12.8.09

UM PROGRAMA


Medina Carreira também defende um regime presidencialista. A AR não conta nada. As listas não contam nada. E nada de maiorias absolutas. Programas de governo curtos, claros, adequados e exequíveis, sem conversa fiada. Fim dos negócios "políticos" num país que é um "grande BPN". Enquanto isto, vamos empobrecendo com as contas externas bloqueadas. Repare-se, aliás, como o admirável líder foge em falar de endividamento externo como o diabo da cruz. Quanto a ricos, estes nem sequer passam pelos "escalões" do IRS, como o PS ainda não percebeu (ou não lhe interessa perceber). Está-se apenas a "atamancar" a situação. Quando a crise passar, ficamos com a nossa, os estragos da outra e com as nossas responsabilidades exteriores. Os investimentos, que vinham nos anos 60, não vêm agora. Governados por gente sem profissão não vamos a lado algum. Nós temos um problema económico que, ao não ser resolvido, acarreta desastres financeiros e desastres sociais. Medina Carreira nunca é esdrúxulo. Já o disse e repito. Há método naquela loucura. Queriam programas? Peçam-lhe um.

17 comentários:

Observador disse...

Verdades puras e duras. A minha dúvida é se o actual regime é viável ou ainda veremos algum "movimento" para o mudar.

Anónimo disse...

É extraordinária a leviandade com que Sócrates se refere à direita como estando imbuída de um "certo espírito do salazarismo". Naturalmente que se refere às grandes obras públicas projectadas pelo seu governo e pelo PS que irão hipotecar as gerações futuras.Ao contráro, Salazar fez grandes obras públicas mas quando tinha as finanças controladas, depois do desvario da 1ª República que ia arruinando o País: construiram-se milhares de escolas, estações de correio, dezenas de barragens, estradas, centros de saúde contra a tuberculose, aeroportos, gares marítimas, desenvolveu-se a marinha mercante mas tudo isso com a situação financeira sempre controlada. Se a direita quer realizar investimento público sem hipotecar o País, não tem que se envergonhar do "espírito do salazarismo" pois não quer, à custa desses investimentos megalómanos, arruinar o País. Sócrates é um fala barato, um demagogo nato cujos argumentos têm uma falta de sustentação notável!

Mani Pulite disse...

Os verdadeiros ricos do Regime estão de férias em Menorca.Quanto custou a estadia?Não é um extravagante sinal exterior de riqueza?Quanto ganha anualmente?Quanto pagou de impostos?Tem rendimentos que justifiquem este train de vie?As Finanças e o MP não investigam preventivamente?Porquê?

caozito disse...

"MUITO" infelizmente o Medina Carreira tem razão.

zé sequeira disse...

Sócrates e, já agora, António Costa de férias... no estrangeiro.

Cada um, tendo dinheiro para isso, pode gozar férias onde quiser. Não está aí o problema. Ora, num país onde muita, mas muita gente, passa dificuldades, onde as férias - quando as há - são passadas por aí, o mínimo que se poderia esperar, quer do primeiro ministro, quer do presidente da maior autarquia do rectângulo, era um bocadinho, digamos, de solidariedade, ou como proclamou o António Barreto, de exemplo. Já vi que as campanhas do "cá dentro" e do "compre o que é nosso" são só para a populaça.

Sem ironia, felizmente que é assim.

Cada vez mais a malta tem saudades do exemplo do Outro: O Professor Doutor (o que morreu em 70) que "sabia o que queria e para onde ía".

radical livre disse...

com "fontes" começou a ideia de "coma agora, os vindouros que paguem".
foi o primeiro fomentador do "betão a crédito".

salazar criou programa de obras públicas porque portugal não tinha capacidade de se desenvolver industrialmente.
70 anos depois est´bem pior.
todos se convenceram que são ricos.

não há tecnologia própria.
portugal continuará a ser auto-europa e quimonda com baixos salários

prioritário o investimento na agricultura
80% dos alimentos são importados

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o "anónimo"das 1:08 AM. Mais grave é que alem das finanças estarem completamente descontroladas hoje em dia, o empobrecimento das pessoas está a acelerar a passos largos e não sabemos se a pobreza será maior, do que no tempo de Salazar.
Anita Martins

Unknown disse...

Ao que isto chegou: Ir de ferias para Menorca(Baleares) é um extravagante luxo. Extravagante para quem assim pensa é ter tempo para 'blogar'.
Quanto ao Medina ... pois tá bem deixa, pena é estarmos também a pagar caro o seu 'genio' passou e fez a mesma caca.

José Peralta disse...

Medina Carreira é insuportávelmente pesporrente,insuportávelmente professoral, insuportávelmente "cheio de si próprio"!

Parece achar-se o último dos ministros das Finanças competente, inteligente, inatacável !

E, depois dele, o caos, o terramoto, a hecatombe...

Mas, numa época em que o dinheiro da União Europeia entrava a jorros, em que não havia crise nacional ou mundial,eu não me lembro de, durante o seu magistério,ele têr implementado alguma reforma ou reestruturação económica, enfim alguma daquelas medidas que agora, demagógicamente,opina e propõe !!!
Mas isso, deve-se, certamente, à minha "fraca" memória !

E, na sua ânsia de protagonismo, nem se dá conta do "clawnesco" e ridículo exibicionismo em que, frenéticamente, esbraceja...

Anónimo disse...

Medina Carreira foi ministro em 1977! Não havia dinheiros da CEE porque ainda lá não estávamos. Havia era uma penúria imensa, ameaça de bancarrota e falência do Estado português. O PREC e o gonçalvismo mais as "conquistas alcançadas" encarregaram-se de delapidar o País. Medina Carreira foi ministro nessas circunstâncias. Goste-se ou não, é homem competente e sério.

João Sousa disse...

Se for verdade que o custo diário do alojamento é superior ao ordenado mensal de uma grande parte de portugueses, eu diria que se trata de um luxo, sim.

Além do mais, acho que seria no mínimo uma questão de ética que o primeiro-ministro de um país passasse férias no seu próprio país. Recordo-me de uma fatia do espectro político chamar sempre à baila o coqueiro de Cavaco Silva.

Anónimo disse...

Senhor José Peralta era bom que falasse com sentido construtivo e daquilo que realmente conhece

Anónimo disse...

«Quando a crise passar»
Quando passar, iremos (quem cá estiver) ficar a pagar ao exterior durante 50 a 100 anos, as alegres dívidas do regime.
Empréstimo de 1902, depois de uma década em banca rota (surgida em 1892), final do pagamento:2001.
Condenados a fazer de Sísifo!
JB

Anónimo disse...

O Medina Carreira é excelente e muito lúcido nos diagnósticos, mas acusam-no de não dar soluções. Quando começa a apresentar um arremedo de solução (regime presidencial), caem-lhe em cima...

PC

JB disse...

Ao que isto chegou: Ir de ferias para Menorca(Baleares) é um extravagante luxo. Extravagante para quem assim pensa é ter tempo para 'blogar'. - Zaira

Falou cedo, Zaira.

Se a diária no hotel em que Sócrates se instalou custa 1000 Euros por dia, como noticia o 24 horas, é capaz de ser realmente um luxo extravagante. Tão extravagante que o salário de um PM não chega para tanto. Vale a pena ler o José na Porta da Loja:

http://portadaloja.blogspot.com/

Anónimo disse...

José Peralta,
Você tem realmente fraca memória...
Então o homem foi ministro em 1977 e você atribui-lhe dinheiro a rodos vindo da CEE para onde entraríamos só em 1986?
Trate lá disso ou será alguma "socratice aguda"?
PS. Esta doença ataca imenso o cérebro dos mais crédulos...

José Peralta disse...

Anónimos das 1.20,4.25 e 7.06 PM

Têm razão, e agradeço que me tenham corrigido !

Nunca disse que Medina Carreira não é sério, mas mantenho tudo o que penso dele e do seu catastrofismo !

E eminentes e respeitados economistas, como por ex. Silva Lopes, com bonomia, de uma maneira mais contida, mais branda, mais diplomática, também não concordam com aquele alarmismo.

Permito-me citar o seu nome, porque já o ouvi ,se bem me lembro, num "Prós e Contras",frente a Medina Carreira .