7.3.06

UM DE NÓS


Por estranho que pareça, quase que subscrevo na íntegra o artigo de José Medeiros Ferreira sobre Jorge Sampaio, retirando-lhe as intimidades e as maldades. "Bati-lhe" forte e feio no ano em que aceitou a debandada de Barroso e em que foi complacente com a trapalhada de Santana Lopes. Não aprecio a sua visão timorata do cargo que deixa daqui a dois dias, já que, mesmo com as duas dissoluções, acabou por deixar um lastro de presidente parlamentarista. Todavia, agora que se aproxima do final dos seus dois mandatos, importa fazer-lhe alguma justiça global. Sempre considerei que Jorge Sampaio seria um Presidente próximo de nós e respeitador das nossas individualidades e diferenças. À sua maneira, não foi outra coisa. Também à sua maneira, quase como um mediano funcionário público, cumpriu o seu papel. Respeitou literalmente a Constituição – que lê mais como jurista do que como político -, sem excessos, rasgos ou concessões. Não julgo que tenha jamais feito “favores” a qualquer Governo - Santana Lopes foi uma espécie de “vício na formação do acto” -, nem que tenha ajudado a minar oportunidades à oposição. Considero, aliás, que a afectividade que colocou no exercício do cargo, apesar das trivialidades e da propensão doentia para a irrelevância, fazem dele, com naturalidade, um de nós. Para o melhor e para o pior.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas haverá maldade maior do que o retrato da Paula Rego?

Anónimo disse...

Santana Lopes foi mais um erro sobre a pessoa.

Anónimo disse...

Nunca entendi a aversão a Santana! Será porque o homem gosta de mulheres?
Jorge Sampaio, não cumpriu a Constituição, anunciou a dissolução da Assembleia na rua, a um bando de jornalistas, antes de consultar os Partidos e o Conselho de Estado. Nunca entendi porque por se tratar de Santana toda a "autoproclamada" inteligência nacional acha que esses promenores são "menores".
Francamente, civilizem-se!!!
Isabel Moreira

João Gonçalves disse...

Cara Leitora, não foi certamente pelas suas opções sexuais que o dr. Santana foi removido. Ele foi removido por dois singulares motivos. O primeiro, e mais óbvio, é que nunca deveria ter sido nomeado primeiro-ministro e, muito menos, indicado para o cargo pelo PSD que vai pagar ainda por algum tempo bem cara essa factura. O segundo é que, tendo ele exercido efectivamente o cargo, só um ceguinho ou um analfabeto funcional é que não percebiam que o homem não servia para aquilo.

Anónimo disse...

Olá John,concordo c/td o q aqui dizes.Aliás,considero q Sampaio foi/é 1homem comum:s/nenhuma qualidade/rasgo especial e de tão apagadote(sp enrolando as mãos em sinal de mêdos ou fantasmas...nunca percebi)até conseguiu consensos!Não fez ondas durante 9anos p/epois d repente faze 1SUNAMI-deita abaixo o Santana!!!(e olha q,como sabes manifestei-me em Belém p/antecipadas,qdo Durão foi Fujão!).Deixa 1ideia d SIMPÁTICO,q chorou/dançou/comeu-bebeu c/POVÃO(e Timorenses),mas 1FRACO MAGISTRADO SUPREMO da NAÇÃO,pois p/Justiça so escreveu discursos bonitos(qual Técnico Superior f Função Pública,como dizes!!!)e mostrou mui PREOCUPAÇÕES,mas nunc conseguiu impôr refoma alguma,logo:Cuidou mui pouco d Democracia,ja q este pilar entrou em ruína clara.Tenho Mui PENA,mas é o maior sentimento q me deixa!Xau,bjs.FáPD

Anónimo disse...

Há pouco n comentei RETRATO d PR.Tive o privilégio d ver"ao vivo e a cores"n PalácioBelém,essa pintura d PaulaRego!Bem,ouve lá,nunca vi coisa mais FEIA!1º)Deve ter faltado tela à pintora(não?)já q cortou bem rente o cabelo,deixando a testa a fugir p/baixo d tábua d moldura!!!2º)Facamos a ver 1PR c/ar d XATICE,velho e a "corcundar"...(será q é essa a imagem q a PR quer dar do PR???)Aliás,como ela é 1mulher MUNTA FEIA,faz tudo FEIO e GROSSEIRO.In my vew,td o q PRego desenha ou pinta é medonho,só lhe saem MONSTROS.E a alguns,chamou-lhes "NªSrª" ou "Mãe de Jesus" ... PORRA,só faltava...
FaPD