30.4.07

A EXPO 2010


Pelo Jorge Ferreira fico a saber que a República vai ter a sua "expo 2010". Para presidir a mais uma inutilidade do regime, escolheu-se o inevitável prof. Vital Moreira, uma das aves canoras da maioria. Como mandam as boas regras napoleónicas não abrangidas pelo Simplex, esta "expo 2010" já tem o seu projecto que, imagine-se, prevê nada mais nada menos do que seis (6) comissões. Há muito que revi definitivamente a minha posição sobre a I República. Considero-a uma ditadura segregadora e vingativa que, em menos de vinte anos, conseguiu a proeza de "virar" o país inteiro contra ela. Quando, no dia 28 de Maio de 1926, os militares desfilaram a partir de Braga até Lisboa, as "massas" respiraram de alívio. As elites republicanas foram alimentadas exclusivamente por e em Lisboa e isso, na altura adequada, foi-lhes fatal. Nunca se foi exaustivo na contabilidade criminosa da I República. O zelo "republicano" impediu o exercício, preferindo àquela a "repressão" do Estado Novo e o seu cortejo de "vítimas". As ilustres comissões e o elevado "projecto" comemoram cem anos praticamente perdidos. Nada mais.

Adenda: A propos, este post.

4 comentários:

Anónimo disse...

Naturalmente Vidal Moreira chafurda na lama e coaxa no lodo. É a ribeira dos milagres da III república. Quem melhor ?

Anónimo disse...

Compreendo que se queira celebrar 100 anos do regime republicano, mas para esta celebração ser feita sem tabus, seria necessário e de bom tom que a República fosse referendada. Afinal, a revolução estava a um passo de fracassar e só venceu porque o Embaixador Alemão teimou em retirar os seus compatriotas de Lisboa. A República acabou por acontecer por acaso. Como é que se pode celebrar um regime que foi escolhido apenas por alguns?

Eu sei o que é viver numa Monarquia (Bélgica) e a escolher, nunca escolheria a palhaçada que se vive aqui na Jugoslávia do Norte. Mas uma Monarquia séria como a Holandesa já me diz qualquer coisa.

Al Cardoso disse...

Nao poderia estar mais de acordo!

Sim perderam-se cem anos e ainda tencionam celebrar!!!

Facam mas e um referendo acerca deste regime!

Um abraco monarquico d'Algodres.

Anónimo disse...

«celebrações fracturantes» do «ideal republicano» ... só queria ver o PR com a «cana verde», ehehe