13.6.08

O PESSOA DELES

Desde que o Francisco deixou a Casa Fernando Pessoa nunca mais lá pus os pés. Tinha lido que a sua sucessora, a "escritora" Pedrosa, e o presidente da CML iam inaugurar uma estátua dedicada ao poeta no Largo São Carlos. Não sei se foram ou não. Não me interessa nem tão-pouco à memória de Pessoa. Já me incomoda terem patrocinado este disparate insultuoso. O Pedro resume a coisa. Não é preciso dizer mais nada.

9 comentários:

Anónimo disse...

detesto cultura financiada pela república socialista que sou obrigado a alimentar
os "vampiros" e os "ratos fedorentos" comem tudo
PQP

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

é vergonhoso e insultuoso, sim, também já referi o mesmo. Uma autentica bandalheira. Que esperar da senhora?...

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

é vergonhoso e insultuoso, sim, também já referi o mesmo. Uma autentica bandalheira. Que esperar da senhora?...

Anónimo disse...

Ai é?
Vergonhoso e insultuoso?
Já terá ocorrido aos João Gonçalves e "Pedros" que talvez, só talvez, alguns dos pretinhos que pelos vistos não são dignos de fazer música a envolver a poesia do Pessoa possam tê-lo... lido? E... gostado? Mais chocante ainda... compreendido?
Já sei, já sei... para disfarçar, a verdadeira questão aqui é se o hip-hop é boa música ou não. Ou, simplesmente, música. (Por acaso, sou músico e não vou à bola com o hip-hop). Só para disfarçar.
Podemos achar que qualquer coisa, mesmo qualquer coisa, é um disparate. Obviamente, um patrocínio, uma encomenda como esta também. Já quando dizemos que é insultuosa, ficamos colados ao insulto que inventámos. Invenção de insulto leviana, (inacreditavelmente) elitista, desligada, ofensiva.
Mas sabe uma coisa? Verifica-se que o engenho é inofensivo.

fado alexandrino. disse...

Tomei a liberdade de usando a notícia dar-lhe uma outra roupagem no meu blog.

Pedro disse...

Durtal, dos seus dotes como músico nada sei, no entanto, demonstrou ser um verdadeiro ἀοιδός do analfabetismo. Os meus parabéns. Terá de perguntar aos outros Pedros o que acham desta palhaçada, respondo por mim que, ao contrário de si, não faço parte de algum grupo ovino, ressonante e obediente à voz do dono. Só um palerma da mais alta estirpe, suspeito da esquerda, poderia ver no que escrevi referências à cor da pele ou análise cognitiva, ignorando, por completo, a componente axiológica da Arte ou a dimensão e contéudo da obra do Nando. Queria também chamar a sua atenção para a burrice eminente, quase patológica, do seu último parágrafo: recomendo um estudo exaustivo de Semântica seguido de uma apurada e profunda investida na Lógica. Agradecia, também, que me poupasse à sua ignorância pois, e para minha grande infelicidade, tenho pouco tempo para idiotas e, assim sendo, não terei disponibilidade para lhe responder.

de.puta.madre disse...

Eu deixei este comentário no Pedro:

COMO SÃO SÁBIAS E CERTEIRAS AS SUAS PALAVRAS!!

(Há dois meses que essa tipa tem lá um projecto que eu lhe enviei, e porque não fui recomendada pela nauseabunda nata azeda portuguesa nem se dignou a responder! ESTE PROJECTO ESTÁ HÁ 4 ANOS A SER ROUBADO PELA DELTA CAFÉS E HÁ CINCO PELA NICOLA, E DURANTE O VERÃO DE 2005 O LADÃO FOI O MILLÉNNIUM BCP - pelo calibre dos LADRÕES - podem bem avaliar a qualidade do projecto que esta Senhora cala! Faço das suas palavras as minhas!

... e acrescento: que Há muito tempo que a Gestão da Casa Fernado Pessoa deveria ser entregue ou aos POETAS ou aos PESSOANOS. Vale

de.puta.madre disse...

Durtal:

A senhora em causa é que deve ter achado iluminação e graça pôr assim - citando-o - uns "pretinhos".
Não foi um fenómeno espontâneo do Hi-pop ( aí! NADA HAVERIA A DIZER. Percebe a diferença???). Mas a senhora é assim: “oh! que piada um poema do Fernando pessoa no Papel Higiénico. Uau! que fixe!” Percebe?? agora o Raciocínio de MERDA da senhora??! A senhora ENCOMENDOU uma originalidade! Digamos que a leitura do blog www.custardoys.blogspot.com possa ajudar a perceber o baixo nível reinante na poesia e a bandalheira a que chegou! Vale.

Anónimo disse...

Ó meu caro João Gonçalves, deixe-me só defender-me com umas palavrinhas, vá lá.
De.puta.madre: permita-me dizer só uma coisinha acerca do 1º comentário que deixou. Também eu sei que é tramado ver projectos meus na secretária de alguém com poder discricionário. Sobre o seu 2º comentário: sim, fui eu quem utilizou o termo pretinhos. Mantenho a ideia de que o (mau) espírito subjacente àquele post do Pedro é precisamente de que "a obra do Mestre foi conspurcada". Isso, ninguém me tira da ideia.
De resto, apenas uma pequena discordância consigo, coisa pouca: não vejo grande problema em que estas coisas aconteçam por encomenda. Não vivo em Lisboa, muito longe até (o que desde logo me desqualifica para "voz do dono", segundo a bela prosa do Pedro; não falo em nome de ninguém que por lá viva, sobreviva, programe ou vegete). Mas, na orgulhosa Lisboa cosmopolita de todas as cores, que, estou certo (mas devo estar enganado), seria motivo de orgulho para o Mestre, parece-me não ser totalmente descabido um projecto destes. Mesmo que seja encomendado. Já quanto à animosidade em relação à "senhora"... desculpem-me, parece uma coisa muito aí de casa.
Pedro: não o conhecia, não conhecia o seu blog. Ainda bem que não tem tempo para responder, acho que não tenho arcaboiço para levar com dois comentários sublimes (supondo que a hipotética 2ª prosa estaria ao nível da 1ª). Lembrei-me de algo melhor que "vai à merda": vai ler o teu blog.
João Gonçalves, desculpe lá o mau jeito.