20.8.09

A DEMOCRACIA E A VULGARIDADE


«MFL não é uma académica brilhante, não tem sido uma política excepcional, não ganhou fama (nem sustento) como comentadora nos media, não se deixa fotografar a ler um livro com cara de quem está a ler os classificados. Certíssimo. Um dos mais antigos genes da democracia é a vulgaridade. Em Atenas, a tiragem à sorte para compor a boulê garantia que vinha sempre do povo a força inspiradora da cidade. Esta vulgaridade deve ser lida como simplicidade, como elemento aleatório e não planeado (a democracia foi instituída sobretudo contra a monarquia). Lembrem-se disto quando os vossos esbugalhados olhos lerem os resultados do próximo dia 27 de Setembro. »


7 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois-pois, estou 100% de acordo. Agora, o que não percebo é a tentativa em encaixar a MFL nesse tipo de vulgaridade. É que ela já tem "genes" de primeiro-ministro, provenientes precisamente dos tempos da Monarquia. O sr. Dias Ferreira, seu bisavô, foi um honesto e competente Presidente do Conselho de D. Carlos. eles que fiquem a saber.

Aires Vilela disse...

Não vou esbugalhar os olhos na noite de 27 de Setembro, não.
É que MFL vai mesmo ganhar: a última sondagem que consultei (e não é da Eurosondagens, do sr. Rui O. Costa, tão querida à Rádio Renascença, por exemplo...) dá isto:
PSD, 39,5%
PS, 22,4%
Vão-se habituando, portanto.

radical livre disse...

andam com muita falta de imaginação os "fabricantes" de sondagens, nomeadamente o "gadjo" da maçonaria.

o "fetente" chavez vai necessitar de fraldas de incontinente quando tiver de enfrentar debates.

no próximo "disparate de verão" teremos o PR a "escutar" o pm

logo estarei a ouvir com atenção
o meu caro Irmão
"dar no osso até soar a quebrado"

Anónimo disse...

Essa é boa ... o bisavô de Manuela Ferreira Leite foi Presidente do Conselho de D. Carlos I. Em minha opinião, é mais do que uma mera curiosidade.

FNV disse...

Eu sei, Nuno, mas não quis dar esse brinde.

Anónimo disse...

Haja seriedade, autenticidade e nada de subterfúgios. Penso que a MFL é uma líder que, apesar de todas as limitações, acredita que ainda é possível fazer política com seriedade em Portugal. Sócrates, apesar de alguns sucessos inegáveis da sua governação, dá a imagem de superficialidade, do banha da cobra, da demagogia como há muito não se via em Portugal.

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois foi. O velho José Dias Ferreira era um dos sobreviventes da Patuleia e após o fim do partido Constituinte, foi um membro independente da esquerda da Monarquia. Homem honesto, firme, procurou sanear as finanças do reino. Conhece-se há muito o problema do nosso sistema partidário que hoje em dia, parece uma reedição dos Regeneradores (PSD) e dos Progressistas (PS). Só espero que os "republicanos" não sejam agora representados pelo BE. Era só mais essa que nos faltava.

José Dias Ferreira http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Dias_Ferreira

É o antepassado de Ferreira Leite. São boas credenciais.