14.8.08

LES CHÊNES QU'ON ABAT...

«A intenção de Salazar era eliminar-me», diz Mário Soares na Visão. Já nessa altura, pelos vistos, o dr. Soares se tinha em grande conta. Talvez, porém, Salazar pensasse o mesmo que de Gaulle. Os grandes homens morrem assassinados ou fulminados pela natureza. Ora, graças a Deus, Soares está bem vivo.

21 comentários:

Luís Bonifácio disse...

Salazar queria tanto o eliminar que o mandou para uma ilha paradisiaca nos trópicos.

Exilios destes quero eu. Já amanhã!

Anónimo disse...

S.Tomé,Paris...no comment.

Anónimo disse...

E isso é notícia?

Que se saiba, Salazar morreu em 1970 (e caíu da cadeira em 1968). Soares vai a caminho dos 84.

Uma «notícia» destas só demonstra que estamos em plena silly season.

De resto, com Soares, ultimamente, não saímos dela.

Anónimo disse...

Correcto. Mário Soares, em comparação com Salazar, não passa de um pigmeu cheio de caca.

Anónimo disse...

Se bem me lembro do livro do F. DaCosta, Soares ainda foi benefeciado devido ao pai que tinha e à familia que tinha. Podia ter sido mandado para o Tarrafal ou para outro local do género onde morreria em meses, mas foi mandado para S. Tomé o que lhe permitiu sobreviver. Salazar nunca poderia prever no que Soares se ia tornar. Até porque provavelmente não lhe reconhecia nenhuma qualidade especial, como certamente reconheceria a Cunhal.

MagudeMagude disse...

"Pseudo-convencido", no obscuro tempo, sustentado na e pela ignorância da plebe, foi recompensado pelas aparências, pelo exterior, em vez de mérito próprio.

Anónimo disse...

«Os grandes homens morrem assassinados ou fulminados pela natureza» Exactamente por isso, Salazar morreu sentado.

Anónimo disse...

E o que faria Soares a Salazar ?
Convidava-o para 'beber um copo' ?

Anónimo disse...

Eu gosto do Dr. Mário Soares. Sempre teve o sentido de humor e da comédia!...
Xico

Anónimo disse...

Nem um pontapé no cu lhe dava...
Olha o Rosinha a dar-se ares...

Anónimo disse...

Foi um homem que fez o possível, face às suas capacidades, e, como se viu, foi pouco. E continua com o mesmo registo, segundo a sua concepção de utilidade, como um verdadeiro representante da esquerda caviar, sevindo-se do sistema que lhe continua a escancarar as portas.

Anónimo disse...

A velhice propicia, na fase terminal,o recordar especial da juventude.Ora nessa altura o Soares era militante comunista.E como eles gosta de compor o seu currículo de anti-fascista de gema.O homem não se satisfez com menos do que o maior do sec XX.Obviamente que Salazar nem para lhe cuidar das galinhas o quereria...

Anónimo disse...

A propensão do Soares para o ridículo é cada vez maior.
Só vai parar no Alto de S. João (mas ele, é claro, aspira ao Panteão...).

Anónimo disse...

uma farmaceutica com farmácia na linha de cascais gaba-se de ter vivido com o "actor" durante a sua permanência na ilha mas lamenta que a não conhecesse depois da descolonização
não é para levar a sério

radical livre

Fernando Antolin disse...

E o que M. Soares diz nem soa como um ..."farouche bruit..."

Anónimo disse...

Não sou um "admirador incondicional" de Salazar. As características pessoais que fizeram de Salazar o homem indicado para tirar o país do esgoto que foi a 1ª república (aí foi um dos melhores líderes da Nossa História), tornaram-no, após 1945, num travão à modernidade e competitividade do país (neste aspecto foi um mau líder, embora em determinadas situações a sua acção tenha sido "hábil"). Era um homem de convicções fortes (nunca, nem por breves instantes, tirou o socialismo da gaveta) e determinado
Salazar é ainda um raro exemplo de espírito de serviço e dedicação. E após 40 anos de "puder absoluto" morreu de bolsos vazios, deixando os cofres do Estado (demasiado) cheios. Não me lembro de muitos exemplos assim.
Por outro lado, o contributo do dr. Soares tem levado o país para mais perto do que era durante a 1ª república.
Se Salazar tinha a intenção de eliminar o dr. "Mártir" Soares (eu duvido que sequer se lembrasse dele), tem-no conseguido agora, várias vezes, sempre quando o dr. Soares abre a boca.

Anónimo disse...

Já agora, ficam a saber. O dr. Soares residiu em S. Tomé numa confortabilíssima casa de amigos. A dona da mesma era a Mammy Tenreiro que "por acaso" era sobrinha do almirante Tenreiro? Lembram-se? Há cada coincidência...

Anónimo disse...

Miguel Neto: excelente comentário. As pessoas tendem a ver em Salazar o demónio, em vez de o verem no seu próprio tempo, ou tempos, que os teve, e bem diferentes

Marta

Anónimo disse...

É pena que o Dr. Soares se queira colocar em "bicos dos pés" para proclamar o seu "antifascismo", afirmando que Salazar o queria matar. A única oposição que foi, de facto, perseguida, sem apelo nem agravo, pelo Estado Novo foi a comunista. O ditador lidava bem com os republicanos e muitos deles aderiram ao regime saído da revolução de 1926.
Isto torna complicada a forma como se irá comemorar os 100 anos da república. Vão ignorar a 2ª república afirmando que a ditadura foi um interregno do regime republicano como pretende Mário Soares, ou apenas servirá de pretexto para as ianugurações do regime como o aeroporto de Alcochete e o TGV?

Unknown disse...

O dr. Salazar não devia levar o dr. Soares a sério. Disseram-me que o dr. Soares, quando esteve de "férias" em S.Tomé, tinha uma choruda avença como advogado de um importante grupo empresarial local.
Respeito o cidadão Soares, mas creio que está a ficar gá-gá. Recorda-me um filme que aqui há uns anos teve muito sucesso entre a rapaziada: "Esqueceram-se de mim".

Anónimo disse...

o Rei Mário sempre se evidenciou pela sua elevada autoestima....