22.9.06

POLÉMICAS E IDEIAS

Talvez não fizesse mal aos pategos que andaram com o dr. Carrapatoso ao colo, a leitura deste calhamaço que reúne textos de António José Saraiva. E, se o conseguirem, tentarem perceber por que é que ele, no brilhante desalinho do seu pensamento, é um "moderno". Sobretudo ficava bem à miudagem dos jornais, das rádios e das televisões- à parte que é alfabetizada - procurar entender o país sobre o qual palreiam alarvemente todos os dias. Vendia-se nas FNAC's, em saldo, a 11 euros, ao lado do "best-seller" da pobre da Fátima Lopes de quem, felizmente, ninguém se lembrará daqui a uns anos. O volume é pesado. As polémicas e as ideias, como lhes competem, também.

2 comentários:

Pedro Correia disse...

Bem, já andava há muito com vontade de espreitar o livro deste autor de que tanto gosto. Vai mesmo ser desta. AJS, de facto, continua a ser um autor mais actual do que muitos que estão hoje nos "tops" cá da terrinha.

Anónimo disse...

Privo há muitos anos, desde o antigo 6º ano do Liceu, com "A História da Literatura Portuguesa". Desconhecia estas Crónicas. Vou comprar. Obrigado pela referência.