26.9.06

UM PROGRAMA PORTUGUÊS

Depois de uma sessão dupla de Sexo e a Cidade, passo pela RTP, onde peroram os drs. Aznar, Ernâni Lopes e Dias Loureiro. Parece que o tema consiste nas relações Portugal/Espanha por ocasião da visita do Chefe de Estado aqui ao lado. Aznar, como Barroso e Guterres, pertence ao petit comité dos políticos sem vergonha na cara. O bem que fez pela Espanha desvaneceu-se naquele lance manhoso a propósito do atentado terrorista de 11 de Março, em Madrid, dias antes das eleições, o que lhe mereceu uma valente derrota por interposto Rajoy. Revelou um carácter. Agora, como não podia deixar de ser, é "administrador de empresa" do Grupo Murdoch. Ernâni Lopes é uma intermitência do regime que tem a mania da originalidade: consegue falar de "empresas portuguesas" sem se rir. E Dias Loureiro é o regime em permanência, no poder ou nas empresas. Na plateia está o resto. Babando-se provincianamente para o pequeno espanhol. Deputados, jornalistas, "empresários", sociedades de advogados, corporações, etc., e, mais uma vez, o outsider Medeiros Ferreira. A sra. D. Fátima "modera", com a sua proverbial ligeireza amaneirada e saloia (virou-se para os dois portugueses para se certificar se "isto" é uma das mais antigas nações da Europa e eles, significativamente, entreolharam-se no mesmo vazio). As "elites" deste regime estão praticamente todas reunidas naquela plateia da Casa do Artista. Alguém de boa-fé e com um módico de juízo pode rever-se nesta gente? Espero que os espanhóis, nos séculos XVI e XVII, tenham percebido definitivamente com quem se vieram meter. Se não perceberam, basta-lhes gravar este "Prós e Contras". A plateia é todo um programa.

13 comentários:

Anónimo disse...

E o Pina Moura, o homem dos espanhóis estava lá?

Anónimo disse...

Não, o Pina Moura não estava, mas estava a Zita Seabra.

Anónimo disse...

Magnífico post.

Raquel Sabino Pereira disse...

A cena da EDP é que foi hilariante!

Anónimo disse...

é significativo que se tenham reunido na Casa do Artista

Anónimo disse...

Parabens, um post de 5 estrelas.

Anónimo disse...

Então e a cena da nova gravidez da Letícia, convenientemente divulgada aquando da visita oficial do Presidente de Portugal? Os espanhóis não brincam em serviço. Mais uma operação de promoção do Estado espanhol, tentando iberizar a monarquia espanhola e menorizar a República Portuguesa, qual recriação do Imperador Afonso VII de Leão e Castela e D. Afonso Henriques. Mas os "saloios" dos portugueses nem se apercebem de nada, antes ficam embevecidos e acham aquela encenação imperialista uma "honra" a Portugal. Por favor!

Para mais, até um ex-presidente português se declara hispanófilo. E não se pode erradicar de vez o Soares? Porque é que esta "elite" é tão mole e estúpida? Será que não percebem a triste figura que fazem? Se eu tivesse nacionalidade espanhola ria-me à gargalhada da ingenuidade dos portugueses, que é o que eles fazem de certeza.

Anónimo disse...

E a sabujice de não haver tradução. Então o castelhano já é lingua oficial portuguesa?
Mais uma triste e lamentável figura do serviço público RTP,que nem para defender a língua portuguesa serve.

Anónimo disse...

João Gonçalves uma amostra do Pequeno e Médio intelectual português não gosta das "elites portuguesas", esquece que Aznar não concorria de novo ao lugar e está eufórico porque ele se enganou na origem dos atentados de Madrid. Para ele a ETA é uma partido politico como aliás o "sapateiro" que agora é PM de Espanha gostaria que fosse. Mas a realidade é bastante mais complexa e a ETA continua lutar "pelo socialismo".

Anónimo disse...

Zita Seabra e Maria João Avilez, as sopeiras de Cavaco estavam finíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimas.................

Anónimo disse...

Sedóna Zita Seabra estava melhor. Ter sido sucessivamaente sopeira de Cunhal e de Cavaco dá outro treino.

Anónimo disse...

Além de não haver tradução (nem toda a gente entende espanhol, isso não é verdade; ao contrário do que nos querem fazer crer, estes programas servem para tudo, menos para esclarecer o povo...), outras das aberrações da noite foi o tratamento que a apresentadora deu ao senhor: "Presidente Aznar"!!! Presidente de quê?!

Anónimo disse...

...não seja IGNORANTE: claro que é Presidente, exactamente porque já o foi!! Tal como Embaixador é sempre Embaixador, mesmo depois de o ter sido!!!! O Jorge Sampaio também é sempre tratado por Presidente Sampaio...Ainda não reparou????