2.9.08

MARCELO/DULCAMARA



«Desde há anos (não é só de agora) que o prof. Marcelo me faz lembrar o Dr. Dulcamara, o célebre charlatão da ópera "O Elixir de Amor", de Donizetti. O homem que vendia um filtro mágico que enganava toda a gente! Lamenta-se que no caso de Marcelo as suas prelecções semanais não sejam acompanhadas pela música do famoso compositor de Bérgamo.» Por sugestão deste leitor, melómano e bem conhecedor da "comédia de costumes" que é a vida pública portuguesa - uma opera buffa na realidade -, eis um excerto de L' Elisir d' amore, de Donizetti, de uma original produção de 2002, com Bryn Terfel no papel do famoso Dr. Dulcamara.

1 comentário:

Anónimo disse...

Felicito o Dr. João Gonçalves pela inclusão no seu blog da cavatina 'Udite, udite, o rustici' da ópera "L'Elisir d'Amore", de Donizetti, segundo a sugestão que lhe fizera no post anterior, a propósito da controversa figura do prof. Marcelo.

Trata-se de uma notável interpretação de Bryn Terfel, numa encenação muito moderna (em que o charlatão Dr. Dulcamara veste a pele de Elvis Presley), numa produção de Amesterdão.

Não é hoje fácil encontrar em vídeo muitas interpretações desta cena (e as gravações integrais da ópera em DVD são pouquíssimas se comparadas com as de outras óperas), mas proponho aos leitores que ouçam no You Tube a interpretação já antiga (a preto e branco) deste mesmo papel, pelo grande cantor Giuseppe Taddei.

Parafraseando, em português, Paul Bowles é "a música que nos protege".

MINA