13.8.03

SINAIS DO FOGO

1. Não há só as terríveis frentes de incêndio que o País não consegue dominar. Falo de outras frentes que vale a pena visitar.

2. Durão Barroso apareceu ontem a prometer reflorestação, desburocratização da segurança social para as vítimas e apoios financeiros para agricultores, por exemplo. Sendo um realista, Barroso devia já ter interiorizado perfeitamente o País que dirige. Ainda não passavam 24 horas sobre a mensagem e já as linhas azuis e verdes estavam, desde bem cedo, bloqueadas. Nas Caixas Agrícolas, alguns incautos foram mandados para trás, por serem precisas duas assinaturas... Tem razão o infeliz Ministro da Administração Interna: temos mesmo que mudar de modelo. Como diria Barroso, só não sei é quando.

3. Parte do Algarve arde. É um Algarve que não vem nas revistas frequentadas pelo "socialíssimo", um Algarve rural e interior, ignorado pela frivolidade dos "tios e tias" que se banham lá por baixo, e que aparecem a dizer que não sabem o que hão-de fazer a tanto "glamour inato". Em vez de passarem a noite em conversas boçais uns com os outros, em poses ridículas para as revistas do costume, por que é que não agarram numa mangueira e são úteis, por uma vez, nas suas patéticas vidas?

Sem comentários: