30.9.06

O CASO ROCHA

O sr. Rocha ataca de novo, desta vez no Convento do Carmo, com o Francisco José Viegas a abençoar. Este Francisco é mesmo uma jóia de pessoa, já que o caso mental do sr. Rocha inspira mais piedade do que propriamente cuidados. Imagine-se que ele até falou com o assassino de João Paulo I, coisa que guarda no silêncio da sua excelsa cabeça. Para dar o "tom" ao lançamento do livro "O Último Papa", do sr. Rocha, tocava-se a música da saga "O Padrinho". É preciso dizer mais alguma coisa?

19 comentários:

Anónimo disse...

É preciso dizer que o Francisco José Viegas, se calhar é um escroque...

Anónimo disse...

Si non è vero è bene trovato!

Anónimo disse...

Pecunia non olet... Nem ao director da Casa Fernando Pessoa (pausa para pensarmos bem no nome e repetirmos: CASA FERNANDO PESSOA), que devia, creio, abstrair-se destas jogadas... Ou o papel de Svengali de mamarrachos foi deixado vago pelo EPC?

Anónimo disse...

Concordo com o Justin.

Anónimo disse...

A governanta da casa Fernando Pessoa, em homenagem à alminha do patrão, devia dar-se mais ao respeito.

Anónimo disse...

Um tolo descobre sempre outro tolo.

Anónimo disse...

O Francisco José Viegas é um cretino? Mais "cretinos" houvera como ele e este beco sem saída que se arroga a país seria melhor.

Anónimo disse...

Wait and see. Não negues à partida uma ciência que desconheces. Faz perguntas e encontrarás respostas. Porquê atacar um mosquito com um canhão?...

Anónimo disse...

Mas quem assina o cheque de credibilidade deste Rocha? A(s) editora(s) (a SDE e a Cavalo de Ferro italiana) ou o Francisco José Viegas? Estou-me a borrifar para o Papa (o caso Aldo Moro é bem mais interessante), mas este Caso Viegas é que começa a dar um filme bem interessante,...ou uma novela chunga da TVI, sei lá...

Anónimo disse...

O Viegas não ficou por aí.
Entrevistou o aborto na TV.
Chiça!!!

Anónimo disse...

Não desfazendo, mas o Viegas também é um grande escritor (talvez até o principal rival do rapaz Saraiva na atribuição do Nobel).
Pena ainda não ser editado pela "excelente editora". Era um magnífico "dois em um".

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que o assassino do JPI foi a administração Bush. Vem tudo denunciado num documentário chamado Loose Chance...

P.S.: No escaparate da livraria, foi possível dar conta que existe pelo menos uma outra obra editada recentemente com o mesmo título. A originalidade já não é o que era...

Anónimo disse...

FRANCISCO NAS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, ou SE O FERNANDO SOUBESSE QUEM LHE CUIDA AGORA DA CASA...

<< Francisco José Viegas, escritor e director da Casa Fernando Pessoa, esteve ontem a apresentar o livro. Foi convidado no ano passado e aceitou porque o autor lhe pareceu "um miúdo corajoso", disse ao PÚBLICO. Defende "uma tese" que, espera, esteja "documentada". Qualidades literárias? "Venho falar do livro como acontecimento." E depois: "Hoje há teorias da conspiração sobre tudo. Aqui há uma picante". Aos espectadores, Viegas confessou sobre o escritor: "Acho graça ao atrevimento e não só acho graça como acho suspeito." >> (in "Público", 30.09.2006)

Anónimo disse...

Ou seja, o DIRECTOR da CASA FERNANDO PESSOA gosta de "miúdos corajosos", "atrevidos", "com graça" e que o façam estar no centro do "acontecimento". De livros, parece, o Chico já não gosta lá muito...

Anónimo disse...

Será que o Francisco José Viegas se esqueceu deste seu texto, no JN de 5 de Junho passado? (http://jn.sapo.pt/2006/06/05/opiniao/a_leitura_virtude_civica.html) Ou seja: um pensador que advoga a qualidade da literatura portuguesa, a depuração da exegese na criação de um cânone, vai apoiar um "rapaz" que não sabe falar (lamento o snobismo, mas basta ver as 2 entrevistas dele ao mesmíssimo FJV) e, pelo que pude observar, não sabe igualmente escrever?
De repente, o Caso Rocha passou a Caso Viegas...

Anónimo disse...

Tanta inveja no ar... Estive no lançamento do livro e ouvi o FJV dizer que "não gosta de teorias da conspiração". De facto, quem gosta? Gostam os autores das mesmas, que são os governos e os jornalistas que as encobrem para manter um salário. Acaso este diário "Público" não é mesmo que no início do ano apresentou o jovem Rocha como uma "promessa"? Porquê tanta inveja? Será que o Rocha é um génio que inventou tudo? E se ele não é um génio, então porquê este ataque da imprensa em vez da busca pela verdade, afinal a verdadeira missão do jornalismo? E se ele mostrar os documentos, quem vai acreditar na enormidade do que está à vista? Quem vai investigar o Vaticano? Vivemos num mundo de ficção... E o Rocha diz a verdade...

Anónimo disse...

Caro JPT: e se o Rocha NÃO apresentar os documentos, ou se, apresentando-os, vierem a ser comprovada fraude (remeto-o para o caso dos "Diários de Hitler" do iníco dos anos 1980, curiosamente inverso: 1.º apresentaram os documentos e depois lançaram o livro)? Quem devolve o dinheiro dos embarretados que gastaram entre 16 e 19 euros por exemplar?
E se está tão seguro da verdade, é porque conhece o nome do "assassino" também, presumo... O tal que encomenda livros, como o Salieri encomendava Requiems...

Anónimo disse...

UM CASO

Um tipo chamado James Frey escreveu, há uns meses, um suposto livro de memórias que a Oprah Winfrey escolheu e recomendou no seu programa. Resultado: best-seller instantâneo. Veio a descobrir-se que o livro era uma serie de memórias forjadas para criar uma imagem reader-friendly de toxicómano recuperado. Resultado: a Oprah, indignada, faz com que os milhares de pessoas que compraram o livro por indicação sua o devolvam à editora, e pede-lhes desculpa publicamente. James Frey é corrido de cena. The End.

Por cá, como o Chico Viegas é bom rapaz, ainda vai escrever um livrelho sobre isto tudo e dar umas boas risadas no Rio ou em São Paulo daqui a uns anos. Responsablidades? Naaaa, isso é com gente séria, e em países sérios...

Bruno disse...

Esse tal the Cynical deveria estar caladinho, nunca vi tal perseguição a ninguém. Este comentador comenta em tudo quanto é fórum e blogue que fale deste livro, parece-me interessado em descredibilizar o autor e o livro. Quando este tipo de interesse parece ser assim tão forte, é caso para eu ler o livro, pois é sempre assim.
SEMPRE que alguém escreve algo de polémico mesmo que tenha só um fundo de verdade, aparecem as manobras de descredibilização.

Quem escreve um livro não tem de apresentar documentos! Onde é que isso já se viu? O leitor que tire o dedo do cu e vá em busca de informações. Esse senhor Cynical nega que P2 era uma loja maçónica criminosa?

Senhor Cynical, leia, estude, investigue em vez de andar por blogues a dizer merda. É óbvio que você não sabe o que diz. Maior barrete que o possível barrete do autor do livro é o barrete que você está a espalhar pelos blogues.