29.1.07

UMA IDEIA

Dá-me ideia que o governo quer fazer dos cidadãos uma espécie de "cornos mansos" ou "homens-banana". Explico. Brotou, à conta do ambiente, a ideia de taxar as entradas em Lisboa em carro próprio. Eu moro cá dentro e, por isso, estou à vontade. E sempre me irritou ter de deixar o meu carro à porta para que os de fora possam circular e estacionar livremente. Todavia acho um abuso como qualquer outro esta ideia. Quem compra um carro quer, muito naturalmente, andar com ele e o Estado não tem nada com isso. O condutor sabe que, cada vez que "mete" gasolina, está a dar o dízimo. Se o preço dos combustíveis já incorpora cerca de 70% de imposto, para quê mais?

7 comentários:

Anónimo disse...

E porque será que Londres, Escolmo, Milão, etc... já contam com portagens para entrada no centro?

Anónimo disse...

Também moro cá dentro e estou cheio de curiosidade: será que vão expulsar-me o carro?

Anónimo disse...

Por mim apoio a medida. O investimento deve ser feito em transportes públicos. E os carros deviam ser taxados ao fim de 5 anos tão fortemente que fosse quase tão caro manter o carro como comprar um novo. Há quem não queira que os seus impostos paguem abortos. Eu não quero que os meus paguem estradas e semáforos para que outros andem a poluir o ar que eu respiro.

Anónimo disse...

Sim, por que será que grandes capitais europeias tenham adoptado uma medida idêntica? Ainda se fosse o PSD a propô-la...

Anónimo disse...

Meu caro:

O Estado tem tudo a ver com a sua vontade de andar de carro. Tá a ver, enquanto conduz ao domingo devagarinho pelas ruas de Lisboa porque acabou a missinha e está a ver em qual restaurante almoça, está a poluir o ambiente que nao é só seu mas de todos nós e logo o Estado tem tudo a ver com isso.
Compreendeu?

Anónimo disse...

Apoio, mas têm de existir transporte públicos e alternativas bem melhores do que existem!

Anónimo disse...

Ó caro amigo! Você não percebe nada disto. Então não se vê logo que os 28 167 automóveis do estado começam a ficar apertados e precisam de mais espaço? Já não chega que qq chafarica "publica" tenha o seu parque de estacionamento privativo prejudicado assim a "pobre" EMEL. É preciso mais e mais.
E, a implementar tal, convém não esquecer que qq chefezinho de repartição vai precisar de mais um suplemento para pagar a portagem do carrinho estatal que usa para ir e voltar de casa todos os dias. Para trabalhar é que não pode ser pois se usar o próprio recebe mais em quilómetros.
Portanto essa portagem (ou lisboagem, conforme o caso) terá que ser acrescida de IVA, como mandam as regras. :-)