26.12.05

SEGUIR EM FRENTE - 1



"Portugal precisa dum Presidente da República que represente a identidade superior dos portugueses. Não um imitador da ordem moral, mas alguém que se situe para além das honras de que é investido, para se debruçar sobre os problemas e aspirações de toda a gente. Alguém a quem não move a inclinação ao poder. O exercício das suas funções interpreta a razão prática técnica e não um objectivo do amor-próprio."
Agustina Bessa-Luís


"Faço parte dos muitos portugueses que elegeram o actual governo e que − espero − vão eleger o prof. Cavaco Silva Presidente da República. (...) O actual governo necessita do apoio do Presidente da República para levar a cabo uma política rigorosa, firme nas reformas anti-corporativas e que, nessa medida, seja liberal e modernizadora. Uma política que não ceda à demagogia proteccionista dos cruzados da anti-globalização e que tenha a coragem de pactuar sacrifícios com o eleitorado em vez de vender ao povo as ilusões do proteccionismo, nacional e/ou social.Porque só Cristo poderia dispensar-se de nada saber de finanças, considero que o Prof. Cavaco Silva é, pela sua experiência e pelas suas posições, o único candidato capaz de, na Presidência, apoiar essa política."
Amadeu Lopes Sabino

"Considerando-me uma pessoa da área da esquerda, isto é, que acredita nos valores sociais que possam conduzir a evolução da sociedade no sentido de uma maior justiça social, entendo que o Professor Cavaco Silva é o Candidato que reúne as melhores condições para presidir ao País na grave crise que atravessa. (...) Assegurou ao longo da sua vida não apenas uma dedicação à causa pública em que avultou a sua honestidade de carácter e incorruptibilidade, sendo capaz, no plano pessoal, de desenvolver uma carreira universitária do mais alto nível, onde se tornou reconhecido especialista, podendo prescindir da dependência dos cargos políticos que tantas vezes diminuíram outros políticos com qualidades e os amordaçaram. Isto se traduziu na fidelidade ás ideias que em cada momento soube defender com rigor e independência pouco usuais."
Bernardo Pinto de Almeida

"Pelo seu perfil de reconhecida seriedade, competência e frontalidade, Cavaco Silva representará, se for eleito, uma referência moral e um mobilizador de vontades em torno dos desafios que são de há muito consensualmente apontados e sistematicamente adiados." Diogo Pires Aurélio

"A passagem do professor Cavaco Silva pelo poder demonstrou, além da sua eficiência, uma tão escrupulosa rectidão de serviço que não se vê candidatura mais apta para conjugar vontades e incrementar a confiança do povo português nas circunstâncias difíceis que o país atravessa. Se acrescentarmos a isso a dignidade impar manifestada neste início de pré-campanha, que exemplifica o respeito consciencioso do sentido democrático, veremos ainda confirmar-se a sua qualidade excepcional.Mas não se pode, sobretudo, esquecer a honradez pessoal do homem, seja no exercício das funções, seja no cumprimento da lei e da palavra dada."
Fernando Echevarria

"Em artigo recente, Diogo Pires Aurélio lembrava que em 1985 a candidatura de Mário Soares se opôs ao candidato conservador e a dois candidatos que exprimiam o que restava das ilusões, nem todas inofensivas, da época “revolucionária”. Foi de facto assim que a entendi e por isso a apoiei. O tempo passou e os homens mudaram mas a conjuntura presente assemelha-se à de então. Se a revolução está para trás, a esquerda portuguesa, como a de quase toda a Europa, radicaliza-se. No plano internacional, pode tender para posições extremas e, no plano interno, parte dela pode sucumbir a tentações anti-democráticas. Agora é Cavaco Silva que se encontra na posição do Mário Soares de 1985. Apoio-o por, de entre os candidatos à presidência, ser quem melhor saberia conter tais derivas e porque penso que contribuirá de maneira determinante para a modernização do país e a melhoria da vida dos portugueses. A sua energia e um vigor intelectual indesmentido são disso garantia."
Fernando Gil

"É muito provável - inteiramente provável, aliás - que eu tenha da vida uma ideia completamente diferente da de Cavaco Silva. Mas o combate nestas eleições presidenciais é entre diferentes modos de entender a vida de um país, não entre modos de entender a vida ou a vida de cada um. O objectivo da política, como se sabe, não é o de garantir a felicidade - mas o de possibilitar que cada um possa procurá-la como entender, livremente.Acredito também que o tipo de presidência exercida por Cavaco Silva permitirá que os governos governem e que os cidadãos sejam cidadãos de pleno direito - e que actuará com tranquilidade. E que Portugal precisa dessa tranquilidade para se repensar e reorganizar. E que é necessário alguém com o seu perfil na Presidência. Alguém que esteja atento aos outros. E que garanta o respeito pelos valores republicanos de seriedade, responsabilidade individual, estudo, rigor, respeito pelas contas do Estado, lealdade às leis e à vontade dos eleitores. Eu votarei nesse Presidente."
Francisco José Viegas

Sem comentários: