar resposta, afirmando que a escola está na "frente", pois tem Internet e é caso para dizer, não há retrete, mas há internet que é o que interessa para os meninos...