15.12.07

AS "NOVAS OPORTUNIDADES"



Parece que o senhor engenheiro vai atribuir cinquenta mil diplomas - tomem bem nota deste número irresponsável - a criaturas "formadas" no âmbito das suas queridas "novas oportunidades". Até há pouco tempo, e depois de doze esforçados anos de escolaridade, vinha (para quem vinha) a universidade. Muitos analfabetos acederam a um curso superior e não deixaram de ser menos analfabetos pela circunstância de se terem "formado". As elites estão cheias deles, no Estado, no sector privado, nas instituições políticas. Bolonha veio agravar as coisas. A exigência, como o tempo de estudo, diminuiu onde já não era o que devia ser. Os novos licenciados são atirados, ainda de bibe, para um mundo, como agora se diz, "competitivo". Num país miserável como o nosso, "competitivo" quer dizer "amigo ou conhecido de", "recomendado por", etc., etc. Não tem qualquer conotação com mérito ou esforço intelectual ou manual. As "novas oportunidades" são como "aprender filosofia ou geografia em 30 minutos". Nuns escassos meses, anos e anos de escolaridade são "condensados" a bem da qualificação estatística. Teme-se, naturalmente, o pior. Com a sua habitual demagogia, Sócrates está a alimentar o vício ancestral da esperteza saloia. Sem uma economia robusta, sem produtividade, com as empresas decadentes, quais são as reais "novas oportunidades" que esperam estes desgraçados enganados (porque gostam) pela propaganda?

10 comentários:

Anónimo disse...

Pretenso a uma ilite minoritaria etenho oregulho em nao ter um curso suprior. Bendita hora que o meu pai me poz a coser sapatos quando era puto. Oje sou um industrial que esporta ate para a china...

António de Almeida disse...

-Vamos ser um país de doutores e engenheiros. Daqui a uns anos, graças ao sucesso da política educativa de José Sócrates, as nossas ruas, serão varridas por tecnicos superiores de limpeza urbanistica!

Anónimo disse...

O programa "Novas Oportunidades" é a versão modernaça e demagógica do canudo saído na farinha Amparo.
Levei vários anos a atender telefonemas, a carimbar, a agrafar e a arquivar papel: isso dá-me equivalência a quantos anos de escolaridade ?

Anónimo disse...

Não tem a ver com este post, mas a insistência da União Europeia junto da Sérvia propondo facilitar a sua adesão à dita em troca da independência do Kosovo é particularmente obscena e aviltante. Que a União Europeia não tinha princípios morais já sabíamos, mas que esta oferta tenha sido feita de maneira tão escandalosa, aproveitando a cessação de funções dessa figura sinistra que é Carla del Ponte (que deveria ser julgada pelo Tribunal de Haia de que foi procuradora), demonstra bem a falta de carácter dos responsáveis da UE. Não admira que os sérvios estejam indignados. E é preciso nunca esquecer que a União Europeia esteve solidária com a NATO no bombardeamento da Sérvia, a instâncias de outra mulher sinistra, Madeleine Albright. Tudo ao serviço dos interesses americanos, pois claro!

Anónimo disse...

Há anos, fui um dos vinte e poucos escolhidos, entre alguns milhares, após "filtragens" de psicotécnicos, de estudos de personalidade, de análises de carácter e de perfil para o desempenho de funções superiores.
Todos os candidatos tinham "quase" a certeza e garantia dos lugares a preencher (diziam eles, os donos disto - ISTO é o país).

Dessa "escolha" só um foi indigitado para desempenhar tais funções; seria, talvez, o melhor de todos.

Os lugares, em aberto, foram preenchidos por "candidatos" que não reuniam, em tempo, as condições indispensáveis (no dizer deles) para os cargos.

Era um tempo de "velhas" oportunidades ...

Ainda bem que agora há "novas" oportunidades, porque é oportuno dizer que, INFELIZMENTE ... tudo ou quase tudo está na mesma ... o resto ... está pior.

Anónimo disse...

Numa pequena vila da província:
Um casal de antigos emigrantes na Suiça;
Proprietários de uma pequena residencial;
Sem jamais terem lido qq tipo de literatura;
Em geral acompanhando, quando o trabalho o permite, as emissões das TV's nacionais, Ele, particularmente atento à TV Sport;
Devem ter quanto muito a 4ª classe da primária;
Acabo de verificar que vão alguns dias à noite, à escola secundária do sítio:
Esperemos pelas Novas Qualificações. O diploma é certo. Do conteudo, eu que não tendo fé sou bastante crente, muito divido dos respectivos préstimos.
A ver vamos.

lusitânea disse...

Isto que escreveu e o que aí vem acerca das "avaliações" permitirão colocar a pessoa certa no lugar certo com a maior das transparências...
Em terra de cegos quem tiver um olho é rei...

Anónimo disse...

Isto é evolução, isto é progresso... à moda do inginheiro, claro...então vejam lá, até há pouco tempo para armar ao pingarelho e fazer figuraça com um diploma da treta lá na parede do hall de entrada de casa ou no gabinete da fabriqueta para impressionar os saloios era preciso encomendá-lo no Brasil, na Costa Rica ou na Nigéria...e desembolsar umas massas ainda jeitosas. Agora é muito melhor... é tudo legal, a ignorância é a mesma, sai mais barato e não custa divisas ao país...e vocês ainda criticam e escarnecem das geniais ideias do inginheiro...ora, Deus vos valha, que não estais à altura de políticas tão elevadas...

Anónimo disse...

O País do Faz de Conta no seu esplendor!

Anónimo disse...

O Gonçalves esquece que o modelo da formação simplificada dá resultado: o primeiro-ministro chegou a primeiro-ministro.