21.4.09

UM RETRATO


«A prosa oratória da sra. Câncio só é perfeita (e consumida) por quem já está disso convencido. Os encómios aos seus textos "testiculares" surgem, curiosamente, da maioria de adeptos das tais causas fracturantes, que (sem inocência) trocam a melíflua nutrição da sua prosa, pretensiosamente radical, que lhes reverdece a alma e lhes adoça a vida privada, pela pouca original atitude de cedência face ao exame do poder autoritário e de pensamento único que tudo corrompe - e que sublimam para o dia de finados. Com ou sem declaração de interesses, a questão em debate não permite esquecer a ostentada (e medíocre) propaganda que se observa e é total. No resto, a converseta é estimulante e, até mesmo, imperiosa. Porque os tempos do jornalismo estão "feios" e a causa "corrompida pela língua", como diria Kraus.»

Almocreve das Petas

Adenda (com comentário de leitor): «Pois lendo hoje o DN, órgão oficioso do socretismo, ficamos a saber que a sra. D. Fernanda Câncio abandona o programa da TVI24. A dita senhora até faz declarações ao jornal onde manda em tudo e em todos, que passo a transcrever: "O registo do debate não me parece o mais adequado às minhas expectativas".» Não é mesmo preciso dizer mais nada. Há, de facto, muita gente que não suporta o contraditório apesar de se dizer democrata da derradeira colheita. E que, à medida que o tempo passa, mais parece um jornalista em fim de carreira a despontar para outra coisa que ainda não sabe bem o que é que vai ser. É pena. Deus lhe pague que eu não tenho troco.

8 comentários:

Gonçalinho disse...

Pois lendo hoje o DN, órgão oficioso do socretismo, ficamos a saber que a sra. D. Fernanda Câncio abandona o programa da TVI24. A dita senhora até faz declarações ao jornal onde manda em tudo e em todos, que passo a transcrever:"O registo do debate não me parece o mais adequado às minhas expectativas". Fantástico!

Anónimo disse...

"Encontro de comadres"

Ás Sextas-Feiras a digestão com a Moura Guedes deve ser certamente algo de complicado.

A

Rui

PS. Para melhor a digestão, melhor que o ENO:
"Glacier Descent" do "Arve Henriksen"

Miguel Neto disse...

Boa notícia! Agora se para substituir f. for algum socialista da "qualidade" de Francisco José Viegas ou de João Pereira Coutinho vai tornar-se programa a não perder.

Quanto a mim, as expectativas de f. eram de, através deste programa, se tornar um idolo ainda maior da esquerda moderna, esclarecida e intelectual, mas depressa percebeu que o registo do debate não era o mais adequado às suas expectativas.

Anónimo disse...

~estou tão farto, mas mesmo tão farto desta gente que não entendo o porquê de ainda não ter feito aquilo que sempre faço: esquecer que existem câncios & comandita. Se calhar é porque ainda acho importante saber o que o inimigo pensa.
RITA

João Sousa disse...

Sempre que debate com alguém, a pequenina e garrida pessoa Fernanda Câncio consegue invariavelmente, com o seu estilo trauliteiro e troglodita, a proeza de me colocar do lado dos seus opositores - mesmo quando se tratam de assuntos em que a minha opinião coincide com a dela.

Carlos Araújo Alves disse...

Confesso não me espanter com a decisão. Espantado fiquei com o convite que Constança Cunha e Sá lhe fez e mais ainda pela facto de ter sido aceite!

Anónimo disse...

Não percebo honestamente. Fernanda Câncio poderia ter sido um sucesso nesse programa senão tivesse aqueles dois chatos sempre a destruir-lhe a retórica. Isto quando há debate é uma chatice.

... disse...

A elevação e respeito de F. está expressa neste post e noutros que escrevi
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/04/cultura-e-elevacao.html