2.6.07

DO IPO AO SANTA MARIA

Correia de Campos, o visionário da Saúde, quer remeter o Instituto Português de Oncologia para Oeiras. É um negócio do governo com o sr. Isaltino, seu compagnon de route autárquico, e que vai prejudicar a "centralidade" de um equipamento hospitalar fundamental. Que importa. A Praça de Espanha é uma boa zona e, desde que o dr. Costa inaugurou o registo político-imobiliário com os terrenos da Portela livres de aeroporto, tudo é possível. Vale alguma da classe médica que não se deixa prostituir pelo "progresso". Os hospitais pagos pelos contribuintes salvam vidas. Não realizam programas políticos.

5 comentários:

Anónimo disse...

O IPO foi uma das grandes realizações do Estado Novo, lançando Portugal para o cume da investigação e tratamento oncológico.
Os edifícios da Praça de Espanha, como alias, todos os edifícios públicos lançados pelo Estado Novo, são de uma funcionalidade exemplar, com espaços à dimensão humana, demonstrada pela capacidade de servir as suas funções ao longo de várias décadas.
Por infelicidade esses edifícios, pela sua personalidade arquitectónica, não têm a capacidade de ser “transvestidos” em mamarrachos opulentos e megalómanos ao gosto dos nossos “democratas” (p.exp. CCB, Expo, novos tribunais) ou de pura e simplesmente ser-lhes mudado o nome (p.exp. Ponte Salazar), logo, entra a lógica do camartelo, que “com uma cacetada mata dois coelhos”; apaga-se e reescreve-se a história e faz-se mais uns negócios imobiliários.
O meu receio é que deitem abaixo o velho IPO antes de construírem o novo IPO e depois gastem a massa toda nos estudos e projectos. É que era assim no fim da 1ª República, p.exp. o caso do “Bairro dos Mortos” da Ajuda, onde se gastou várias vezes o respectivo orçamento.
R.A.I.

Anónimo disse...

Quero HOMENAGEAR este blog. Parabens ao João (que não sei quem é). Sou militante do PS. Mas sou acima de tudo uma mulher que considera a Liberdade tão ou mais importante do que as necessidades de sobrevivência básica. Por isso leio religiosa/ este blog todos os dias. Muito obrigada.Por existir.
Ana

Anónimo disse...

Pior que mudar o IPO para o condomínio Isaltino, é o que se estará a preparar.
Extingui-lo.
Depois, que tiver dinheiro que se trate.
Na privada.

Anónimo disse...

Deve defender-se o IPO, como se faz neste post.
São bastante idiotas comentários salazarentos.

Anónimo disse...

A QUEM ESTARÃO JÁ PROMETIDOS OS TERRENOS TÃO CENTRAIS DO IPO? PARA MAIS UM HOTEL NA ZONA,UM SHOPPING,OU UM SUPERCONDOMÍNIO DE LUXO?
MAIS UM INSUSTENTÁVEL PROJECTO DOS GOVERNANTES DESTA REPÚBLICA DAS BANANAS.