29.9.09

INTIMAÇÕES DE MORTALIDADE


Mário Soares nunca revelou, enquanto PR, estados de alma sobre o PS. Soares sabia que em política não existem estados de alma e, quando se esquecia disso, logo alguém, lá em Belém, lho recordava. Isso não o impediu, com método e zelo, de "conspirar" para remover Constâncio, para diminuir Sampaio e para só "puxar" por Guterres quando percebeu que ele ia ganhar. Mesmo assim não o poupou ao famoso congresso da FIL. Sampaio, após alguma hesitação, foi aconselhado a demitir Santana quando lhe garantiram que o partido "estava pronto". O resto é conhecido sobretudo o que certas pessoas, avidamente, fizeram contra o Cavaco de São Bento nos idos de Soares. Cavaco, o PR, convenceu-se que o seu profissionalismo e seriedade bastavam e que não era preciso a porca da política para nada em Belém. Com uma Casa Civil deficitária nesta área (e com ela superavitária cá fora, no governo, na corte do 1º ministro ou nos papagaios dos media e demais vendilhões do templo como acabou por reconhecer), Cavaco decidiu revelar estados de alma. Ora de um Chefe de Estado não se espera intimações de mortalidade para partilhar, à lareira, com o "povo". Espera-se dele decisões políticas. As mais elevadas.

23 comentários:

Carlos Duarte disse...

Caro João Gonçalves,

Não concordo consigo. O que eu assisti foi a uma declaração do PR ao actual PM a dizer, de forma bem "clara", que quem manda é ele. Ou, se quiser como já vi escrito noutros lados, foi uma declaração de guerra.

Este (o futuro) governo tem os dias contados.

Foi pena a MFL ser uma vítima de um jogo que não era dela... mas o facto de não se ter pronunciado NUNCA sobre as escutas indica - pelo menos para mim - que sabia o que se passava.

Mani Pulite disse...

CAVACO PRECISA URGENTEMENTE DE UMA BRIGADA POLÍTICA DE CHOQUE EM BELÉM.EM TEMPO DE GUERRA SÃO NECESSÁRIOS COMBATENTES E NÃO BETOS E TIAS.

Xico disse...

Haverá alguém a assessorar o Presidente, para que ele não tivesse de fazer uma declaração tão incompetente? Será que Cavaco está só em Belém com o cozinheiro e a governanta?

Anónimo disse...

Concordo com o Carlos Duarte. Com esta declaração Cavaco pôs o PS em cheque. No fundo, o Presidente ao "abrir a alma" ou seja o que for, fez um pouco o papel de vítima, atirando subtilmente ou não, a responsabilidade para o PS

Aires Vilela disse...

Depois de ver na RTP dois energúmenos, ditos jornalistas, insultarem o Presidente da República, o mínimo que se pode exigir das pessoas decentes é que não contribuam para esse indigno peditório.

Karocha disse...

JG

Também concordo com o Carlos Duarte.

ciclópico disse...

Já começou a "incompreensão" dos analistas (cf. análise imbecil e vergonhosa na RTP) em relação ao discurso do Presidente...

Que limitados: o Presidente não se limitou ao discurso inócuo que pretendiam. Azar.

FranciscoB disse...

Qd é no futebol que há corrupção, ninguém liga...

Escutas?? Isso não serve de prova...

Entretanro a máfia está legalizada...

Agora aturem-nos por mais uns anitos...

Anónimo disse...

O painel da RTP 1 era muito engraçado e independente: O Marcelino e um Marcelinito. Um diz mata e outro diz esfola: era o Cocó, o Ranheta e o Facada (o locutor). Enfim ... que fazer?

Eduardo Freitas disse...

A imbecilidade de muitos "analistas" e "jornalistas" não os levou a pensar na possibilidade de uma comunicação do PR com um tom e clareza pouco habituais.

Pacheco Pereira aqui fornece a sua leitura com a qual concordo por inteiro.

João Sousa disse...

Costuma-se dizer que nunca devemos discutir com um idiota, pois ele arrastar-nos-á para o seu nível e depois ganha pela experiência.

Tenho a impressão de que Cavaco Silva está-se a deixar cair numa luta de baixa política com o PS de Sócrates. E isso não é bom sinal, pois significa que Sócrates conseguiu arrastar a querela para o seu nível e conseguirá ganhar pela experiência.

Este país vai ficar feio. Com o PSD (de novo) em convulsão, uma comunicação social subserviente (RTP, DN) ou domesticada (TVI) ou em guerras intestinas de poder (Público), Sócrates fará o que quer sem escrutínio. E fará porque as acções de Cavaco Silva serão interpretadas como "luta política". Ora se é usual os comentadores dizerem que "quando o PM se envolve em luta com o PR, o PM sai sempre prejudicado", esquecem-se de um pormenor: esta é a primeira vez em que uma luta entre a Presidência e o Governo envolve um Presidente vindo da direita.

esse.antonio disse...

Cá para mim, depois de tudo o que ouvi, parece-me que o Alberto João é que tem razão: "o País endoidou"...

Xico disse...

O problema não está no que ele disse, mas na forma como o disse. Não foi bem feito.

Eduardo Freitas disse...

Depois de Maria João Avillez na TVI24 é agora Nuno Rogeiro e Sarsfield Cabral a dizer algo de inteligente na SICN.

Leiam o discurso do PR: «Agora, passada a disputa eleitoral, e porque considero que foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência, espero que os portugueses compreendam que fui forçado a fazer algo que não costumo fazer...».

(Sublinhado meu.)

Mani Pulite disse...

A matilha Sócretina está desesperada com o discurso de Cavaco.Prova que lhes bateu forte e feio e estão a ganir de dor.Vingam-se inundando a comunicação social com tudo o que é comentador avençado e toupeira de serviço.Depois da pancada que vão levar nas autárquicas ainda vão ficar mais feridos.

Anónimo disse...

Por uma vez v.não tem razão ou tem-na sem querer:efectivamente Cavaco não é Soares,nem Sampaio.Será de lamentar?
Cavaco apenas disse uma coisa importante:esta gente não é decente e... "I'm not for turning".Tudo o resto são adjectivos e por isso estão a ser infinitamente glosados pelos mercenários destacados para a noite televisiva.

Garganta Funda... disse...

O PR foi alvo duma grande tramóia e subestimou os seus mentores e artífices.

A comunicação do PR peca por tardia e muito antes da campanha eleitoral própriamente dita deveria ter posto tudo em "pratos limpos", convocando todas as entidades responsáveis pela segurança e intimando o PM a dar explicações.

Hoje, o PR apareceu ao país num registo pouco instituicional e numa atitude demasiado defensiva em relação aos poderes obscuros que se movimentam nos bastidores e que têm um ou vários mandantes.

Outro erro do Presidente foi "confiar" em demasia na prosápia dos socialistas e do PM.

Com a ajuda inestimável dos "jornalistas e dos comentadores à peça", a entourage socretina lançou uma casca de banana e o PR escorregou nela infantilmente...

Óbviamente que nada ficará como dantes e era bom que o PR doravante não mais contemporize com a estratégia socretina em curso, pois um dia poderá acordar e verificar que alguém decretou a extinção do cargo, por desnecessário...

O futuro promete...

(Alguns "comentadores" estão a afirmar que o PR hoje "marcou o seu território", como fazem os animais...

Que pesporrência!)

Karocha disse...

Garganta Funda
Peço desculpa em não estar de acordo consigo!
Presumo que nunca foi escutado e, não teve a sua vida esmiuçada de fio a pavio, perseguido ameaçado etc. etc.
Não podia falar antes, precisava de mais provas.
É a minha humilde opinião.

mfonseca disse...

A debilidade de Cavaco é que não está preparado,nem traquejado para contracenar em episódios dos Sopranos,nem foi figurante n'O Padrinho.Andou,por isso,sem jeito.Mas devia o homem ter ficado sentado em Belém à espera que lhe fossem lá levar a cicuta?

Anónimo disse...

Saia mais uma cabala e uma urdidura para o pêesse.
Este ministério da propaganda xuxa é exímio em criar factos, beneficiar deles deles e de seguida vitimizar-se, acusando os visados de engendrar as broncas.

Nem o goebbels faria melhor!...

Anónimo disse...

Cavaco está muito muito mal assessoriado em Belém.
É urgente rodear-se de bons assessores políticos. Duros. Bons.
De outro modo pode perder rapidamente o que ainda lhe resta de capital de confiança por parte da população em geral.

Estes tipos vão tentar enrolá-lo de novo na "teia" de modo a ser comparado e nivelado com esta bandilha de malandros.

E o BE vai, qual lebre socretina, mais uma vez pedir a cabeça de Cavaco. O "acordo coligatório" pêsse/BE existe. O Alegre triste denunciou-o e o Louçã não conseguiu o seu intento - maioria com apoio acordado mas fingindo atacar e tal. A tática foi demasiado denuciada.
Vão continuar a jogar de forma que pareça que estão em rota de colisão quando estão de facto e realmente "coligados".
AH

javali disse...

Eu, que sou do povo e não pertenço a partidos nem a coisa nenhuma, e falo apenas como observador, acho tudo isto um disparate. E um disparate dos grandes.

Creio que sobressai de tudo isto o aspecto mais tenebroso da nossa política actual: está irremediavelmente perdida no que respeita a sua autonomia e capacidade de gestão, e está cada vez mais dependente do espaço mediático.

Apesar de todas as considerações que se possam fazer sobre o significado dos discursos, o factor mais essencial é a circunstância em que o discurso é produzido. E sobre isso, hoje, ficámos na mesma. Ou seja, ninguém explicou coisa nenhuma, porque toda a gente envolvida neste bico-de-obra apenas está a preocupar-se com o efeito que a coisa tem nos jornais.

Aliás, é esquisito que tudo isto tenha nascido numa notícia de jornal. O que só reforça o que estou a dizer.

Acho que estamos no caminho errado. Se não for "errado", pelo menos é vergonhoso, porque há outras maneiras de fazer as coisas.

Anónimo disse...

Estava a ver que era o único a não achar normal as barbaridades e deturpações que se ouviram nas análises à declaração do presidente...

Para mim, ele foi claro como água: quando fala das "vulnerabilidades" e que a sua prioridade é a preocupação com a segurança, está claramente a admitir que está a ser vigiado...

E o PS percebeu isso, tanto que na reacção disse que o PR deve utilizar "todos os meios que estejam no seu poder para garantir a segurança dos meios de comunicação na casa da presidência" .

Só ninguém explica é como é que o tal e-mail do Público foi parar à redacção do DN, é porque não deve ser importante...

Desculpem lá a forma imbecil como me estou a expressar, não estou num dia de inspiração, mas queria só partilhar isto.