30.1.07

CAMPANHAS SURDAS-MUDAS

Pelo menos um grunho anónimo apelidou-me de "fascista" num comentário. Ele que combine um encontro no meio da rua comigo que eu terei o maior gosto em lhe devolver o "fascista" em conformidade. Adiante. Estes dias de "campanha" anunciam o pior. Não vai debater-se nada porque ambas as campanhas são surdas-mudas. No final do "debate" na televisão, alguém disse que está em causa, no dia 11 de Fevereiro, acrescentar ou não acrescentar uma alínea ao art. º 142.º do Código Penal. É verdade, e a isto os defensores do "não" - só o dr. Aguiar Branco escapou - não souberam responder porque não estava lá ninguém que sustentasse a actual legislação. Quem ouvisse sobretudo os e as médicas do "não", pode ter ficado com a ideia de que, se dependesse deles, nem o art.º 142.º deveria ter sido alterado em 1984. E a inteligente retórica coimbrã do prof. Vital Moreira ajudou a que pairasse no ar o demagógico registo "prisional" que faz tanto sentido como recusar as excepções que despenalizam o crime de aborto em qualquer parte do "nosso" mundo. Uma campanha surda-muda deixa as pessoas legitimamente em casa no dia do referendo. É bem feito.

9 comentários:

Anónimo disse...

...O' Pilatos: entao?
... agora vai ser uma campanha "suja":pois de la uma vistinha de olhos, e veja as suas palavrinhas sobre o assunto ate agora... GRANDA LATA!

Joao Pedro disse...

Agora V Exa espera elevacao no debate? da a sensacao que acordou agora mesmo de uma certa De profundis valsa lenta, tb deve pentear-se com a escova de dentes! leia os seus posts sobre o assunto e a sua candura a tratar das outras pessoas..

e essa do fascista, nao fui eu que lho chamei, mas parece lhe assim tao deslocado?? Nao tenha medo que os outros tb n tem: "quem vai a guerra...."

Anónimo disse...

Os NÃOS abortarão sempre que não tenham alternativa!....
Os SINS evitá-lo-ão sempre que puderem!!!....
Não vale a pena conversetas!!!
Trata-se de um problema PESSOAL, INTÍMO...e o aborto será praticado quando, de todo, a mulher não vir viabilidade no momento para levar a gravidez avante!!!

O resto ....é conversa e Política!!!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NXt8F7aw2LA

para ser visto em alturas de cessar fogo...

Anónimo disse...

...ja viu se o Grunho for assim um misto de Mike Tyson&Governador da California? La se vai a honra para o galheiro...

Tb convenhamos que V Exa e um bocado fascista, por evidencias obvias...qual e o drama?

Anónimo disse...

Pelos vistos não gosta de ser apelidado de fascista.
Tenha então cuidado com o que escreve o seu comentário "Ele que combine um encontro no meio da rua comigo que eu terei o maior gosto em lhe devolver o "fascista" em conformidade." faz lembrar um apelo a violência.
Aliás faz lembrar um nazi espanhol que uma vez vi na sic notícias que dizia que tinha duas paixões na vida, uma era o social nacionalismo outra a violência.
Tenha calma!

Se calhar por ser de extremadireita é que quase toda a gente, incluindo eu, posta anónimo.
é que toda a gente sabe como é que a malta da extrema direita é...

Anónimo disse...

Surdo-mudo é quem acha que tudo está bem nesta Portugal de alguns pequeninos.
Eu acredito que a despenalização passe, apenas isso e a abstenção Não Passará.

epb disse...

Veja lá Caro joão que a mim me chamam de assassino para baixo todos os dias por motivo contrário ao seu. só tem que fazer mesmo o que fez, ignorar e passar em frente. cumprimentos!

Anónimo disse...

" PELO SIM à Dignidade da Pessoa Humana, SIM a uma Vida Digna para todas as Mulheres que por decisão livre, reflectida e informada, optem pela IVG, até às dez semanas de gestação !






Sou Mãe ! porque quis ! e não porque o Estado quis que eu o fosse.



Se hoje fosse violada, talvez não fosse capaz de tomar a decisão de abortar, optando assim pelo Direito à Vida Humana - em formação dentro de mim - que todos os filhos de mães violadas têm, e ninguém lhes pode retirar, sob pena de cometer um crime !

Se hoje soubesse que estava grávida de uma criança com alguma deficiência grave, talvez não fosse capaz de tomar a decisão de abortar, optando assim pelo Direito à Vida Humana - em formação dentro de mim - que todos os deficientes têm, e que ninguém lhes pode retirar, sob pena de cometer um crime !

Nada impede que uma criança saudável e perfeita sofra um acidente à saída da maternidade e se transforme para sempre, num deficiente; ou que o filho de um acto de amor, não se transforme num violador, ou no mais perigoso homicida !

Assim como, nada impede que uma mulher engravide do marido, companheiro ou namorado, através de uma relação sexual forçada com recurso à violência física e ou psicológica - o que dificilmente se consegue levar a julgamento, por falta de provas.



Sendo assim, que Autoridade tem um Estado - de Direito Democrático - para dizer que fetos devem viver, e que fetos podem ter uma vida interrompida???


A nossa Lei já pressupõe duas classes de fetos humanos:

I. os que têm de nascer....

II. os que não têm de nascer...


Mas os fetos humanos são todos Vida Humana em formação, e como tal, deviam ter todos - sem excepção -os mesmos direitos e oportunidades !

Além disso, a Maternidade não se pode confundir com a gravidez ! esta dura meses, e a Maternidade é para sempre ! a decisão de não interromper uma gravidez, deve ser uma opção pela Maternidade ! e nem sempre, a Mulher que engravida está em condições de optar pela Maternidade ! ou porque foi violada; ou porque a sua saúde ou a sua própria vida corre perigo; ou porque não tem condições para que essa Maternidade seja exercida e vivida com um mínimo de Dignidade !

Nos dois primeiros casos, a Mulher pode optar por renunciar à Maternidade, e inviabilizar aquela Vida em formação dentro de si, sem cometer um crime !

No terceiro caso, se optar por renunciar à Maternidade, achando que não tem condições que lhe permitam exercê-la, com um mínimo de Dignidade para ambos,

a Gestante comete um crime, mesmo quando essa decisão, seja tomada até às dez semanas de gestação.


E a questão é:

deverá uma Gestante que sabe não ter condições mínimas para ser Mãe, ser obrigada a levar a gravidez até ao fim, para a abandonar depois à sua própria sorte, seja ela, à dos cuidados(?) dela, sua Mãe biológica sem as condições mínimas para o exercício da Maternidade; ou seja ela, a do abandono da criança em local devidamente autorizado pelo Estado que a obrigou a nascer contra a vontade da sua Mãe biológica ?

deverá uma Gestante que nunca quis ser Mãe, e que engravidou contra todas as precauções, ser obrigada a levar a sua gravidez até ao fim, momento em que legalmente poderá oferecê-la para a adopção, qual dadora de um Ser Humano completo e com vida - mas que os pais biológicos nunca desejaram ter ?


Sabendo como todos sabemos, que todos os métodos contraceptivos falham e que as Pessoas falham, contra a sua mais firme vontade,

deverá a Mulher - e o próprio Homem - continuar a viver a sua Sexualidade, imaginando o dia em que todos os métodos falhem, e com isso, sejam obrigados a ser Pais, mesmo sem o querer ser ou sem ter condições mínimas para tal ?

É esta a Vida, que queremos preservar a todo o custo - e sobretudo, à custa da condenação das nossas Mulheres que engravidam, mas que não querem mesmo, ou não podem mesmo, ser Mães ?

É isto que temos para oferecer aos fetos do sexo feminimo que pretendemos proteger com a nossa actual Lei ?

É este o Mundo em que os fetos do sexo masculino que igualmente pretendemos proteger, vão ter de viver, vendo as suas companheiras, as suas mulheres, as suas namoradas, as filhas, as mães, as amigas, a morrer vítimas de aborto clandestino, ou a ter filhos por medo das penas criminais, ou a deixar de viver a sua Sexualidade em Liberdade - responsável - para não ter de viver sempre com medo - ou mesmo em pânico - sob a ameaça de ter de praticar o crime do aborto, ou de ter de ser Mãe à força tenha ou não um mínimo de condições para o assumir ? intimamente, familiarmente, socialmente ou economicamente ?


Uma Mulher só poderá ter uma Vida digna, se o direito de querer ou não querer ser Mãe, puder prevalecer sobre o direito à vida do feto que se desenvolve dentro de si, e desde que a Mulher o exerça até a um determinado momento - o mais curto possível, mas que ainda lhe permita tomar uma decisão livre, reflectida e informada !

Caso contrário, a Mulher não poderá jamais sentir-se dona da sua própria Vida, nem um Ser Humano Livre de viver a sua Vida em toda a sua plenitude - responsável ! o mesmo se podendo dizer em relação aos Homens !

E a partir do momento, em que uma Mulher seja legalmente obrigada a ter uma Criança que não quer mesmo ter, ou não pode mesmo ter, o Estado deveria assumir toda e qualquer responsabilidade pelo sustento e formação daquela Criança até à sua maioridade - e auto-suficiência - assumindo ainda a responsabilidade por uma forma de compensação à Mãe involuntária, pela gestação e maternidade forçadas; e da mesma forma, ao Pai involuntário pela paternidade forçada;

porque em boa verdade, estes Filhos da Lei, já nascem sem Mãe, e sem Pai, naquilo que mais importa, que é a vontade de assumir esse papel e a capacidade para o exercer e viver, por vontade própria !


E uma Mulher ( assim como um Homem ) que opta pela IVG


ou o faz porque sabe que nunca poderá exercer em relação à Criança em gestação, uma Maternidade/Paternidade com um mínimo de Dignidade para todos - e nenhum deles merece que isso lhes aconteça ;

ou prefere abortar porque Sim, e uma Mulher, ou um Homem, que opta pelo aborto porque Sim, não tem um mínimo de condições psicológicas, nem um mínimo de responsabilidade para assumir uma Maternidade/Paternidade - que não seja um Poder Paternal de alto risco para aquela Vida Humana, que para eles pais biológicos, nunca teve qualquer valor !



É muito fácil o Estado continuar a fingir que protege o Direito à Vida das suas Crianças não desejadas pelos Pais biológicos, durante a sua gestação, através da penalização do aborto nos termos em que a Lei actual é aplicada,

porque até aí, e a partir daí, e fora disso, o Estado se desinteressa totalmente dos destinos de Mãe, Pai, Filho, e respectivo(s) Agregado(s) Familiar(es) e até do seu impacto na Sociedade...


Retirando os casos de abandono e de infanticídio - por acção ou por omissão - o Estado após o nascimento completo e com vida, só voltará a preocupar-se com estes Filhos da Lei, quando passarem a integrar os números crescentes dos Menores em Risco, os da delinquência infantil, do trabalho infantil, do insucesso escolar, do desemprego por falta de qualificação, da violência doméstica, do divórcio, da sida, das vítimas da prostituição infantil ou da pedofilia...

Sendo que, por cada um destes Menores, existe, ou existiu, uma Mãe, a quem o Estado não reconheceu o direito de escolher não ser Mãe, por falta de condições mínimas para o ser verdadeiramente !


e estas condições mínimas, dão-se às Famílias e sobretudo, à Mulher, antes da Mulher engravidar contra a sua vontade! dão-se nas condições de vida de um Povo, na Educação, na Saúde, na Cultura de Vida de uma Nação, que não pode jamais aceitar, que as suas Mulheres tenham destinos de morte macabra, ao tentar escapar de uma Maternidade ainda mais macabra ! que não pode admitir que à margem da sua Lei, alguém se substitua ao Estado na prestação de cuidados mínimos de saúde pública ! ou que se atravessem fronteiras para ter acesso a esses mesmos cuidados ! ou que um negócio de Vida ou de Morte continue na clandestinidade consentida, sem qualquer controlo ético, sanitário, fiscal, e de qualquer natureza ! uma Nação que convive serenamente, com a prática do aborto sem limite de semanas de gestação, a pedido de sabe Deus quem, feito por sabe Deus quem, por quanto sabe Deus quanto, em condições que só Deus sabe... E graças a um simples Não ! tudo poderá continuar a ser o que só Deus sabe ! até quando Deus quiser !

E isto porque, as condições de que uma Mulher precisa para ser Mãe, e antes disso, para querer ser Mãe, não se dão depois de a Mulher engravidar contra a sua vontade, obrigando-a a assumir uma Maternidade não desejada,

nem se dão, coagindo uma Gestante com a ameaça de penas, que por decreto conduzem ao nascimento de Crianças que não contam, logo à partida, com a sua aceitação por parte da Mãe; um facto que pode, desde logo, colocar em risco o seu Direito à Vida, ou o seu Direito a uma Vida DIGNA, a partir do primeiro minuto de vida, e em cada minuto restante da sua Vida... A mesma Vida que o Estado lhes quis garantir desde o momento da concepção, sem nada mais lhes poder garantir !


Muito pelo contrário, num País em que,

as Mulheres pudessem contar com o apoio do Estado no processo de tomada da decisão de abortar ou não abortar, o Estado teria todas as oportunidades para as convencer a não o fazer;

mas na clandestinidade - mantida pela Lei actual - o Estado não está lá para tentar evitar, o que tanto quer evitar !

E como a decisão é punível, o Estado não pode ter Serviços de Apoio à formação dessa decisão, perdendo assim, a melhor de todas as oportunidades para tentar proteger a vida da mulher e do feto ! e quando, não seja de todo possível proteger a do feto, pelo menos, proteger a vida da mulher que prefere morrer vítima de aborto clandestino e cometer um crime, a deixar crescer dentro de si, uma Vida pela qual não se pode ou não se quer responsabilizar !

E, enquanto morrem na clandestinidade, tentando evitar gerar Vidas pelas quais ninguém se responsabiliza à nascença,

mata-se, ao abrigo da Lei, em legítima defesa, aborta-se o fruto humano de uma violação, aborta-se o fruto humano que ameaça a saúde ou a vida da gestante, aborta-se o fruto humano defeituoso, porque a vida humana não é, e nunca será um bem absoluto.

Finalmente, num País, em que uma Mulher pode ser obrigada a ser Mãe à força - coagida pela Lei Penal - não se pode dizer que a Mulher é dona do seu Corpo e da sua Vida ! porque antes disso, existe uma Lei que atribui a um feto, o direito de exigir que essa Mulher seja sua Mãe, mesmo contra a sua vontade, mesmo sem ela poder assumir essa Maternidade com um mínimo de Dignidade para ambos ! mesmo quando essa Mulher engravidou nas circunstâncias mais adversas da vida, mesmo quando essa gravidez só lhes possa trazer - a ambos - destinos de miséria (des)humana ! que de resto, se podem estender a outras Vidas irreversivelmente afectadas por aquele nascimento indesejado !

Um Estado que só se interessa pela Vida Gestante e em Gestação, para depois A deixar duplamente, entregue à sua própria sorte, não tem Autoridade para punir quem, sem o seu apoio à formação de uma decisão livre e informada, decide pôr termo a um futuro que não deseja para si, nem para aquele Ser Humano em formação, nem para o pai biológico, e respectivos agregados familiares, sendo caso disso.


Para terminar, eu acredito que nasci, não porque fui concebida, mas porque os meus pais quiseram que eu nascesse;

se tivessem decidido não me deixar nascer, estivesse eu hoje, onde estivesse, saberia respeitar a sua decisão e não os censuraria;


porque na barriga da minha mãe, a minha vida não valia mais do que a vida de um feto mal formado, ou do que a vida de um feto de mãe violada - a minha vida valia o mesmo !


Do mesmo modo que hoje, a minha vida não vale mais do que a vida dos deficientes e dos filhos de mulheres violadas que nasceram, e que são Pessoas como eu - como todos nós - com os mesmos Direitos.

A decisão deve, em meu entender, pertencer aos pais, e em último termo à mãe, e nunca a um Estado que penaliza, mas não protege, nem apoia, nem antes, nem durante, nem depois...

Mãe & Advogada "