19.9.06

POBRE CIDADE


Fiz hoje um pequeno percurso a pé entre o Cais do Sodré e a Praça do Comércio. No caminho, e até sensivelmente à antiga estação dos barcos para o Barreiro, ergue-se apenas um estaleiro. Um estaleiro que destrói implacavelmente a ligação com o rio, a única coisa que justifica a passeata. De resto, no lugar do Cais das Colunas está o que a foto do meu telemóvel revela: tubos e mais tubos. A obra do metropolitano de Lisboa - responsável pelo estado medonho em que se encontra uma das mais belas praças da Europa, concebida politicamente por um dos poucos estadistas que tivemos- é o fruto da estupidez dos sucessivos governos e da cupidez insaciável da construção civil. Parece que ninguém quer ser responsável por este desastre e que não se fazem contas. Como lisboeta que aprecia o metro, gostava de ver, preto no branco, o custo desta nova "obra de Santa Engrácia" que vai lentamente afundando a Praça do Comércio, pelo menos em sentido estético. Como se isto não bastasse, a Praça está atafulhada por uma exposição idiota com carros destruídos por acidentes. Julgarão os organizadores que "previnem" alguma coisa com o estardalhaço? Pobre cidade.

7 comentários:

Anónimo disse...

E gostou da exposição de carritos acidentados que está na Praça do Comércio?

Anónimo disse...

Caro joão gonçalves, esse desastre como lhe chama, essa estupidez dos sucessivos governos, trata simplesmente de aumentar a fraca rede de transportes públicos de lisboa. Ao loby da construção civil e aos outros interessaria muito mais que cada vez mais pessoas andassem de automóvel com toda a necessidade de infraestruturas que isso gera, parques de estacionamento, auto estradas, tuneis, etc....

Anónimo disse...

Que boas almas!

Pensam que evangelizando com automoveis destruidos afastam os Pecadores dos acidentes...

Bem Hajam!

(Que Inocentes!)

Anónimo disse...

Vou contar-vos uma estória domestica... Tenho uma empregada cujo horário era das 9,30 às 12,30 horário escolhido em funçao das suas necessidades relacionadas com o horário escolar da filha.. No inicio do ano lectivo pediu-me alteração do horário por em reunião de inicio de actividades da escola ter sido informada que o horário seria... das 8,30 as 16h Como ia levar a filha mais cedo era mais pratico seguir o caminho para o emprego..
Ontem quando às 16 H foi buscar a criança ficou a saber que esta (e muitas outras) tinha sido despejada no recreio às 15.15.. porque o horário tinha sido alterado.. Hoje de manhã foi informada que amanhã, e não se sabe por quanto tempo, a entrada é as 9 h.É a ministra que tem a culpa desta desorganização e falta de respeito pelas crianças e respectivos pais?

Anónimo disse...

... se fosse só a cidade ...

odete pinto disse...

Sugiro-lhe outro caminho a pé: Descer a partir do Largo da Misericórdia, a rua do mesmo nome, olhando à direita o civilizadíssimo espectáculo junto ao Restaurante Tavares, Depois seguir em direcção ao jardim do Adamastor, reparando nos cantos e nas caixas de electricidade.
Se puder fotografar, melhor.

Anónimo disse...

Realmente, tanto o autor como os comentadores conhecem muito mal Lisboa, pois pelo~s vistos, os passeios a «pé» já eram ...

Talvez tenham de comprar uma máquina fotografica e, «n» rolos de película ...

O telemovel é «in» mas não chega, meus caros ...