28.2.08

SEM SAÍDA

«O verdadeiro retrato de Portugal não foi dado pelo documento da Sedes ou pelas suas radiosas antecipações. Foi dado, sim, pelas velhas "Novas Fronteiras" do eng. Sócrates e pela triste realidade que por lá se passeou. O optimismo balofo de um primeiro-ministro em campanha, o relato interminável das suas extraordinárias "medidas", os desafios inconsequentes a uma oposição que não existe e a habitual unanimidade que rodeia o poder mostram, com inesperada crueza, a mediocridade reinante e o resultado deprimente de três anos de propaganda. Infelizmente, o aparente autismo do primeiro-ministro não choca, como se tem dito, com as misérias do "país real": pelo contrário, a sua arrogância e a impunidade de que continua a gozar são o melhor reflexo da situação nacional. Por muito que isso lhe custe, o seu Governo não é um "marco" histórico que estabelece a diferença entre um lamentável "antes" e um radioso "depois": limita-se a ser um fruto do que aconteceu "antes" que continua irremediavelmente ligado às circunstâncias que o fizeram nascer. Agora, como no passado, a sua imagem depende essencialmente dos episódios e das trapalhadas em que se vai afundando o PSD. O eng. Sócrates, esse reformador determinado que a propaganda inventou, não é mais do que um sofrível gestor de um sistema desacreditado que ele, à custa de algumas medidas avulsas e de anúncios intermitentes, acha que modernizou. A modernização, ou, melhor dizendo, a modernidade de que este Governo se reclama reduz-se a um inventário sem rasgo que o primeiro-ministro vai debitando num esforço desesperado de apresentar obra feita. A 18 meses das legislativas, a determinação do reformador cedeu o lugar às necessidades de uma campanha e aos habituais recuos que antecedem as eleições. Não há futuro, como se tem dito, porque o futuro não costuma aparecer no meio de cálculos de mercearia e de pequenos balanços parciais que não apontam para nenhuma política. O futuro, como se depreende de todo este falso optimismo, é uma desagradável incógnita que não se compadece com estas pobres sessões que marcam o arranque de uma longa campanha. E depois há os factos simples, objectivos e verificáveis, que não são simples nem objectivos e que, infelizmente, nunca se verificaram. Ou seja, os factos que justificam este tipo de proclamações: "O rendimento disponível aumentou, baixou o insucesso escolar, baixou o abandono escolar e o salário mínimo teve o maior aumento da década." Infelizmente, este país das maravilhas só pode aparecer nos discursos do primeiro-ministro, porque o país se encontra, de facto, numa situação sem saída.»


Constança Cunha e Sá, in Público

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas é isto mesmo!!!

joshua disse...

Este Sócrates cada vez mais se parece com o Camarada Presidente do Comité Central e se o PCP passou o seu precioso tempo a debitar cassetes de mentiras reiteradas com ar de verdades, pelo mesmo caminho minoritário, insonorizado e insularizado, só haverá um desfecho para este PS Governamental: a extinção.

Quando muito dar-se-á, nas próximas eleições, uma lisboetização absentista do País como nas aludidas autárquicas.

PALAVROSSAVRVS REX

Laura Duarte disse...

È isso mesmo.

È o Portugal de sempre.

Queriam que o Sócrates em 3 anos mudasse tudo?

Ele também faz parte do "sistema".

Não podemos é ser desonestos e tentar impingir a ideia que tudo o que foi ou não foi feito em 30 anos,ou mais, é culpa dos 3 aninhos do rapaz.

Anónimo disse...

Mas como diabo um «regime aberto» não tem saída ?!
Ahh pois é, bebé ...

Unknown disse...

Um "eng." faz-de-conta num país de fa-de-conta...

Anónimo disse...

Talvez a maior das minhas actuais frustrações seja o Sócrates e o seu (dele) agrupamento não SEREM OBRIGADOS A LER, EM VOZ ALTA, o que a Constança escreveu ; EM VOZ ALTA e que TODOS OS PORTUGUESES FOSSEM OBRIGADOS A OUVIR.

Sim, os portugueses deviam, também, ser obrigados a ouvir VERDADES !

Zé Luís disse...

Chapeau!