28.9.09

OS NOSSOS E OS DELES OU OS TEMPOS DE CORRUPÇÃO MORAL


Cheguei a casa e, na televisão, vi Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares. Estavam, por assim dizer, a fazer o "guião" daquilo que Cavaco vai dizer amanhã "à imprensa". E, naturalmente, a ajudar às pompas fúnebres de Ferreira Leite defendendo que Marques Mendes é que era bom. Mesmo assim, o escritor ainda conseguiu dizer uma coisa de jeito sobre o PSD. Só se vê coelhos a saltar da cartola, com um PSD em cada televisão, em cada esquina, a sugerir que "a seguir é ele". O mais óbvio, por causa dos interesses em jogo, é o Coelho de nome que não perdeu tempo em fazer avançar os seus peões de brega (e a sua extraordinária figura) cuja loquacidade política nunca desilude. Pois bem. É preciso fazer frente a este "socratismo" disfarçado, oportunista e negocista, que pulula dentro do PSD. E ao "socratismo" propriamente dito. Por isso decidi regressar ao partido com ficha assinada pelo José Pacheco Pereira. É a minha maneira de homenagear a decência da dra. Manuela Ferreira Leite numa altura em se aproximam tempos sombrios para o país. E lembrei-me de um texto do JPP sobre Boécio. «A resposta que a Filosofia dá a Boécio não é em si complexa e a essência que o "consolo" lhe traz é simples: Deus, a Providência e a Sorte não têm os mesmos caminhos terrenos e por isso podem parecer contraditórios na recompensa que dão aos humanos. Por isso, os maus podem parecer ter uma recompensa do seu mal. Mas vai mais longe e diz a Boécio que ele é verdadeiramente livre nos seus actos porque eles são independentes mesmo do prévio conhecimento que Deus tenha deles. Sendo senhor do seu destino, o que lhe estava a acontecer não tinha de necessariamente acontecer se não fosse a sua liberdade de escolher, e era para isso que os seus actos tinham valor para Deus e estavam para além da sua recompensa ou punição terrestre (...). Não sei se na dor da tortura o "consolo" da filosofia serviu de alguma coisa a Boécio. Provavelmente não. Mas o que levou esse homem antigo a, na sua cela, escrever para nós, permanece intacto na sua força e valor para estes tempos de corrupção moral. Por isso, ele é dos nossos.»

Foto: Ephemera

17 comentários:

Anónimo disse...

Os meus pêsames, João. Menos um Homem-Livre.

João Gonçalves disse...

Não se preocupe que não são cartões que me tolhem.

Unknown disse...

Julgo que faz mal. Mas rendo homenagem à sua frontalidade, rara nos tempos que correm.

João António disse...

Frontalidade rara nos dias que correm ! Parabéns

João António disse...

Frontalidade rara nos dias que correm ! Parabéns por isso mesmo !

JB disse...

Excelente notícia. Faço votos de que haja mais como o João Gonçalves.

Quanto ao resto, subscrevo o que diz sobre Ferreira Leite. Espero que fique no partido.

Maria João Marques disse...

"Por isso decidi regressar ao partido"
Uma boa notícia.

Unknown disse...

Pena quem lhe assina a ficha, por causa desses cavaquistas eu não votei PSD, sou de direita e tenho memória.
Já agora como fica esse sr que defende a candidatura Costa em Lisboa.
Lá estarei com meu voto dia 11.

ricardo disse...

Quem é o senhor que defende a candidatura Costa em Liboa?! Sabia de Maria José Nogueira Pinto, mas senhor...

Eduardo Freitas disse...

Fico muito contente com essa decisão, caro João, já que a decência e a inteligência são, infelizmente, bens escassamente distribuídos.

Seria uma honra para mim poder acompanhá-lo nesta hora.

JCC disse...

Para se poder sair é preciso antes entrar, não é assim?

fado alexandrino. disse...

Assisti ao começo daquele telejornal e maravilhei-me como depois de afirmaram que não fazem a mínima ideia do que Cavaco vai dizer conseguiram estar quinze minutos a explicar o que ele talvez vá dizer.
Como é que eles conseguem fazer aquilo?

Anónimo disse...

Só com gente assim a entrar (ou reentrar) no PSD é que este se pode regenerar, para deixar de ser um local mal frequentado. Poderia e deveria criar-se um grande movimento de novas adesões, de modo a que o PSD volte a ser um grande partido nacional (e não de micro e pequenos caciques), de causas (e não de interesses) e de poder (mas não dos poderosos).

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Avizinham-se tempos difíceis e uma espécie de "noite das facas longas" neste país.

Com efeito o cenário de corrupção e impunidade que grassam na sociedade Portuguesa levou-nos a um ponto sem retorno.

Estou a ler com muito interesse a biografia não autorizada do PM. Claro que quando ele já não for mais útil aos barões do poder será encostado e lhe arranjarão uma reforma dourada. Terá ele sorte, porque na verdadeira máfia davam-me um tiro na nuca.

Admiro o seu carácter e frontalidade em defender o seu ponto de vista e ser honesto.

No entanto a Manuela Ferreira Leite não tem estofo para o pântano em que se transformou o PSD. Basta ouvir indivíduos frustrados, ressabiados e acima de tudo vingativos, que não olham os interesses do país antes dos pessoais, como O LFM ou PPC, para perceber a sujeira que por lá vai.

Se você conseguir contribuir para limpar a casa e correr com estes miseráveis traidores já será bastante meritório.

Apenas discordei de si quando defendeu o regime em vigor na Madeira. Embora tenha compreendido. Mas acho que a visita de MFL a Madeira foi um dos seus primeiros tiros nos pés.

O que se passa com o PSD nacional é o mesmo que se passa com o PS Madeira: está cheiro de infiltrados que o minam o
por dentro, como um cancro que lentamente destrói a força vital de um indivíduo.

Quanto ao Sr. Presidente da República. Não vale à pena criar expectativas. No entanto realço que ele tem no seu currículo o sacrifício de três líderes do PSD: Fernando Nogueira, Santana Lopes e Ferreira Leite.

Espero que Santana dê cabo do candidato do PS em Lisboa. Não suporto a arrogância petulante daquele indivíduo. O que vale é que ele não estará por algum tempo na quadratura do círculo

Anónimo disse...

Que palhaçada! E fala você em coerência, homebagem à líder, frontalidade e outras palavras de efeito... Você entra para o PSD como entraram outros ditos ex-comunas, e o Pacheco Pereira é um deles, para irem minando tudo e acabando tudo.

Cáustico disse...

Felicitações.
É surpreendente que regresse ao partido numa hora destas.
Só espero é que não deixe de pôr a nu a careca de muitos interesseiros que por lá pululam à espera de uma oportunidade para dar largas à vaidade e para conseguirem o seu governo de vida.

Observador disse...

Temos todos de trabalhar para levar Paulo Rangel a futuro lider