29.1.07

SALAZAR FASHION

A RTP colocou na rua um outdoor para concorrer com os do aborto. É parecido com o de cima, embora os "candidatos" estejam dispostos por outra ordem. Ou seja, pela primeira vez depois do "25 de Abril", o doutor Salazar tem direito a figurar num outdoor deste regime. É um passo em frente na "normalização" da nossa história mais recente. Não faltarão os resmungos dos "democratas" de última hora e dos polícias dos bons costumes jacobinos. A ignorância, democrática ou não democrática, sempre foi e será sempre atrevida.

4 comentários:

José Gomes André disse...

Aos poucos, a RTP lá vai engolindo os sapos... Pergunto-me se não estaremos aliás perante uma partida do destino: até que ponto Salazar poderia vencer o concurso se a RTP não tem entrado na "provocação" de o deixar de fora da lista dos 200 mais? Suspeito - e apenas isso - que esse acto terá levado muita gente a votar em Salazar, como um gesto de "rebeldia" - democrática, curiosamente.

Ou seja, terão votado em Salazar justamente para mostrar que não gostam de ver o seu juízo e o opinião limitados por entidades superiores. A história está repleta de ironias.

Bem Pelo Contrário

Anónimo disse...

A veneranda figura do Doutor Salazar é muito bem capaz de ganhar o concurso dos "Grandes Portugueses". Ironias do destino. Ele compreendeu, quase diria como mais ninguém, a "alma portuguesa". Nem mesmo Cunhal, que parece se lhe aproxima em votação, conseguiu entender o desejo de ordem, segurança, hierarquias, respeitinho (que é muito bonito), modéstia ("Devo à Providência a graça de ser pobre"), etc., etc. Errou na censura cultural, que a Cultura nada ou pouco podia prejudicar o regime e faltou-lhe o golpe de asa para a resolução (inevitável) do problema colonial. Mas deixou quarenta anos de sossego (às vezes aparente) que contrasta com a agitação da Primeira República. Por isso conseguiu estar 40 anos. Como agiria ele hoje? Ninguém sabe! Mas os portugueses, saudosistas que sempre o foram e serão (e não só os portugueses são saudosistas) aproveitam a oportunidade televisiva para o evocar e também para se vingarem de trinta anos de confusão e de corrupção (também a havia no tempo de Salazar mas comparada com a de hoje...) de que começam a estar fartos.

E, depois, a Democracia que temos, que a Europa tem, na era da globalização, do poder dos media, dos manifestantes contratados à hora, da ditadura económica a substituir a ditadura política, já tem muito pouco de democracia. Parece que alguma coisa se começa a perfilar no horizonte. O Poeta diria: "É a Hora".

MINA

Anónimo disse...

Para mim a palavra chave é mesmo essa : «Sossego», sossego, arre diabo !

Anónimo disse...

Pois que ganhe SALAZAR que era HONESTO e INCORRUPTO e, só por isto, merecia o PODIUM!!! Mas tem muitas mais qualidades que, hoje em dia, não se vislumbram em quase nenhum político !!!!