17.2.08

QUEM MANDA


«O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo pede à ONU e à Nato que ajam “sem demora” para anular a proclamação da independência do Kosovo e que o Conselho de Segurança de reúna de emergência. A declaração unilateral de independência da província sérvia constitui, para Moscovo, “uma violação da soberania da Sérvia”, bem como de a “Carta da ONU e da resolução 1244 do Conselho de Segurança”. “Esperamos da missão da ONU no Kosovo e das forças da Nato para o Kosovo medidas imediatas”, escreve o gabinete do chefe da diplomacia russa, exigindo a actuação internacional para a “anulação das decisões tomadas pelos órgãos de auto-administração de Pristina e adopção de medidas administrativas severas que as confrontem.» Vem aí festa. A situação é excelente.

6 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Quem deverá estar satisfeitíssimo com a proeza dos albaneses, deve ser o señor Rovira, uma repelente criatura que condensa em si, tudo o que há de mais reles e odioso no político padrão: ambicioso sem freios, egoísta, xenófobo, provocador e reles, muito reles. João, parece-me bem que a "festa" que se segue, é mesmo aqui ao lado. Tudo isto é grotesco e sumamente risível. E ainda nos querem convencer dos Estados Unidos da Europa.

Anónimo disse...

Uma das principais questões que a independencia do Kosovo, há não muito tempo atrás de maioria cristã e actualmente de maioria muçulmana, levanta é a das consequencias que futuramente terá a imigração do terceiro mundo para a Europa. Os muçulmanos do Kosovo não quiseram integrar uma mesma nação com os cristãos e preferiram dividir o país, ficando eles num estado separado. Mantendo-se a imigração em larga escala do terceiro mundo para a Europa vão continuar a aumentar as comunidades muçulmanas na Europa, passando a existir futuramente zonas de maioria muçulmana. Será que nessas zonas europeias de futura maioria muçulmana se irá repetir a historia do Kosovo, com as populações muçulmanas aí residentes a desejarem a separação relativamente à França, à Grã Bretanha, à Holanda etc, e a reclamarem estados islamicos independentes, semelhantes ao Kosovo?
Apoio financeiro da Arabia Saudita e de outros multimilionarios paises arabes não lhes faltará....
Aquilo que se passou no Kosovo é um alerta muito serio para o que pode vir a ser futuramente a situação existente em grande parte da Europa Ocidental.

Nuno Castelo-Branco disse...

E para ajudar a clarificar a situação, o presidente em exercício do Conselho de Segurança da ONU; declara hoje que o problema do Kosovo deixou de se enquadrar no âmbito da acção das nações Unidas, para se tornar num problema europeu. É a novidade do dia: o presidente do CS acaba de rasgar a Carta das Nações Unidas. Francisco José, Guilherme II, Nicolau II, Clemenceau e Jorge V, em esplêndido retiro no Reino dos Céus, devem decerto, olhar com interesse esta singularidade tão familiar. O futuro o dirá.

Unknown disse...

Piroctenia a nível europeu - pura questão de tempo.

Nuno Góis disse...

Um pouco exagerado o comentário anterior. Mas agora o preocupante é que o Kosovo já é considerado independente desde 1999 e agora quer sê-lo realmente. O que é preocupante? Os EUA querem que o Kosovo seja independente, a Rússia não... Aguardamos, com preocupação, cenas dos próximos capítulos...

Francisco disse...

Curiosamente, é nesse sentido a "ficção" engendrada por Vladimir Kuzar num artigo recente do "Krasnaia Zvezda", publicação do Ministério da Defesa russo...