23.3.06

VIOLÊNCIA

Isto anda assim: aparentemente calmo mas pronto a disparar à primeira provocação. Este rapaz, por exemplo, tem um bar, uma família e serve café americano na maior tranquilidade. E em apenas hora e meia de filme é capaz de "despachar" dez almas sem pestanejar. É obra.

3 comentários:

Rui Castro disse...

Fiquei sem perceber se aconselha o filme.

Anónimo disse...

... não acredito que o “Homem seja mau “ acredito que o "Homeme" possa sofrer de “recalcamentos, deformações, repressões, traumas, etc” que ao longo da sua “existência” pelas mais variadas condicionantes “externas” vão causando inevitavelmente os ditos “traumas psicológicas”
... assim tecnicamente surgem várias teorias
... algumas, como
“Em relação ao homem, a violência é uma característica de sua personalidade que teve grande utilidade no passado, sendo desenvolvida e aprimorada (por exemplo, através do uso de instrumentos) para compensar as deficiências físicas e mentais do hominídeo primitivo na competição pela vida. Modernamente o homem continua a empregar a violência no controle do ambiente, das espécies que lhe ameçam e por vezes na competição com outros da mesma espécie”
... pelo que
Os conflitos têm explicação histórica, mas todos evidenciam o fim das relações simbólicas entre os grupos sociais e o consequente nascimento do ódio entre as pessoas.
“O homem é paranóico por natureza”
Ele cria seu inimigo.
O inimigo é sua identidade negativa; ele é tudo o que o outro não é.
A identificação do inimigo (“o que eu não sou”) ajuda cada um a se identificar (“o que eu sou”) e explica a formação dos grupos sociais.
Para se identificar, o indivíduo procura apoio num grupo.
Não importa se o outro é seu amigo ou vizinho; o que importa é que ele pertence a uma etnia rival e, deve, portanto, ser perseguido e, se necessário, morto.

... pelo que

A violência poderá surgir, da reclusão narcísica que, por outro lado, é efeito de uma violência exercida pelo exterior.
... e
De acordo com Freud, a violência é um impulso fatal ou de morte (Thanatos, oposto do chamado impulso de vida, Eros), essencialmente humano, instintivo, irrepreensível e ignorante de suas causas.
... por exemplo

Anónimo disse...

Rapaz ou matulão?