17.9.09

TEMOS O QUE MERECEMOS


O rating de sete bancos portugueses, entre os quais a Caixa e o BCP, desceu. Isto quer dizer que o crédito fica-lhes mais caro, logo eles ficam-nos mais caros. Mais. Quando isto acontece, segue-se forçosamente uma descida no rating da República. Só que isto não interressa nada. Isto do empobrecimento do país face a credores externos. Nada. Porque está em curso uma campanha alegre na qual, depois do TGV, já se arranjou mais um "tema". Por acaso é um "tema" do tempo em que eu era militante do PSD. O do caciquismo das quotas pagas por terceiros, o dos pequenos favores locais, o das listas com gente inverosímil e improvável, em suma, o crónico "tema" da nossa miséria instintual. O "tema" é velho como o endividamento externo do país. Desenganem-se, pois, se julgam que descobriram a roda. Só que o rating é difícil de explicar aos incréus (apesar de afundar um pouco mais o país), não "vende" jornais ou revistas e não garante audiências. Já o das quotas e dos euritos "passa" melhor na televisão e dá para andar uns dias de microfone em punho com perguntas "inteligentes". Temos tudo o que merecemos.
Adenda: Um sintoma?

11 comentários:

Anónimo disse...

Sim é muito mais fácil explicar 200Euros daqui a 18 anos mesmo que já estejamos mortos nessa altura. Isto se o euro ainda existir. E se existir também quem o prometeu já terá sido esquecido ... felizmente.

António P. Castro disse...

"Temos tudo o que merecemos".

Talvez. Mas que fizemos nós para merecermos ter na RTPN, paga com o dinheiro de todos nós, o rebotalho do comentarismo político, personificado no grotesco Emídio Rangel? Que crime cometemos nós para termos de suportar os arroubos imbecis de alguém apaixonado até ao delírio pelo falso engenheiro?

Unknown disse...

Discordo caro João Gonçalves. Discordo absolutamente. Nós merecemos melhor. Muito melhor! Afinal, os rebanhos têm pastor e, alguns, beneficiam mesmo de grandes auxiliares que andam de quatro, sempre treinados à imagem e voz do dono. Parece-me que o problema está antes na diferença entre a pastagem prometida e aquela que efectivamente se alcança. Ovelhas tontas, já se sabe, haverá sempre.

Um outro "pormaior", penso que relacionado com o que escreve: não deveriam ser claras, AGORA, para quem vota, as eventuais alianças/coligações/entendimentos/etc que poderão surgir depois do dia 27? "Caveat Emptor" não é arrogância...

João Gante disse...

Discordo dessa visão de fait-diver em absoluto. É mais que tempo de se limpar a distrital de Lisboa (estamos a falar da capital, mesmo que nos últimos tempos seja a caixa de areia do pior que a política tem). É a altura certa para Manuela Ferreira Leite mostrar que existem limites para as suspeitas que podem recair sobre um candidato a deputado.

Gaita, nem que seja por questões de estratégia, o PSD tem de criar consequências para esta questão. Vai chover fogo e enxofre se não o fizer. E bem.

E, já agora, a investigação parece-me totalmente pertinente. Desde que se descubram as tropelias, a ocasião é-me indiferente.

S. C. disse...

A estratégia de desacreditar o partido (ou parte dele) pode ser já velha, mas há ou não verdade nas acusações? Como se pode pedir a confiança dos eleitores para um partido com tais práticas? Como aceitar que pessoas sob tão reles suspeita se apresentem como candidatos a deputados da Nação?! Com que moral se criticam depois as sujeiras dos outros?! Não admira, pois, que se ouça cada vez mais que "são todos da mesma laia, é tudo a mesma porcaria!" E assim vai medrando a descrença... a indiferença pela coisa pública... o salve-se quem puder...

iupi disse...

tem que se citar:
'Isto do empobrecimento do país face a credores externos.'
- imagine quem me traz à memória esta frase.
'Só que o rating é difícil de explicar aos incréus'
- e aos créus também, melhor, nem mesmo as empresas dos tais ratings os sabem explicar. nem podia ter escolhido melhor momento para falar dessas empresas que dão essas setinhas para cima e para baixo;
'Já o das quotas e dos euritos...'
- dos euritos dos partiditos que dão votitos... pois é lá estamos nós outra vez confundidos: isto é a campanha eleitoral para a AR, não se fala em coisas sérias - só verdades;

ás tantas 'temos o que merecemos'. tudo.

João Gonçalves disse...

Vejam lá se é preciso colocar a bold ou em braille a parte do caciquismo.

Mani Pulite disse...

A baixa do rating da esmagadora maioria dos Bancos Portugueses é a certidão de óbito passada por uma insuspeita agência de rating internacional à política económica e financeira de quatro anos e meio de Governo Sócrates.O "pensamento" positivo conduziu-nos a um total desastre negativo.Toda a questão do TGV não pode deixar de ser analisada à luz da saúde financeira de Portugal e esta é neste momento deplorável.É uma das pesadas heranças de 14 anos de poder absoluto Socialista.Quanto à questão do Preto o rating desse homem é negativo.Devia ter a decência de deixar de embaraçar MFL e renunciar de imediato à sua candidatura a deputado.Quem como eu irá votar dia 27 em MFL e tudo faz para contribuir para a sua vitória não pode esperar outra coisa.

João Gante disse...

Eu não duvido da aversão que o João Gonçalves tem ao caciquismo. O que digo é que se a reacção imediata do PSD for a mesma que o João aqui teve de responder com outro tema (sem dúvida mais importante para o país, mas sem o impacto político da compra de votos na capital) as consequências podem ser muito sérias.

Não se pode fazer disto o assunto da campanha - sei de quem vai tentar - e por isso mesmo Manuela Ferreira Leite devia ser curta e grossa (passe a expressão). Rápido rápido.

iupi disse...

de quê?
que estamos em campanha, e não na estação da campanhâ, onde se poderia apanhar um comboio e ir passear?

foi editado hoje um livro de jornalista, onde se diz que só cerca de 40% <+-> das noticias que lemos ou ouvimos não colocadas nas redacções 'cirurgicamente' pelos partidos. porque havia de ser diferente agora. e logo agora? este agora que onde tudo se reúne para ser ainda pior?

Anónimo disse...

A rétorica do Governo não tem nada a ver com a aritmética , e aí está a realidade a dar na cabeça de Socrates como um taco de basebol . Os que nele votam no fundo não esperam mais senão que ele continue a endrominar as coisas ad eternum .Para isso sugiro a nomeação do Prof. Bambo para próximo Min. das Finanças .
Nauseated Portuguese