29.2.08

SIMONE



Vi a entrevista de Simone de Oliveira na RTP. Gosto dela. É uma mulher com força, corajosa e livre. Por isso mesmo, podia ter-se poupado ao "momento anti-fascista" com que começou a entrevista. Simone começou e floresceu na "ditadura", uma "ditadura" que lhe permitiu ir a Espanha cantar Ary dos Santos e que a celebrou. Quando regressou, foi recebida em apoteose, em Santa Apolónia, provavelmente pelos mesmos que, cinco anos depois, esperaram Mário Soares vindo de Paris e que, dias antes da revolução, aplaudiram vibrantemente o então presidente do Conselho, Marcello Caetano, no Estádio Nacional. O nosso "povo" sempre foi assim: muito "patriota" com quem está. Simone, como explicou, vota PS, um PS que, agora no governo, se "esqueceu" dela nos cinquenta anos da sua carreira. Lembro-me de Simone, em 1980, na sede da recandidatura do General Eanes a cantar a canção do vídeo, um poema de Eugénio de Andrade. As coisas são o que são e foram o que foram. E a Simone é uma referência da música dita ligeira portuguesa, acima de qualquer regime. Não tem por que se arrepender de nada.

9 comentários:

Unknown disse...

A woman for all seasons...

E com uma irresistível atracção pelo "palco"...

Anónimo disse...

Pois é, mas a senhora tem o «tic» de quem está e de quem esteve. Nunca vi tourear tão bem uma choca ...

VANGUARDISTA disse...

Pois é exactamente por esse "anti-fascismo" militante de hoje dos untuosos mais ou menos velados de ontem, que eu não gosto da Simone, do Carlos do Carmo e outros quejandos que inundam a nossa praça.
Num fascismo tão feroz, como o pintam em ar de testemunho sofrido, como é que cantavam Ary, a famosa erótica “Desfolhada” e até ganhavam o “opressor” Festival da Canção?

António Erre disse...

Desculpe meu amigo. O exemplo (vídeo)nada muda.
Que cansaço!!
Tanta pomba assassinada!!
Tanto frasco de perfume!!
Tanta tonteria!!- digo eu.
Que horror.

jpt disse...

no estádio José de Alvalade

Anónimo disse...

Julgo lembrar-me de Simone apoiando Carmona e lá no PS, amigos de espíritos livres como agora são, devem ter gostado à brava...

Anónimo disse...

coitada, como todos os que estão na mesma condição, não consegue fugir ao que deve ao regime do estado novo. paz à sua alma.

Anónimo disse...

Essa Simone é uma fiteira e oportunista de primeira e o amigo C. do Carmo faz pendant com ela e outros da mesma estirpe a fazerem lembrar as parvalhonas da Guida Maria e Maria Dulce que logo após a golpada puseram o nome do saudoso Vasco Morgado pelas ruas da amargura, empresário este que lhes deu todas as oportunidades profissionais de que elas beneficiaram e de que maneira. Como ainda o paspalhão do Tordo e outros que tais. Dinheiro é com eles não interessa de que regime ele venha. O fadista, cuja mãe tinha uma casa de fados onde só era facultada a entrada a gente endinheirada estrangeira e portuguesa e esta sempre com recomendação (ou cartão tipo clube privado e não por perigo de desavenças ou violência que não as havia em Portugal, mas por elitismo do pior) e onde ele, como 'porteiro' de serviço, fazia o favor de barrar a entrada a quem o não fosse, era uma das casas de fado mais caras de Lisboa. E ainda têm o desplante, ele a outra e os outros da mesma pandilha, de dizerem mal do antigo regime, regime que lhes deu fama e dinheiro e o prato de sopa em que andam a cuspir há décadas. Agora menos, pudera, já viram que a cassette antiga passou de moda e como bons oportunistas vão reciclando o discurso à medida que os ventos mudam, se isto passasse a ditadura rebobinavam de novo e lá se vendiam ao novo poder. Viveram no antigo regime à grande e à francesa com prebendas e mordomias de toda a espécie e quantas mais viessem melhor e neste há trinta e tal anos que fazem o mesmo. Anti-fascistas de última hora camuflados de comunistas travestidos de democratas é o que eles todos são, mas sobretudo desavergonhados .
Parabéns pelos vossos escritos

aspegic disse...

MAS DESDE QUANDO É QUE A D. SIMONE É UMA ANTIFASCISTA??????? QUE EU SAIBA ELA NÃO PASSA DE UMA CANTORA LIGEIRA - NÃO COM 50 ANOS DE CARREIRA, POIS PERDEU A VOZ E DEIXOU DE CANTAR - ALINHADA NO NACIONAL CANÇONETISMO DE OUTROS TEMPOS AO LADO DE TANTO OUTROS... NÃO ENTENDO PORQUÊ A RTP LHE DÁ TANTA COBERTURA E TEMPO DE ANTENA? VILA FAIA PORQUÊ A D. SIMONE? COM TANTA ACTRIZ DE GABARITO, POR EXEMPLO A LOURDES NORBERTO E ESCOLHEM A D. SIMONE PARA UM PAPEL DE ACTRIZ? SERÁ QUE A RTP DEU TANTA IMPORTÂNCIA AO ESPECTÁCULO DO COLISEU POR VIR A MADALENA IGLÉSIAS? É POSSÍVEL. E DEPOIS A D. SIMONE TRATOU-A COM INDIFERENÇA NO PALCO, NÃO DEVE TER VISTO O COLISEU EM PESO DE PÉ A APLAUDIR A MADALENA IGLÉSIAS. E QUANTO À POLÍTICA... NÃO É POLITICA? PORRA... PASSA-LHES A MÃO PELO PELO A TODOS. JÁ ANDA LOUCA PARA TER UMA NOVA ORDEM DO ESTADO PORTUGUÊS, E CERTAMENTE ATÉ VAI TER JÁ NO PRÓXIMO DIA 10 DE JUNHO. E O QUE TEM TRABALHADO PARA IR PARA O PANTEÃO! SABE MUITO BEM MEXER-SE. ELA QUE NÃO DEFENDE OS POBREZINHOS MAS AS PESSOAS. QUE TAL COMEÇAR PELA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA?
num país chamado simone. MULHER SIMPLES, NADA NADA PRETENCIOSA. COMO DIRIA UM GRANDE SENHOR DA RTP " E ESTA HEIN!".