14.8.09

O PONTO


«Há um erro essencial em transformar um chefe de partido no árbitro da honestidade dos militantes. Manuela Ferreira Leite deixou essa função aos tribunais (que por enquanto não desapareceram) e tratou legitimamente de "fazer" o grupo parlamentar que lhe convinha. Os protestos do PSD vieram de quem deviam vir e não impressionaram ninguém. E, fora dele, só os mais cegos fiéis de Sócrates, como infelizmente o renascido dr. Soares, resolveram achar que ela se dera um tiro no pé. Não deu. Nem quando recusou o papel de juiz. Nem quando correu com Pedro Passos Coelho e com a respectiva comitiva. Tolerar (e desculpar) um cavalheiro que pública e constantemente se ofereceu como substituto dela era com certeza a melhor maneira de promover a crónica indisciplina do PSD e, em última análise, a desconfiança do eleitorado. Uma ou outra boa alma também se aplicou a criticar o "quero, posso e mando" de Ferreira Leite. Esses democratas de ocasião chegaram presumivelmente anteontem da Lua e perderam portanto o embaraçante espectáculo do PSD, desde que Marques Mendes saiu. Sem uma autoridade fixa e até, eventualmente, brutal, o partido deslizaria outra vez para a "federação de câmaras" (à mistura com algumas "distritais"), que dia a dia se afundava na intriga e na irrelevância. As "listas" de Manuela, embora longe da perfeição, não a entregam à pasmosa irresponsabilidade dos "notáveis" e, num tempo de crise, isso é sem dúvida o ponto principal. »


Vasco Pulido Valente, Público

18 comentários:

Zé Manel disse...

Peço desculpa, mas para mim a opinião do VPV vale tanto como a do "Zé da Iscas".
A diferença é que o "Zé das Iscas" não tem autorização de escrever crónicas num jornal!

Anónimo disse...

Pois, pois... dia 27 de Setembro vamos agradecer á líder do PSD, por o PS ganhar as eleições com maioria absoluta, graças ao seu empenho nas listas para as legislativas, onde colocou os barões do partido que nada de util trazem ao país.

MINA disse...

Acho que VPV está um pouco confuso. De resto, a sua prosa oscila entre uma grande lucidez, por vezes, e outras por um raciocínio quiçá obnubilado. A ver vamos...

Anónimo disse...

Concordo com a Mina. A prosa do VPV oscila entre a lucidez e a nebulosa. Desta vez, parece-me lúcido. Até a mim me convenceu...

PC

radical livre disse...

VPV é uma pausa na onda qe merda que em breve vão despejar sobre a Senhora.
o único politico com "pedigri" no meio de tanta saloiada boçal.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Estamos sempre a ouvir "inquéritos" do género:

«Se tivesse de confiar as suas poupanças a alguém, preferia entregá-las a José Sócrates ou a Manuela Ferreira Leite?»

Toda a gente sabe a resposta, que só a abona.

Mas agora imagine-se que, depois de ser escolhida, ela dizia:

«Pois é, meus caros. Mas ando muito ocupada e não posso tratar das vossas economias. De qualquer forma, recomendo-vos um amigo meu que é muito bom nessas coisas de dinheiros. Vão por mim, que ele é tão bom, que até o escolhi para ajudar a gerir os dinheiros dos contribuintes portugueses»

Mani Pulite disse...

Ó Medina Ribeiro,você quer continuar a entregar as suas poupanças ao Extorsão dos Santos,o pior Ministro das Finanças da zona Euro?

Anónimo disse...

VPV é tudo menos imparcial... Além de que não passa de um 'marreta' que assiste de camarote ao espéctáculo e vai destilando aqui e ali a sua prosa. Ele esteve de férias e a verdade é que ninguém deu por falta dele...

Assim como não se tem dado pela presença da MFL no PSD...
Aquele ar de Margaret Tatcher, sentada de mãos cruzadas (Se ela as levanta ao ar ainda se confunde com a Virgem de Fátima), com um sorriso mais frio que a Antártida, diz tudo da futura Senhora Primeira-Ministra (sim, porque não tenho dúvidas que ela vá ganhar... para nosso grande mal!!!).

Mas agora que todos a aplaudem eu não esqueço o que se disse desta mesma Senhora quando foi Ministra da Educação e Ministra de Estado e das Finanças.

Depressa passou de Besta a Bestial... tal qual a nossa Selecção!!
Não há que admirar... Somos o país onde mais se vive uma verdadeira esquizofrenia política...

Anónimo disse...

Ninguém parece interessado em comentar as palavras de VPV,antes a sua pessoa,curioso.
Ficamos a saber que ele às vezes acerta e outras não,o que é suficiente para desacreditar tudo o que diga,pelos vistos.

Carlos Medina Ribeiro,não pode colocar as coisas nesse pé.
Está a extrapolar,partindo do princípio de que o Preto iria para Ministro das Finanças,o que bem sabe não é verdade,nunca será verdade!

Para o Anónimo das 9:21,quem disse cobras e lagartos da senhora foram os socialistas(que agora apoiam a bruxa da Educação,Maria de Lurdes)e o côro das virgens comunistas.
Aliás,dizem sempre mal,desde que não pertença ao rebanho do falsário.

É caricato os socialistas quererem fazer as listas do PSD.

ferreira disse...

Sem bem percebi VPV, ele acha que MFL fez muito bem em não querer transformar-se "no árbitro da honestidade dos militantes" e em "recusar o papel de juiz" para recusar gente suspeita de de falta de honestidade.

Mas já acha bem que tenha "arbitrado" e "ajuizado" a recusa de Passos Coelho e "respectiva comitiva". Talvez estes sejam suspeitos de crime bem mais grave.

Achará então que, recusando o papel de juiz, deve ser deixado aos tribunais a decisão dessas coisas da honestidade.

Por esse princípio chegará o dia, acrescento eu, em que nem valerá a pena fazerem-se eleições. Os Tribunais que decidam quem nos governa.

Zédosanzois disse...

O Mani Pulite prefere então entregar as suas poupanças ao suspeito de vigarista, só porque o seu contabilista não é lá grande coisa?

Anónimo disse...

Drama lusitano com três décadas.
A ausência de liderança, de disciplina e sentido de responsabilidade.
JB

Mani Pulite disse...

Não, ZédosAnzois,não entrego as minhas poupanças a uma quadrilha de gatunos,vigaristas e extorsionistas,cujo boss corrupto com hábitos de novo rico pratica a política do FALAR MENTIRA e do assassinato selectivo de quem lhe faz frente e cujo contabilista tem a escrita toda aldrabada.

Zédosanzois disse...

Mani Pulite,
Não são essas as alternativas que você punha no comentário anterior.
Quanto a este seu comentário, não o percebo bem.
Diz, e eu concordo, que não entrega as suas poupanças a um quadrilha de gatunos, vigaristas, etc.
Eu também não.
É por isso que não gostei da inclusão de A. Preto e Helena C.
Não gosto dos vigaristas do PS, e também não gosto dos vigaristas do PSD.
Mais claro que isto é difícil.

Mani Pulite disse...

Zédosanzois,o PS é só e nada mais que uma quadrilha de malfeitores e só os malfeitores singram nessa organização que de partido político só tem o nome,como foram o partido nacional-socialista ou o partido bolshevik no passado.Logicamente, uma organização dessas só pode ter delinquentes a dirigi-la.No caso presente, chegamos à enormidade de termos à frente do dito "partido" um pequeno crápula que até a sua licenciatura falsificou.Pior que isso só mesmo o pintor de paredes e cabo austríaco.Faz parte da natureza de partidos de matriz totalitária como o PS a penetração de todos os outros e da sociedade civil em geral.Fenómeno que temos vindo a assistir de uma forma galopante em Portugal desde 1995.O PSD,como única alternativa possível, tem sido objecto de um tratamento muito especial por parte dessas térmitas oriundas na generalidade dos casos da extrema esquerda e "reconvertidas" no PS.A penetração socialista no PSD é enorme e explica muita da impotência,cumplicidade, incoerências e venalidade de muitos dos que se apresentam como "do PSD" mas não são mais do que agentes de influência do PS.MFL se quer ganhar e ser Governo com poder efectivo e capacidade de ruptura com o poder Socialista tem de extirpar do PSD essa ,ou melhor, essas múltiplas filiais do PS.O que começou a fazer e está a pôr em pânico o sistema PS,os múltiplos tentáculos do Polvo que destrói Portugal e os Portugueses.De uma uma coisa podemos já ter a certeza.MFL não será um novo Barroso,o homem de todos os pactos com Sampaio e os Socialistas e que recebeu no final os 30 dinheiros que lhe quiseram dar.O Secretário-Geral do PS vale quantos Pretos?1000,10000,100000?A campanha do Preto,utilizando todas as toupeiras à solta no PSD é extremamente benéfica para MFL. Põe a nu toda a rede PS infiltrada no PSD e facilita a sua neutralização presente e futura.O eleitorado que quer mudança e uma verdadeira alternativa irá sufragar esta orientação e no Governo MFL terá as mãos livres e limpas para rasgar o sistema Socialista que nos foi imposto.Está tudo claro agora?Venham lá mais "PSDs" a dizer que não votam em MFL.Por cada um haverá mil portugueses que aderem ao verdadeiro PSD,o de Sá Carneiro.

Zédosanzois disse...

Já percebi.
A quadrilha de malfeitores PS é abominável.
Os malfeitores PSD são pessoas honestas, desde Isaltino Morais a Dias Loureiro.
É tudo uma questão de grau: o Secretário-Geral do PS é 1000,10000,100000 mais corrupto que António Preto.
Há corruptos grandes e corruptos pequeninos.
Os pequeninos, especialmente se forem do nosso partido, são perfeitamente recomendáveis para Deputados da Nação.

Mani Pulite disse...

Zédosanzois,o Preto não é Secretário-Geral nem Primeiro-Ministro de nada,mas um simples Zédosanzois de terceira que não risca nada.Quanto aos malfeitores do PSD, os que refere são um bom exemplo dos que dão para os dois lados.Negociatas com os Kapos do PS e cartão do PSD para ocuparem os lugares ao serviço do PS.O Isaltino é um amigo de peito e de carteira do Coelho.Não foi ele que nomeou um tal Boa Inspector-Geral do Ambiente que tanto jeito deu no caso Freeport?Em troca,pudera,o PS nunca o incomodou a sério em Oeiras até hoje.Será necessário explicar mais alguma coisinha,havendo tanto mais para dizer?Resta só dizer que para honra do PSD foi corrido do partido por ser corrupto nunca mais tendo tido o seu apoio.Quanto ao Loureiro, alguém já esqueceu o que o homem disse na apresentação do livro sobre o menino de oiro do PS.Quem fala assim não é gago e sabido como é só o faz porque está profundamente comprometido com os Socialistas.De qualquer modo já foi corrido do Conselho de Estado,é arguido e ninguém ouviu um coro de carpideiras do PSD aos berros a dizer que era tudo cabala ou campanha negra.O PS já correu com o seu Secretário-Geral?Já foi constituido arguido?Não dei por isso e isso diz tudo acerca da natureza "estrutural" desse partido e das protecções que dá aos seus Kapos.Quanto ao PSD, ou a qualquer outro partido, pode o meu caro amigo estar descansado.Sou completamente independente,mas não sou estúpido,nem cego,nem surdo e sobretudo não sou mudo.

M. Abrantes disse...

Nós, os "fartos de Sócrates", não queremos (Deus nos livre!) que a senhora Ferreira Leite se substitua aos tribunais. Esperamos dela coisas mais razoáveis e terrenas como, por exemplo, querer ganhar as eleições.

Achamos que seria avisado, corajoso, e até bastante coerente com o slogan 'política de verdade', não incluir pessoas sob suspeita nas listas do PSD.