11.6.04

LUTA CONTÍNUA

Este blogue completa hoje um ano. O primeiro título que me ocorreu, roubei-o a Marcel Proust, "os prazeres e os dias". Porém, antes de começar, compreendi de imediato a puerilidade do exercício. Proust, esse fino narrador de ambientes e de "estados de alma", ilustre membro da "classe dos nervosos", não merecia ser convocado a umas meras frases de circunstância, ora sobre eminências esquecíveis, ora sobre "factos" e "não factos", e totalmente irrelevantes para o bem estar da humanidade. Aliás, o que me convocava a experimentar esta -na altura- "febre" bloguista, não passava precisamente disso mesmo, experimentar. Rapidamente troquei o título inicial pelo "portugal dos pequeninos". Na altura justifiquei a opção:

Não se trata de um blog destinado a enaltecer a obra coimbrã de Bissaia Barreto. O Portugal de que se fala é o País onde tudo ou quase tudo é "pequenino": a política, o Estado, o crime, o combate ao crime, a cultura, a comunicação social, a cidadania, a sexualidade, a sardinha, etc, etc. Até nós: a epígrafe de O'Neill continha um "lapsus scriptae" , em boa hora emendado, graças à oportuna chamada de atenção do Prof. Abel Barros Baptista. Neste blog procuraremos surpreender o quotidiano nacional - e não só - no que ele possa conter de ameaça à efectiva realização de uma "política democrática" e às liberdades individuais, no sentido que lhes atribuem os pragmatistas ironistas e liberais, como o americano Richard Rorty, felizmente com algumas traduções entre nós. Talvez esta citação de Rorty nos ajude a explicitar o sentido deste blog, se é que ele tem de ter algum:

"Uso o termo "ironista" para designar o tipo de pessoa que encara frontalmente a contingência das suas próprias crenças e dos seus próprios desejos mais centrais - alguém suficientemente historicista e nominalista para ter abandonado a ideia de que essas crenças de desejos centrais estão relacionados com algo situado para além do tempo e do acaso. Os ironistas liberais são pessoas que incluem entre esses desejos infundáveis a sua esperança de que o sofrimento venha a diminuir e de que a humilhação causada a seres humanos por outros seres humanos possa terminar."
(in Richard Rorty, Contingência, Ironia e Solidariedade, trad. de Nuno Ferreira da Fonseca, Ed. Presença)

Visto isto à distância de um ano, que não é nada, julgo não me ter afastado demasiadamente deste propósito. Nestes textos tem aparecido alguma coisa de que gosto e muita de que decididamente não gosto. Em certo sentido, este blogue "cresceu" numa direcção inesperada. Há nele muito mais "desprazer" do que jubilação. A culpa não é minha. Quando Miguel Sousa Tavares reuniu em livro as suas crónicas do "guterrismo", chamou-lhes "os anos perdidos". O "portugal dos pequeninos" tem sido fundamentalmente a minha privada "crónica" do "ano perdido" por Durão Barroso, alguém em que eu confiei, e de uma "ambição" em que eu deixei de acreditar. Provavelmente nunca chegou a existir qualquer "ambição" e eu estaria equivocado quanto a Barroso. Um ano passa depressa. Há muitas outras coisas que não. É uma luta contínua.

Sem comentários: