20.9.06

DO BEM COMUM

O Carlos - permita-me que o trate assim depois daquelas coisas que não partilhamos - elogia eloquentemente o novo PGR, o ilustre dr. Pinto Monteiro, por justa contraposição ao dr. Souto Moura que nunca pareceu ter compreendido o que é que estava ali a fazer. Pinto Monteiro jura que não pertence à Maçonaria - como se isso fosse vitupério - mas, graças ao Jorge, fica-se a saber que foi, designadamente, presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e membro do Conselho Jurisdicional da Associação de Futebol de Lisboa. É igualmente um "especialista" no combate à corrupção, coisa que eu pensava ser co-natural a quem exerce funções judicativas ou de investigação penal ou equiparada. Apresentar isso como uma extravagância, diz bem do estado a que a justiça - a do "pacto"- chegou. O que se deve esperar do futuro PGR é que encare as patologias do "sistema" e da sociedade - onde a bola não está excluída, bem pelo contrário - com a coragem, determinação, discrição e isenção que a salubridade da nossa vida cívica e dita democrática, exige. Para o bem da PGR e para o nosso. Ou seja, para o bem comum.

5 comentários:

Barão da Tróia II disse...

Dúvido que algo mude.

CAA disse...

Mais do que um amigo me ligou hoje a chamar a atenção para essa vertente futeboleira do currículo do novo PGR.
Não posso esconder que fiquei preocupado.
Sei que é um defeito compartilhado por muitos (demasiados) magistrados. Mas que os mancha. Colectivamente e não individualmente, bem entendido.
Prefiriria que não tivesse deambulado por esse lugares tão mal frequentados.

Mas, enfim, já que quiseram escolher um magistrado de carreira, esse risco era eminente.
Vamos esperar para ver...

Anónimo disse...

E q em nada se assemelhe aos dois anteriores PGR.

Anónimo disse...

NADA DO QUE SE PASSA NESTE RECTANGULO INTERESSA. NADA MUDA, NEM A PGR, NEM o PAÍS...
O NOVO PGR NAO INTERESSA PARA NADA, A JUSTIÇA NÃO FUNCIONOU E IRÁ CONTINUAR A NÃO FUNCIONAR, AGORA APENAS VAI DEIXAR DE TER TANTA PIADA...

VAMOS AO QUE É IMPORTANTE:

O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, levou hoje a sua batalha verbal com os Estados Unidos para a assembleia-geral da ONU, descrevendo o Presidente dos Estados Unidos como "o Diabo".

"O Diabo esteve aqui ontem", disse Chavez, referindo-se ao discurso de Bush na véspera. "Esteve aqui a falar como se fosse o dono do mundo".

O líder venezuelano, que na semana passada fez uma aliança com o Irão contra a influência dos Estados Unidos, acusou Washington de "dominação, exploração e pilhagem dos povos do mundo".

Migas (miguel araújo) disse...

Viva
Estranha a preocupação do "Jorge" pela ligação ou não do próximo PGR à Maçonaria, mas a total despreocupaão face à sua ligação com o inqualificável mundo da bola que hoje assistimos em Portugal.
Venha o diabo e escolha.
No fundo, um mau começo de mandato.
Como ser isento em relação ao poder político, se se é indicado pelo governo?!
Como ser isento na análise crítica ao estado da justiça e da corrupção, quando se esteve esrtitamente ligado ao mundo do futebol?!
O nosso bem comum não vai melhorar.