30.1.09

FAIT DIVERS?

Ler, no Blasfémias, a oportuna "série" do Carlos A. Amorim intitulada "Poderes Ocultos". E este post do Vasco Lobo Xavier. Com o devido respeito, consideração e amizade que tenho pela dra. Cândida Almeida, é incompreensível que, na sua qualidade de responsável pela investigação portuguesa do processo Freeport, se desdobre em declarações públicas sobre o mesmo como se estivéssemos a falar de um fait divers. Não é um fait divers. E talvez o SFO britânico venha a explicar isso com mais clareza e discrição do que a PGR portuguesa que parece intervir nisto mais como "comentador" do que outra coisa qualquer. Respeito por prerrogativas institucionais, muito bem. Temor reverencial, nunca.

Adenda: Também foi anunciada a instauração de um inquérito a alegada fuga de informação no caso. Quando se entra por aí - pela periferia e pelos inquéritos sobre os inquéritos - é meio caminho andado para chegar a lado nenhum naquilo que interessa. Holzwege?

8 comentários:

Tino disse...

Isto só lá vai mudando o regime e fazendo um amplo inquérito a todas as cândidas e albertos que no MJ, MP, PJ e DCIAP engonharam todos os processos preocupantes ou perigosos...

joshua disse...

Mais uma comunicação do PM a sorrir [I did not have sex with that woman!], com um sorriso fóssil do princípio ao fim: os milagres que não operam os spin doctors em marketing político!

Maquilagem, entrada em cena! Acção. Está a rolar.

Anónimo disse...

Meu caro senhor, a, pelos vistos, sua amiga, Dra Candida Almeida, aparentemente, conhece uma "ciência" que o senhor desconhece. É que ela disse na entrevista da RTP, de longe melhor que a da SIC, que o tio do "José Sócrates" estava a ser investigado e era suspeito de tráfico de influências. Ora, no sujeito Freeport, este parente do então ministro do ambiente ia traficar influências com quem?? Com o Rui Gonçalves??? Não me parece. E era o que faltava a PGR depender dos ingleses para trilhar o seu caminho. Avaliar o comportamento de um só será importante se as suas conclusões forem assimétricas às do outro. Se a discrepância for avultada, se se perceber que houve "discriminação positiva" da minoria familiar. A senhora não tinha que dizer mais nem menos que o que disse.
RIBO

Anónimo disse...

e com isto, passou ao lado a discussão e aprovação do orçamento, dito suplementar, que é o reconhecimento do falhanço das políticas económicas desta espécie de governo que temos, e aquela vergonha do pretenso relatório da OCDE, sobre o qual o PM mentiu descaramente ao país, pelo menos duas vezes.

Anónimo disse...

Não sou nenhum estudioso das leis mas posso assumir que, ao investigar alegadas fugas de informação, está-se a admitir que existia informação? E ao admitir que havia informação, isso significa que tudo isto que tem saído nos jornais não é, afinal, criação de jornalistas mais imaginativos?

Anónimo disse...

Em quem acreditar? Estou dividido! O SFO ou MP português?

Se na altura a ZPE tinha um guarda ou vigilante eu, se fosse ele, estaria muito preocupado e contrataria desde já um advogado!

GAVIÃO DOS MARES disse...

A Drª Candida pareceu-me uma simpática dona de casa.
Tartamudeou um bocado!
Ela é mesmo licenciada em Direito?!

Anónimo disse...

Muito gostava de saber se as cândidas e os albertos do MJ, MP e PJ também aceitaram a censura da ditadura?