19.12.07

UMA MINISTRA EM PILATES


«Com o “dirigismo” instituído veio também a irresponsabilidade da mania das grandezas, que afinal vai de par com a fotografia do poder, a da própria governação da Ajuda, que se colhe de uma operação tão lamentável e dispendiosa como a exposição do Hermitage ora aí mesmo patente. Para memória futura, deve pois ser devidamente sublinhado esse outro grande projecto anunciado pela Profª. Isabel Pires de Lima, na entrevista ao “Notícias Magazine” de 16-09-07: “Gostava de ver lançado um grande festival ligado à ópera, os termos ainda não estão bem definidos. Teríamos de criar um festival de ópera que fosse o último da temporada europeia. Uma coisa que poderia ter poderia lugar no mês de Setembro, com produção do Teatro Nacional de São Carlos, mas realizado em vários espaços ao mesmo tempo e eventualmente em espaços ao ar livre, para isso já tive um encontro com o presidente da câmara. Tivemos uma audiência muito frutuosa”. Habituámo-nos em Isabel Pires de Lima àquele inconfundível estilo de uma professora catedrática incapaz de dizer uma frase correctamente articulada em português, com princípio, meio e fim. Mas que ela gostava de ver lançada “uma coisa” que seria um grande festival de ópera, o último da temporada europeia, em Setembro (após o fim de Salzburgo, Bayreuth e Glyndebourne), isso é indesmentível. Seria caso para dizer que se trata de uma cena “buffa”, não soubessemos também já que a ministra da Cultura se toma muito a sério, e que não teria iniciado as diligências (que não se imagina como poderão ter provimento junto da Câmara da Lisboa, na situação financeira em que se encontra) se o projecto não fosse oriundo do próprio intendente-geral dos teatros nacionais e da Opart, o secretário de Estado Vieira de Carvalho. Enquanto no concreto palco do São Carlos se assiste por ora a um vazio de perspectiva, o “dirigismo esclarecido” de Suas Excelências atinge o ponto de delírio de se imaginarem príncipes de “um grande festival de ópera que fosse o último da temporada europeia”, eventualmente até em espaços ao ar livre, talvez junto ao rio, qual nova Ópera de Tejo, como a de D. José que o terramoto destruíu. »


3 comentários:

Aladdin Sane disse...

"... em Pilates?" "Ministra on acid", isso sim!

Anónimo disse...

....este "dirigismo alarve" do secretário de estado da cultura/ministra da cultura põe-me doido(a)!!!!!!!

VANGUARDISTA disse...

E , porque não uma Ópera Rock "buffa", qualquer coisa assim ultra-pós-moderna, tipo "gauche caviar" que ninguem percebe mas custa um dinheirão, quem diz em São Carlos, também pode ser no CCB com adereços da Colecção Berardo, ou mesmo nas agências do BCP quando este o conseguir fechar, ou no tunel do metro do Terreiro do Paço.
Ou seja, qualquer coisa que se possa inaugurar, cortar fitas, convidar amigos para dar almoços e fazer-se uns discursos para nos ouvirmos a nós próprios ou ao Eng. Socrates, "pecebe"!