25.4.07

NÃO VALEM NADA


"Desprezo as coisas aparatosas e vazias; detesto por temperamento as fórmulas, que é como quem diz os rótulos, não só em política mas na vida diária. Sei de antemão que não valem nada."

Oliveira Salazar, in Imparcial de 15 de Fevereiro de 1914

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu também não estou satisfeito com este regime. Mas apenas pelo seguinte:
Não penso que haja mais corrupção agora do que no tempo do Salazar. Fala-se é cada vez mais dela. Mas o que destrói uma democracia é falar-se no crime e ele aparentemente não ser devidamente punido. Se não é devidamente punido, então que não se fale nele, como era prática no tempo da outra senhora. Era como se não existisse.
Não há democracia que resista à falta de aplicação da lei e do funcionamento da justiça.
A democracia para sobreviver tem de ser muito mais escrupulosa do que a ditadura.
É este o problema.

Acho verdadeiramente preocupante a deriva do João Gonçalves para a quase apologia do salazarismo. É sintomático do mal estar que por aqui vai no sítio.
A prioridade absoluta é a do cumprimento da lei, ou então temos a degenerescência mais completa disto.

Anónimo disse...

Pois eu acho que o cotejo do pensamento de Oliveira Salazar - um homem que viveu ao tempo dos desmandos inacreditáveis da I república e que a «resolveu» pela construção do Estado Novo - com os fenómenos persistentemente degenerescentes desta "pseudo-democracia" actual, é muito pertinente. Ajuda a reflectir no rumo que esta bodega tomou ...

Anónimo disse...

...15 de Fevereiro de 1914...

Anónimo disse...

que idade e' que ele tinha?

Anónimo disse...

..e que culpa temos todos nós que o Salazar tivesse sido um Português Culto e Inteligente?? Caramba, não nos culpem também disso....o Homem era assim, o que é que se pode fazer???...