3.6.07

SAMPAIO, O OUTRO


Daniel Sampaio preside a um "grupo" criado pelos socialistas destinado a promover a "educação sexual" nas escolas. Sampaio, o psiquiatra, é menos redondo que Sampaio, o político e irmão, todavia não deixa de pertencer ao vasto clube da correcção política e social. Parece que a RTP, no segundo canal, passou um documentário dinamarquês sobre o "eduquês sexual", oficialmente aceite pelas novas "pedagogias" educativas. Coisa para crianças entre os sete e os doze anos, por aí. E parece que algumas crianças se assustaram com o que viram e, os pais, sobretudo, com um debate que se seguiu em que participou o inefável psiquiatra do regime. Felizmente estaria lá a colega dele, Margarida Neto, que não é língua de pau e que não se priva, perante o "consenso" instalado nestas matérias, de dizer o que pensa. Sampaio, Eduardo Sá e o inenarrável Pedro Strecht - que também escreve "poesia" - constituem uma espécie de doutrina ambulante sobre o como lidar com crianças. Uma das que assistiu ao "debate", disse depois aos pais que, assim, até tinha medo de alguma vez ter bebés. Para se ter uma ideia da correcção que preside à excelsa cabeça de Sampaio, leia-se o que ele escreve no suplemento Pública de domingo acerca de "disciplina e castigos". Começa assim: "Os comentários sobre a falta de autoridade e o aumento da indisciplina são recorrentes. Na família e na escola, abundam os depoimentos sobre crianças e jovens agressivos, pais permissivos, professores incapazes de dar aulas. Diversas vozes reclamam o reforço da autoridade de pais e professores, por vezes com saudosismos de passados musculados, onde (diz-se) imperava a lei e a ordem. Há muita confusão neste discurso conservador. Quem o difunde, nega o mais importante: precisamos de ajudar os mais novos a desenvolverem a auto-disciplina, muito mais do que criarmos mecanismos de controlo disciplinar vindos do exterior. A disciplina é um processo de aprendizagem. Deve iniciar-se bem cedo, quando a criança sai do colo da mãe e começa a explorar o mundo." "Saudosismos de passados musculados"? "Discurso conservador"? Desenvolver a "auto-disciplina" com quem e como? Com os pais, com vossas excelências, os pedagogos, ou à bordoada, com os colegas? Prossegue Sampaio: "Se um menino bateu forte num outro, não basta pedir logo perdão: convém que compreenda as razões do que se passou e perceba, por exemplo, que é normal a zanga, mas não é legítimo bater. A seguir, a disciplina tem mais um passo: a reconciliação, o processo de melhoria relacional, onde novos caminhos no relacionamento interpessoal têm de ser conhecidos." De acordo com esta "doutrina", é de pequenino que se torce a realidade, isto é, o conflito, a ruptura, a dificuldade, o "outro", em suma, a vida. O que é preciso é preparar a criança para o consenso, para a moleza existencial e para "corno" social. Ah. E não é legítimo bater. Nunca. Ponto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Li uma única vez um livro do Daniel Sampaio sobre adolescentes, levado pelos louvores de amigos e colegas. Na altura via-me a braços com um adolescente e outro em vias de o ser e toda a ajuda era pouca.
O livro era uma sensaboria cheia de lugares comuns que dizia e ensinava coisa nenhuma. E assim se ganha prestígio, posição social e... dinheiro!

Anónimo disse...

e vossa exa viu, por acaso, o filme de que fala?

lusitânea disse...

À pala do mano saiu do anonimato e passou a intelectual "criador de doutrina"
Em Cuba o ditador que nunca mais morre também tem toda a família em lugares cimeiros, por conta do estado claro.
De repente e com varinha mágica debaixo duma pedra sai um "chico-esperto" O Sampaio é um deles.
Mas tem muito que aprender com o mano...

Anónimo disse...

Já não há pachorra para estas pedagogias irrealistas. Transmita-se aos jovens o que é a fantasia e a realidade. Um jovem hoje é um adulto amanhã. Convém chegar preparado. Já agora.
Provavelmente, por não terem aprendido o que é a fantasia e a realidade, é que nós temos estes políticos que por aí andam. De realidade, apenas conhecem a deles. Ou talvez não!

Anónimo disse...

Toda a minha «educação sexual» foi adquirida entre colegas do Liceu e algumas vezes (poucas) pela leitura. Naturalmente, eram outros tempos.
Mas, caramba, que diabo de vaginas e pichotas de oiro é que são estas de hoje em dia em que é preciso explicar tudo e repetir tudo até ao limite de uma queca exangue ?!

Anónimo disse...

Bem, já conhecia o Prof. Psico-Sampaio, antes do inábil mano se alancar aos mais altos voos da política, não terá sido à “sombra” do mano, nem de qualquer empenho politico que o psiquiatra venceu no seu meio, mas tão só pela sua qualidade ou, talvez, falta de qualidade dos que com ele concorrem (é na relatividade que muitas das vezes ocorre o nosso problema de “competitividade”!)
Faço um parêntesis para, em termos de “psiquiatria politica” lembrar um “monumento”; as imagens de 26 de Abril de 1974, à porta da Prisão de Caxias, do jovem Dr. Sampaio “atrás” do inesquecível e valente advogado João da Palma Carlos. Fica-se logo com a ideia que o rapaz queria, um dia, ser alguém!
O que estes psiquiatras infantis ainda não tiveram a coragem de confessar é que a educação se faz pelo exemplo.
Ora, se na generalidade os cidadãos (entre eles os que são pais, professores, educadores, etc.) não obedecem, não respeitam, nem cumprem as mais elementares regras de civismo, de hierarquia, de respeito, nem as leis vigentes e, quantas vezes, os princípios morais básicos da família, como é que os jovens vão respeitar a autoridade dos pais e a sociedade que os rodeia?.
Como é que um jovem que é transportado a alta velocidade pelo pai, que ultrapassa aos zig-zags, chama nomes aos outros automobilistas, pára em cima do passeio, chama “filho da p….” ao chefe do emprego, mete-se com a “boa” colega da escola do filho adolescente, embebeda-se depois de jantar, etc. etc., pode alguma vez ser um filho respeitador e , amanhã um bom “pater famílias”.
Uma sociedade desrespeitadora e indisciplinada não cria respeito nem disciplina!
R.A.I.

Pedro Morgado disse...

Por acaso não sou grande apreciador de Daniel Sampaio.
Mas, se há crianças que depois de visionar o dito dizem que não querem ter filhos, não será mais grave que ainda haja quem pense que os bebés nascem pelo recto...

Anónimo disse...

Com o devido respeito a melhor forma de ajudar, sejam crianças, adolescentes ou adultos a desenvolver uma sólida auto-disciplina consiste na aplicação criteriosa do velho método: Pata na argola, 1º aviso. 2ª Argolada, um bom sopapo em português antigo.

Anónimo disse...

"Quanto mais se cava...masi minhoca aparece"!!!!

Também eu pensava que os bébés nasciam pelo umbigo; depois, aprendi tudo com amigos/as e, sobretudo, lendo!!!

Crianças com bons exemplos dos pais, são adultos normais e saudáveis!

Quanto ao psiquiatra, gostaria de dar conhecimentos que esta gente, depois da fama, deita-se mesmo à sobra da bananeira, pois já é o 3º psiquiatra importante que uma amiga tenta marcar consulta para a filha e a resposta é sempre a mesma: o Sr. Prof./Dr. não dá consultas, mas tem u seu assistente que.....OU o Sr. Prof./Dr. tem os seus doentes fizos e já não recebe novos doentes, mas tem um(a) colega no consultório que..... e por aí fora!!!

No que se refere ao psiquiatra Sampaio, posso dar conhecimento que este Senhor é substituído pelo filho, também psquiatra, segundo se apresenta, e, durante as consultas, só fala do óbvio, tão óbvio que qualquer pessoa, medianamente informada, também sabe e não precisa de pagar um dinheirão ao dito médico para lhe orientar a carreira......

Uma desgraça!!!!!!

Anónimo disse...

coitado do Pai Arnaldo, Director Geral dã Saúde dos outros tempos~.
anda às voltas na tumba.

Anónimo disse...

Vexas tão enganados se pensam que o SR. anda à pala do mano. O que sempre aconteceu é que o DR. anda sempre a mando da mulher.