12.8.07

LER OS OUTROS

O melhor Eduardo Pitta - tenho saudade suas - em dois posts. Sobre a família MacCann e respectiva soap opera, a síntese é a correcta. Acerca do dito de Margarida Pinto Correia - "A Direita está cheia de preconceitos que se instalam, dominam e oprimem. Um filho de uma família de Direita tem muito menos abertura de espírito do que um filho de uma família de esquerda. E faz-me impressão uma sociedade em que se premeie apenas o mérito, independentemente das condições à partida. Isso é a Direita e isso faz-me muita impressão." - apenas duas observações. Primeiro: os trinta e três anos deste regime produziram coisas como esta Margarida ou como a outra, noutro registo, a Rebelo Pinto, que nos impingem diariamente como ícones de um tempo novo. Apesar disso, e com uma frase destas, a primeira das Margaridas dá ideia de ter aprendido o jargão na democrática ilha de Cuba onde o seu marido tinha (não sei se ainda tem) interesses imobiliários. Segundo: se há coisa que a esquerda que a primeira Margarida frequenta não possui é "abertura de espírito". A sua estúpida frase é a prova disso.

8 comentários:

Anónimo disse...

É a esquerda caviar (mas caviar genuíno, entenda-se!). O "Bloco" não lhe detém o monopólio. E, aceite isso, é de extrema coerência.

Nem a menoridade apriorística como qualifica ou outros - os da (horror!) "direita" - surpreende. É muito natural. Na falta de argumentos mais substantivos, atira-se-lhes com uma "capitis deminutio". Para boa parte do auditório, a coisa pega muito bem.

Foi uma prática muito usada por algumas direitas. E absolutamente generalizada por parte das esquerdas.

Coerência, uma vez mais.

Costa

Anónimo disse...

Mas quando se trata de sacar uns bons dinheiros aos empresários e particulares de direita para a "caridade", aí a direita já não tem problema.
E outras estórias...

Anónimo disse...

O regresso deste discurso radical da Tia Margarida também tem que ver com os enormes buracos financeiros do Tio Luís Represas e das suas empresas de restauração.
Há cinco ou dez anos atrás, nas vacas gordas, isto não era assim.
No tempo em que a família Belmiro de Azevedo pagava uma boa parte da crise do Tio Luís este discurso desapareceu.

Anónimo disse...

Pergunta lorpa:o plágio pseudo-científico faz parte dessa tal abertura de espírito das famílias "canhotas"?...

Alcino Lameiras disse...

Não tem muito a ver com o post, mas é só para dizer que gostei muito da expressão - ciganização do país. Pelo que vou passar a ser um leitor assíduo.

Alcino

Anónimo disse...

confesso que desconhecia familias assim tão uniformes: esquerda/direita.
na minha, graças a deus, há por lá de tudo ricos, pobres, destros, sinistros.

não compreendo o que seja isso de 'abertura de espirito' nas palavras da margarida nem como depois passamos logo para o prémio da sociedade.
'isto' incomoda a margarida. olhe, paciência. a mim incomoda-me é a ignorância por parte de quem a devia não ter

Anónimo disse...

Essa é outra gaja que me faz urticária.

Anónimo disse...

Refiro-me à Pinto Correia (e, já agora, também à Rebelo Pinto) e não ao Pita, claro....