30.9.06

UMA PERGUNTINHA

.... à f. A menina é adepta do aborto livre. Faz muito bem. É evidente que o mundo não "acaba no dia em que uma mulher puder decidir por si se leva uma gravidez a termo ou não". Todavia, isso significa que coloca a IVG ao lado do preservativo, do dispositivo intra-uterino e das pílulas para o "day after", ou seja, como um vulgar método anti-conceptivo à disposição de quem, muito legitimamente, se quer dar à paródia?

14 comentários:

Anónimo disse...

Já que aprecia tanto o Paulo Gorjão, porque não o cita sobre esta matéria?

Anónimo disse...

EXraído do Bloguítica:


A COLIGAÇÃO IMPROVÁVEL
[1375] -- «Portas e Marcelo lançam 'pacto' para o aborto», revela o semanário EXPRESSO, que acrescenta: «deputados do PSD e do PP vão concertar posições para dar um sinal de 'boa vontade' na questão do aborto. No dia em que o referendo for discutido no Parlamento, propõem o arquivamento de todos os processos contra mulheres que abortaram. A ideia -- que visa retirar um dos principais argumentos aos defensores do 'sim' -- partiu, entre outros, de Paulo Portas e Marcelo [Rebelo de Sousa], mas é Zita Seabra (deputada do PSD, e primeira deputada a defender o aborto na Assembleia, quando era do PCP) a organizadora de um projecto-lei que visa ter, já na quarta-feira, assinaturas de deputados das bancadas da direita e "talvez de deputadas da bancada do PS".»
Confesso que ainda não sei se esta iniciativa deve ser arquivada na secção das minhas futuras memórias cómicas, ou trágicas.
O gesto de 'boa vontade' é, na verdade, uma manobra desesperada de quem tenta, aparentemente sem esperança, evitar o inevitável. Se os opositores do 'sim' a melhor estratégia que têm para apresentar é esta...
Há nesta iniciativa qualquer coisa de anacrónico. Pior. Trata-se de uma abordagem defensiva, reactiva, e sem qualquer tipo de solidez argumentativa. Os opositores do 'sim' não terão compreendido o que se passou em Portugal nos últimos oito anos?
Deveria ter sido quando começou o espectáculo dos julgamentos que os opositores do 'sim' deveriam ter apresentado uma proposta de alteração da lei. Agora é tarde. Mais do que um sinal de 'boa vontade', esta iniciativa transmitirá um sinal de desespero, de clara perda de controlo do calendário político e de nítida derrota na batalha dos argumentos.

Anónimo disse...

Extraído, deve ler-se.

Anónimo disse...

Caro JG:

(se não acredita vá-se informar)
Qualquer fêmea na Natureza decide sózinha se deve ou não abortar, ou até comer (pós-parto) o no. de crias q considera necessário para que algumas das (outras, as mais fortes) crias sobrevivam.
Não sei porquê que na raça humana should be any different.
Mais:
Does "overpopulation" ring a bell?
ou prefere contar com os "efeitos colaterais" das guerras (tão masculinas) ou das epidemias?

Qualquer fêmea é mais do que capaz de decidir "se e quando" dar à luz - mesmo que pela N-ésima vez.
Get That In Your Head.
Duro de roer? Paciência.
Habitue(m)-se...

E nem sei o que seria deste planeta se não fosse possível que uma fêmea tivesse a última palavra sobre a "continuidade" da espécie....


:-))

Anónimo disse...

PS:
"Next Step? :"
In the (NEAR future),
escolherão também o sexo das suas crias ("a vingar")...

A Sério: Read My Lips.

Anónimo disse...

Femail, coma lá o que Vc. quiser. Quando compara mulheres a "fêmeas" e exemplifica com o comportamento animal, parece que estamos ambos a pensar em padrões civilizacionais completamente diversos. Eu tenho um, e Vc, pelos vistos, tem outro, o do "bom selvagem" do Rousseau. Há uma parte nesse argumentário que podia ser aproveitado para outra coisa. Repare na magnificência do leão ao pé da vulgaridade da leoa; ou na altivez do galo face à parolice da galinha. Tem razão. O mundo animal é todo um programa. Acontece que não é o meu.

Anónimo disse...

Caro jg (9:41 AM),
Convinha lembrar que esse mesmo Leão e Galo, ao contrário dos Homens, não alinham em paneleirices.

Não se iluda (mais).
Puxe o filme à frente: Esta sua demagogia tem dias contados.

João Gonçalves disse...

Está enganada/o. Se há reino que nos dá permanentemente exemplos daquilo a que V.chama, com esperteza "macho-saloia" de "paneleirices", é o reino animal. Nunca viu dois caês em cima um do outro? Ou os pinguins, uma descoberta recente? Náo seja burro/a. Ou então faça como eles.

Anónimo disse...

Altivez do leão ao pé da vulgaridade da leoa, ou, altivez do galo face à parolice da galinha. Esta nem Lombroso, nem Hitler. Bom, isto não é demagogia, nem graça. Vamos a dar tempo entre o escrever e o lançar para a blogosfera os postes, pode ser? Duas horas, chegam, julgo, para quem quer que seja de bom senso apagar o poste, após verificar que aquilo foi um entusiasmo de retórica fácil, banal, quase demencial e que não pode ir para este espaço desta, especificamente, desta, blogosfera. Quanto a qualquer, repito, qualquer, "filosofia barata, ou não sobre a IVG", verdadeiramente, é um assunto humana e socialmente feminino. Politicamente pertence aos representantes do povo, aos deputados, ou, numa via mais complicada, aos cidadãos, através do referendo. Mas nestas caixas de ressonância do que nos vai no pensamento, e de liberdade de expressão, aqui neste lugar, sejam as mulheres a falar e os homens a meditar sobre essa questão de sofrimento que uma IVG representa. Mesmo João, para as patetas das leoas ou parolas das galinhas que vão a Madrid. Mesmo para as protitutas, mesmo para as crianças de doze ou treze anos. Mesmo, creio eu, para aqueles que os fazem e com isso podem ter casas maravilhosas com potes junto à piscina. "Não terão, nunca, acrescento, nem as minhas noites, nem os meus dias". É um assunto sério, muito sério para ser assim tratado. Para além do mais é um assunto que não tem de ter bandeiras a esvoaçar. Apenas solidariedade, e, aí sim, de homens e mulheres. O que não está aqui em causa, nesta discussão. Entende bem a pergunta que começas por fazer: "A menina é adepta do aborto livre." LIVRE? A decisão pelo aborto não é colocada no mesmo patamar ético da decisão pela pílula, posso dizer isto em nome de todas as mulheres que me estiverem a ler neste momento e sem ter necessidade de o justificar. Que fiques com uma enorme má consciência de ti e com o desrespeito de todas as mulheres que alguma vez tiveram de tomar a decisão pela IVG. Até lá.

João Gonçalves disse...

O "eterno feminino" é sempre estimulante.

Anónimo disse...

Simone de Beauvoir:

"on ne naît pas femme: on le devient"

“Toda a gente reconhece que há fêmeas na espécie humana; constituem hoje, como outrora, mais ou menos metade da humanidade; e contudo dizem-nos que a feminilidade corre perigo; e exortam-nas: Sejam mulheres, permaneçam mulheres, tornem-se mulheres"“

Também não se nasce homem…constroi-se .... em oposição ao feminino.

Não sou pelo aqui chamado "aborto livre"...mas um homem nunca entenderá completamente o íntimo do coração feminino. Foi criado em oposição.

João Gonçalves disse...

Salvo o devido respeito, nanda, isso da "oposição" é um disparate. Quanto muito, homem e mulher são complementares e, mesmo assim, não têm o exclusivo. Há mulheres e homens que passam um vida inteira sem, respectivamente, outros homens e outras mulheres. Quanto à Beauvoir, recomendo-lhe o perfil dela escrito por Rosa Montero em Histórias de Mulheres. Veja como a "Castor", como lhe chamava Sartre, oscilou sempre entre os braços de múltiplos amantes e de múltiplas amantes. Parece que não se deu mal, apesar de ser mazinha como as cobras.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,
Basta olhar à volta e "a oposição" é uma realidade:

"O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, um tal Noronha Nascimento, manifestou desagrado pelo facto de existirem cada vez mais mulheres na magistratura e em licença de parto”.

A complementaridade era o ideal onde ainda não chegámos... infelizmente!

Quanto ao conselho. Obrigado! Vou ler.

Anónimo disse...

Gostava de explicar ao senhor jg, que neste momento, só há 4 maneiras de o senhor ser contra a liberalização do aborto:

1-Ter mais de 50 anos, o que explicaria a sua mentalidade retrógrada relativamente à subserviência das mulheres em relação às suas próprias decisões em favor de terceiros (neste caso, você) e o facto de não ter muito com que se preocupar com a questão (apenas criticar quem o faz), visto que com essa idade, já não há lugar para grandes rambóias e não se pode "dar à paródia" (pelo menos sem a ajuda do comprimido azul)e, portanto, tá-se literalmente a cagar para quem ainda se pode dar à paródia, ter um acidente de percurso e foder 3 vidas por causa disso...SIM, 3 vidas.

2-Ter pais católicos devotados, que o enviaram para um colégio interno para uma intensa lavagem cerebral, onde pelo caminho perdeu a líbido e ganhou a visão destorcida do mundo que o acompanha, achando que o direito à vida é mais importante que o direito a ter uma vida feliz...Com a agravante de ter mais de 50 anos.

3-Ser devotado à extrema-direita política, estando contra a liberalização do aborto porque toda a gente minimamente inteligente está a favor e porque "é giro ser diferente", mesmo quando se decide acerca de um assunto sério...com a agravante de ter mais de 50 anos e ter tido uma educação católica.

4-Ser mais feio com o emplastro e simplesmente não se poder "dar à paródia" porque a selecção natural não o permite (Com a Graça de Deus)...Com a agravante de ter mais de 50 anos, ter tido uma educação católica e ser de extrema-direita...

Um conselho...DECIDA POR SI...DEIXE OS OUTROS DECIDIREM POR ELES

Agora aqui vai o cúmulo dos cúmulos...Uma mulher que abortou três vezes porque se deu à paródia e naquela altura da sua vida não se podia dar ao luxo de criar um filho e agora é CONTRA o aborto...A isto chama-se uma caganeira cerebral...para mim, SIM, para ti...DESENMERDA-TE...

Sim senhor, viva a Liberdade...