16.1.09

CONTRA O LADO FÁCIL


José Pacheco Pereira selecciona dois ou três exemplos daquilo que se pratica em muitas redacções. Quanto ao Diário de Notícias, se o retrato do Saramago ainda ornamenta uma sala da Avenida da Liberdade, não é seguramente por causa do Nobel. A Focus "política", por seu lado, é um pequeno refúgio socialista em que "anónimos" bem conhecidos e, agora, "Sócrates friendly" derramam amplamente a favor do "querido líder". Carlos Ventura Martins, o director-geral, garante, por assim dizer, a "ligação". É por estas e por outras que, apesar da excessiva longevidade da peça, o Jornal das Sextas, da Manuela Moura Guedes na TVI (e escusam de vir aqui insultar porque vai tudo para o lixo), é um espaço de respiração. Tem defeitos? Imensos. Mas eu estou farto de perfeccionistas, sobretudo daqueles que estão sempre do lado "certo" das coisas e da vida. O lado fácil.

8 comentários:

Pedro Barbosa Pinto disse...

Mas desde quando vida de puta é fácil?

Anónimo disse...

quadra do meu tempo de coimbra (1952-5)
"já dizia o poeta acácio
na sua rima bruta:
a puta é filha da vida,
a vida é filha da puta".

escritor latino:
«os dirigentes fazem porcaria,
os contribuintes levam as marradas»
amanhã há freeport

radical livre

Anónimo disse...

TVI, que com o 'louco' VPV, nos deixou esta sexta um retrato muito simpático desta democrática AR e dos seus artistas - deputados e direcções parlamentares.
A Banca e a Pátria estão de parabéns.
Já agora, esta tarde, com o voto favorável do PSD (e CDS) aos projectos legislativos do Governo do PS, sobre uma não-reforma deste governo (mais uma), os meus parabéns. Ao bloco central.
JB

Anónimo disse...

Os despedimentos do Grupo Oliveira devem servir de aviso à restante comuncação social portuguesa. O que se passa com o DN e JN, de completa subserviência ao poder socialista, paga-se mais cedo ou mais tarde com o descrédito. Nos dois jornais, os bons são sempre os mesmos, ou seja, Sócrates e a sua clique de mentirosos. Os editoriais dos dois jornais podiam ser escritos para a Acção Socialista, o orgão oficial do PS. Leite Pereira, director do JN, daria um excelente colaborador da folha socialista. Os maus, os das setas para baixo, são também os mesmos: tudo o que faça frente ao socretismo. A malta fartou-se de comprar jornais que alimentam a intriga política e a mesma mentira do Governo. Por isso, as vendas vão baixando de tal forma que já não dá para o Oliveira pagar o que deve à banca. As coisas não ficam por aí e, por este andar, mais desgraças surgirão.
No grupo Impala vai-se pelo mesmo caminho. Ventura Martins, o antigo valet de chambre de Soares em Belém, aproveita as revistas do grupo do Jacques para fazer os seus ajustes de contas pessoais. Ventura Martins, uma prima dona rafeira, percebe de tudo: de política, de social, de intriga foleira, etc. A Focus, de que é director, é um nojo de revista, bem ao estilo de quem a dirige.
2009 será um ano negro para o jornalismo português, cúmplice da política de aldrabice deste Governo. Antes dos próximos actos eleitorais, o povo já começou a fazer a sua opção: deixou de comprar jornais socialistas, o melhor castigo que se pode dar a quem mente. Quando forem para o desemprego, verão que nem o Sócrates vos salva.

joshua disse...

MMG pertence àquele número de visíveis que por alguma razão - um certo gosto pela verdade e pelo desalinho - é cravado de campanhas de menosprezo.

Anónimo disse...

Caro João.
Soube que a Manuela tinha voltado ao Jornal Nacional. Nunca tinha visto exeptuando os 15 min finais para ouvir o VPV. Ontem, por razão deste seu post, vi a coisa. E tenho de concordar. De facto, é dos últimos sítios onde se respira... Até 6.ª-feira às 20H.
Cumps.
Joao Goncalves

Anónimo disse...

O editorial de hoje do director do DN é mais um exemplo de subserviência do grupo Oliveira ao socretismo. Vê-se que Marcelino está contente com o socialismo de miséria em que vivemos. Quatro anos depois de Sócrates no poder, temos meio milhão de desempregados. Agora, falta acrescentar os 122 que foram despedidos no grupo do Marcelino. Gostava de só ter notícias positivas? Pois a realidade é a realidade, meu caro Marcelino.

Anónimo disse...

Reparem bem que um infiltrado do socialismo de merda no DN transitou para a SIC. Atenção à acção deste melro. Se for necessário, boicote à SIC.