3.8.09

ASSUNTOS SÉRIOS E ELEIÇÕES


A dra. Ferreira Leite foi visitar dois tribunais. Aparentemente por causa das (más) condições de trabalho dos funcionários judiciais. Depois, interrogada sobre (presumo) o que Marques Mendes recomendou ontem - tipo "não candidatar criaturas a braços com a justiça" sobretudo quando isso decorre de terem frequentado a política e quando ele deixou pronta legislação sobre isso que toda a gente olimpicamente ignorou - a presidente do PSD disse que apoiava tudo que fosse favorável à "transparência" (termo horrível de nulo efeito real) mas que, em vésperas de eleições, não se pronuncia sobre assunto tão sério por causa das "demagogias" e dos "populismos". E eu que pensava que as eleições serviam precisamente para escrutinar assuntos sérios, as "demagogias" e os "populismos".

9 comentários:

José Fernando Magalhães disse...

Meu caro,

escrevi assim

http://atributos-1.blogspot.com/2009/08/ai-se-lei-for-aprovada.html

sobre o que Marques Mendes disse


Melhores cumprimentos

José Magalhães

DL disse...

Eu bem quero votar nela, mas assim não consigo.

joshua disse...

Os populismos e demagogias dos outros merecem um combate cerrado desde logo e não podem ser imitados competitivamente. Esse jogo é um em que aparentemente o PSD não entra.

Mas não fica bem a MFL passar uma impassibilidade, o evitamento perante assuntos de magna importância, sob pena de esse silêncio equivaler à demagogia do «logo se verá» ou seja, não se verá.

Também há uma demagogia populista. Aquela que se manifesta por crassa omissão ou ostensiva demissão de actuar.

JB disse...

Duas ideias:

1) A lei do Marques Mendes é muito bonita, mas é muito provavelmente inconstitucional. É que se a presunção de inocência se mantém até ao trânsito em julgado da condenação como diz a constituição, isso significa que o autarca arguido não pode ser penalizado antes desse momento com a aplicação de uma lei que teria na prática os efeitos de uma perda de mandato declarada pelo tribunal. Parece evidente. E quanto a isso, culpem a constituição, não os deputados que suscitaram a questão na discussão da lei na especialidade.

2) Ferreira Leite disse ser favorável à proposta de Marques Mendes, o que supôe que a fará aprovar caso o PSD ganhe as próximas eleições. O que disse também é que não era com o parlamento fechado para férias que se ia agora iniciar uma discussão sobre o assunto. O que faz todo o sentido, porque não é nesta legislatura que o assunto será resolvido, mas na próxima.

Mani Pulite disse...

Marques Mendes deu o exemplo.Com toda a razão como se viu hoje com a condenação do Isaltino.MFL sabe que há muitos corruptos no PSD,tal como Cavaco.Razão maior para combaterem sem tréguas a corrupção começando por limparem a sua própria casa sem complexos.MFL tem de estar muito grata a Marques Mendes porque hoje se o Isaltino não tivesse sido corrido do PSD em 2005 MFL teria perdido as legislativas de 2009.Se MFL for a próxima PM não pode ter quaisquer ambiguidades nesta matéria ou cairá ao fim de poucos meses.Os Portugueses não lhe perdoariam.E não se lembre de nomear Ministro da Justiça um Branco de Branquear porque os Portugueses já não são parvos e percebem logo o que isso significa.Para Celestes já chegou uma.

Eurico Ricardo disse...

Brevemente a Dra.MFL vai visitar prisões. Consta que o fará para ver o camarada Isaltino.

Chloé disse...

Percebo-o. Mas tb. me parece que o acto eleitoral não deve ser perturbado por questões que a justiça ainda não resolveu.
Eu talvez tb me guardasse de gastar energias até ao fim do caso.
Em contrapartida, gastava-as era numa declaração clara e inequívoca acerca da necessidade absoluta de perseguir sem tréguas os casos de suspeitos de corrupção dos titulares de cargos públicos.
E na declaração prestaria especial atenção ao problema das consequências óbvias a retirar em caso de confirmação das suspeitas: - frisando muito, mesmo muito, que para além dos efeitos civis e penais, as consequências políticas passariam a ser inevitáveis e proporcionais: - duras, muito duras, até ao impedimento absoluto de voltar alguma vez a exercer cargos públicos.
Eu frisaria isso: que a penalização tem de operar ex vi legis e não ex vi populi...

Que por acaso é exactamente o que MFL pensa.

iupi disse...

ao que se disse no éter já foi convidado a integrar a lista por lisboa o sr prieto.
esse sr que a começar pelo nome a acabar em certas malas da mesma cor, é o cúmulo da transparência... da verdade...

Anónimo disse...

Caro João,

respeito a sua opinião e as suas escolhas e simpatias. Mas em relação à Dra. Leite e à sua "equipa" o que vai ter, e oxalá não houvesse sinais mais que suficientes para o esperar, é uma tremenda desilusão. Se acaso ela ganhar as eleições e for governo, vai ver daqui a um ano a populaça cheia de saudades (e remorsos pela injusta avaliação que dele fizeram) do bonzinho Sócrates...

Neste tempo de decadência e de extinção da Política as coisas evoluem somente pelo grau de crueldade. É isso que salva os políticos: o haver sempre alguém mais cruel do que eles que lhes sucede...

Saudação,

VR