17.1.09

O ERRO COLOSSAL

Se a memória não me trai, o dr. Mário Soares, em 1998, classificava a regionalização como um erro colossal. Para fingir que é de esquerda, o actual secretário-geral do PS e 1º ministro parece que vai incluir o referido erro na sua moção. Promete novo referendo, diz ele, como se se tratasse de uma prioridade nacional no meio do abismo. Esta manobra, destinada apenas a agradar aos inúmeros caciques insatisfeitos e ao provincianismo cósmico da nossa desgraçada elite política, pode não ser meramente retórica. E isto com o país a enterrar-se docemente na crise. Por isso, convém denunciar já a manobra. Uma coisa, por exemplo, que ficaria bem ao dr. Portas que está de serviço no fim de semana.

10 comentários:

joshua disse...

Com um pouco de sorte, Sócrates até a bisavó desenterrava se isso representasse um trunfo político adicional ou o sounbyte-bóia que o salvasse. Tretas de Circo.

Há desespero de S.Bento ao Rato. Só não percebo o aparente entusiasmo de São José Almeida, a jornalista socialista, ao soltar e comentar tal revelação. Pensei que era imensamente inteligente.

Unknown disse...

Especulemos : talvez o sentimento subjacente ao setecentista "menos mal que nos queda Portugal", de "nuestros hermanos" (e que, para eles, nunca desapareceu) se vá finalmente concretizar...

Anónimo disse...

Continuo a afirmar, embora
reconheça que o faço para surdos, que é o povo que tem de dar a lição à canalha política do socialismo de merda.
Faço boicote aos combustíveis da Galp, da BP e da Repsol, embora receba vales para combustíveis da Galp e da BP que não utilizo.
Não vejo nem leio nada que me cheire a cultura brasileira.
Não compro jornais diários, porque mentem, publicações que exibem o focinho de pseudo senhores, de homens e mulheres chanfrados mas exibicionistas.
Estou a retirar a minha conta do
banco onde era cliente há dezenas de anos, porque no seu CA meteram um socialista de merda detestável.
Procedam todos os portugueses assim e verão como isto vai ao sítio. Deixem de ser comodistas.

Lura do Grilo disse...

Regionalização= Corrupção Existente * Número de regiões a manter-se a qualidade da nossa democracia.

Em Espanha nada tem contribuído para a coesão nacional nem para o desenvolvimento harmonioso do País. A Andaluzia é PSOE vai quase para 20 anos e tem 1/3 dos desempregados: a miséria e a degradação humana batem no fundo.
A corrupção em Espanha está num crescendo imparável.
Precisamos de políticos honestos: que sirvam e não se sirvam.

caozito disse...

Sem o querer corrigir, discordo de que "o país" está "a enterrar-se docemente na crise"; na minha opinião o país "está" a enterrar-se AMARGAMENTE na crise.

A "soprar" para o total descalabro, está o dr. Soares, um dos insígnes "speakers" ao serviço do Sócrates & Cª., apelando, ao "abastado" povo que, este país, só será bem (?) governado com uma maioria socialista: só falta acrescentar que não faltará "a sopa dos pobres" ao povo.

Despudor, é um "fraco" substantivo para classificar o apelo.

Se a afirmação do sr. antigo presidente não fosse tão ridícula (para não dizer disparatada, a roçar o dramático), diria que, em matéria de humor negro, o sr. Soares é craque.

Estou a pensar, sèriamente, em ir viver para "outland".

Anónimo disse...

E que tal o Sócrates promover JÁ um referendo sobre se os Portugueses querem visionar JÁ o video referido hoje no SOL acerca do caso FREEPORT?

Anónimo disse...

Regionalização pode ser tudo e nada: se vier apenas substituir os Governos Civis tudo ficará na mesma. Se se constiuir num poder intermédio entre o Estado Central e o Poder local pode ser muito.
O País não pode suportar o despesismo que contitue o pagamento de centenas de pesidentes de câmara e milhares de vereadores e presidentes de junta. Isto precisava tudo de um cuidado reordenamento Acresce que qualquer cidadão vítima da má vontade de um poderoso autarca - são todos poderosos - não dispondo de recurso hierárquico apenas lhe resta o tribunal, caro e inútil, como isto está. Depois temos que a proximidade do poder conduz à promiscuidade e ao despotismo. E não há pior déspota do que aquele que está próximo.
Muita coisa poderia ser corrigida pela regionalização fosse esse o interesse. Mas não acredito muito.

Anónimo disse...

Resta agora a esta cambada de
ignorantes que têem delapidado
este pobre país até à exaustão,
esquartejá-lo em retalhos, com
a regionalização.
Haja bom senso e alguém que se
faça ouvir...
Zénabo

Anónimo disse...

Anónimo das 9:56:
O senhor não leu bem. Esquartejado é como o país está! Retalhado em mini-autarquias em que cada uma faz o que lhe apetece por que estão todas em roda-livre. Agora, o mínimo exigível seria juntar esses pedaços todos e conferir-lhe um mínimo de coordenação. E, se possível fazê-los funcionar com uma administração mais barata e eficiente, com menos foguetes e melhores obras.

Anónimo disse...

A regionalização pode ser uma oportunidade para sermos melhores mas também tem o risco de sermos piores governados por caciques. É uma escolha com os seus riscos, como todas. Seremos maduros suficientes para aceitar riscos como desafios e com respectivos planos de contingência?