19.12.08

A HIPÓCRITA DEPUTAÇÃO


A deputação nacional, do Bloco de Esquerda do dr. Louçã ao Bloco de Direita do dr. Portas, aprovou pela terceira vez o estatuto do sr. César contra o PR. O PSD, cobarde, absteve-se. E o presidente da casa mais parecia um lorpa do que o institucionalista que foi. Ao menos que nos poupem a derrames sobre as "instituições", os "equilíbrios" e demais tretas de circunstância. Deputados de diversos partidos que fizeram intervenções públicas a criticar a aprovação do estatuto por causa dos poderes presidenciais e que agora votaram a favor disto ou se abstiveram, mereciam que lhes atirarassem com uns sapatos rotos e mal cheirosos para cima. Hipócritas.

13 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Enfim, chegou o tempo de repensar a estrutura em que o Estado assenta. Com isto, é inevitável. Vamos para a federação ou para a pura e simples secessão? *

* Esta gente devia ler umas coisas, começando pelo processo parlamentar que conduziu à separação do Brasil.

João Sousa disse...

Para Vital Moreira defender Cavaco Silva, é porque a coisa estatutária nasceu realmente torta.

Unknown disse...

Triste figura do Paulo Rangel! Que miséria. Os novos já são velhos!

Anónimo disse...

Embora tenha muito respeito pessoal pelo Presidente da República, acho que hoje foi um dia grande para os Açores e para o Povo Açoriano.

O Estatuto já tinha sido aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa dos Açores e pela Assembleia da República.

Será que a opinião politica duma pessoa poderá prevalecer sobre a vontade dos representantes directos do Povo?

Compreendo as reticências instituicionais do Presidente que está sujeito a um determinado figurino constituicional.

Mas o que mais me chocou é ver e ouvir os diversos dignatários da auto-convencida "inteligentzia" nacional, desde constituicionalistas, intelectuais e outras figuras decorativas desta republiqueta a espumarem ódio e raiva contra os Açores.

Foi vergonhoso demais.

Uma "intelectualidade" provinciana, paroquial e salazarenta.

Se não compreendem as autonomias que façam uma visita à Gronelândia, Ilhas Faroe, Ilhas do Canal, Antilhas Holandesas, Reino Unido, Confederação Helvética,etc.

Não sejam retrógados e dependentes dum pombalismo serôdio.

O PSD nacional fez figura de urso.
O PSD dos Açores, felizmente, esteve à altura do acontecimento.

Até estranho o facto dos deputados do PSD da Madeira não acompanharem os seus colegas dos Açores.

De facto a Madeira tem uma noção instrumental da Autonomia; ao invés os Açores têm uma filosofia profunda de autonomia e que já vem do sec.XIX.

Cumpre-se o lema dos pais fundadores da Autonomia (dos finais do sec.XIX): Livre Administração dos Açores pelos Açorianos.

Bom Natal e Próspero Ano Novo para o autor deste magnífico blogue e para todos os seius leitores e comentadores.

Anónimo disse...

Aqueles canalhas têm lá alguma vergonha.

O poeta Alegre veio agora revelar que as últimas legislativas foram ganhas com fraude eleitoral.
Que havia ruas com mais votantes PS que moradores e lares de velhinhos inteiros a votar na panasqueira.
Alegre demorou 3 anos a libertar esta informação.

Se isto é um facto deve haver poucos países no mundo onde não seja escândalo.
Estranho não ver grandes referências na comunicação social.

No tempo de Santana Lopes andavam de microfone em punho 24 horas atrás dele a denegri-lo.

Eu pensava que existia uma lei eleitoral e um CPP.Enganei-me!

Honestíssima esta gente que por dívidas de uma ou duas dezenas de contos ao Fisco penhoram a habitação sem aviso prévio ao cidadão comum.

Camila disse...

Meu caro "Abaddon", permita-me uma ligeira correcção.

O que Alegre disse a propósito da hipotética batota, terão sido as eleições para secretário geral do PS e não para as legislativas.

Para as legislativas em que Sócrates também venceu foi muito mais grave do que isso:

Foi um perfeito ENGANO de lesa pátria!

Cumprimentos,

Camila

Anónimo disse...

O beato Bosco e o sr. César estão felizes um com o outro. Conseguiram ditar a sua lei ao Continente e até ensarilhar outro açoriano, o pomposo Dr. Gama, agora confesso admirador do Dr. Jardim, quando nem os votos sabia contar no Parlamento na votação do Estatuto. A única vitima foi a desgraçada da recém eleita lider do PSD, D. Berta, que foi imediatamente agredida pelo estilo arruaceiro que caracteriza o sr. César. A felicidade vai chegar agora aos Açores através do estatuto do Bosco/César/Sócrates. Coitada da D. Berta!

caozito disse...

Por força das circunstâncias, mas contra vontade, ouvi o sr. Pinto de Sousa declamar, para uma assembleia - muito atenta, diga-se - composta de jornalistas (dos bons), políticos (dos melhores) e empresários, sobre o futuro próximo do desenvolvimento das empresas e "ensinava" como gerir para enfrentar a crise.

Então não é que o homem, agora, "virou" professor de empresários ?

Como é que este país pode ser o campeão das fraudes bancárias, da ignorância, de todos os males, tendo um "naipe" de ilustres sábios a governá-lo(?) ?

Falta muito para ... vocês sabem para quê (?).

Anónimo disse...

Tanto quanto me disseram, não pode ser uns sapatos quaisquer: tem que ser os sapatos melhores.

Anónimo disse...

A que se destinam as sondagens? Quando houver eleições adaptam-se os resultados às sondagens.
O "povo", como sempre, acredita.

Anónimo disse...

Estaríamos todos livres disto se, à altura da descolonização, os Açores fossem habitados por negros. Hoje fariam parte dos PALOP,s e não assistiríamos a estas bagunçadas. História triste todo este caso, o do Estatuto dos Açores, um grande exemplo de que a lei, em Portugal, tem todas as leituras possíveis, mesmo na casa onde ela nasce e mereceria ser respeitada. É um dos mais tristes retratos do-estado-a-que-isto-chegou.

Aprendiz disse...

Eu, que sou ignorante, fiquei com a ideia que não havia problema na reforma mas sim na forma!
O que retive foi:

1: a alteração dos poderes do presidente necessitam da alteração da constituição; opinião partilhada pelos constitucionalistas de todos os quadrantes.
2: porque é que o PR não levou a questão ao tribunal constitucional??
3: porque será que a AR esteve "indiferente" ao cumprimemto das regras?? Para que os partidos não hostilizassem os seus interesses regionais?
4: teoria da cabala: será que o Santana ao levantar a teoria da dissolução da AR estava a fazer um favor a alguém? Agora é candidato à câmara de lx... será prémio?
5: porque é que o PS não admitiu uma revisão à constituição, sabendo-se que todos os partidos estariam de acordo com a alteração do estatuto?
5: o presidente vai ter de homologar a lei, mas pode a qualquer momento após a entrada em vigor do diploma, pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de qualquer uma das suas normas (segundo li). O que fará Cavaco?

Uma coisa é certa, pelo que percebi, podiam todos levar com sapatos; Cavaco porque titubeou e os partidos porque não hesitaram.

Anónimo disse...

"Embora tenha muito respeito pessoal pelo Presidente da República, acho que hoje foi um dia grande para os Açores e para o Povo Açoriano."

Não não foi, aquilo que nasce torto...
A mudança dos poderes de um Presidente ou de qq orgão de soberania só se deve fazer pela mudança da Constituição.

lucklucky