6.4.09

HUMILHAÇÃO CIVILIZACIONAL


Istambul, uma das mais belas cidades que conheço, é hoje palco de uma sessão circense à conta de uma coisa apelidada de "aliança das civilizações". Recordo aos distraídos que o "alto comissário" para tão sublime "aliança" é, nem mais nem menos, o nosso entediante Jorge Sampaio, alguém que deve seguramente suscitar amplo entusiasmo pela causa. Estas "alianças" visam normalmente favorecer quem não deve ser favorecido e dar protagonismo internacional a quem, por sistema, é refractário à ideia de liberdade forjada naquilo que foi outrora o Ocidente. É uma questão cultural e política, não é uma questão de boas vontades e de porreirismos servidos em hotéis de luxo entre croquetes e conversas de circunstância. É por estas e por outras que o Ocidente chegou ao presente estado de humilhação civilizacional em que se encontra. Isto é apenas um sintoma dessa humilhação. Bem como o mea culpa de Obama em comícios folclóricos e despropositados que a esquerda europeia jamais lhe agradecerá. Ou o sistemático apoucamento do Papa Bento XVI pela "correcção" em vigor. Dêem-lhes corda e depois queixem-se.

9 comentários:

garganta funda.... disse...

Mais uma humilhação para a Europa e para o Ocidente.

Essa de "aliança das civilizações" é uma estúpida ideia para boi dormir...

É curioso que só um minúsculo Estado, o Vaticano, não tem medo de chamar os bois pelos nomes....

O resto é tudo lixo civilizacional pós-moderno.

garganta funda.... disse...

Também muito curioso é o facto desta Europa asséptica e desmemoriada aceitar sem contestação o novo governo de Israel, cujo ministro dos negócios estrangeiros é o líder dum partido racista e extremista, oriundo da Rússia, e que pretender incendiar de novo o Médio Oriente.

Ainda me lembro em 2000 do bonzinho Guterres e toda a Europa politicamente correcta não ter reconhecido o novo governo da Austria, na altura formado pelo partido centrista democrata-cristão
e pelo Partido da Liberdade do malogrado Jorg Haider.

Agora estão todos caladinhos como ratos na toca...

Anónimo disse...

Em Angola a ministra da cultura manifesta apreensão com a expansão do Islão no país
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/Governo-preocupado-com-expansao-islamismo,d70a191b-e147-409f-bc1b-485f38db613b.html

Miguel Neto disse...

Nada do que venha desse altíssimo comissário me espanta, depois da hopocrisia de (ter parecido) aceitar nomear Santana Lopes para formar governo e, após alguns meses de "coisas plantadas nos jornais", o ter demitido (e pelas razões que disse que o fez) só para nos "oferecer" em bandeja dourada estes "ilustres" que hoje nos governam.

Tendo mostrado nessa ocasião em que lugar coloca o país em que nasceu, não admira que a civilização que o criou e educou seja para ele qualquer coisa de somenos.

Anónimo disse...

Concordo.
Há quem não compreenda a civilização.

Há quem pense que comer com faca e garfo e frequentar a ópera suficiente para se ser civilizado, mesmo cometendo as mais "bárbaras" acções.

Unknown disse...

O "Bambi" , não contente em ter "efeminado" meia Espanha,tenta repetir o feito com o aparente aplauso da "Associação de Merceeiros", acobardada e desarmada perante os novos bárbaros.
Tendo os Americanos, falidos e desacreditados, eleito um "entertainer" como Presidente ( e a morfologia do sujeito calha a matar para a função...), valha-nos a "Santa Rússia".
A História, essa ironista...

Unknown disse...

É fácil maldizer e cuspir para o alto.

E o Jorge Sampaio, senhor como é, deve ter mais que fazer que responder a quem pouco alcança.

Mesmo com cuspo.

Francisco Peixoto.

Anónimo disse...

Antes, a "Europa" em geral já se punha de cócoras perante este pessoal do Terceiro Mundo (é só lembrar o episódio doméstico da jornalista da RTP de burka - ou lá o que é aquele traje tipo saco de batatas - na embaixada do Irão).

Agora, também os Estados Unidos se vão agachando, com o admirável líder deles a virar pregador de vão de escada. Nunca pensei chegar a esta conclusão: afinal, ser americano também já não é grande coisa.

PC

Nuno Castelo-Branco disse...

O meu tipo de "aliança de civilizações" consiste no modelo Afonso de Albuquerque...
Bom, agora, mais a sério. A escolha do "Sampas" para tal coisa deve ter obedecido a critérios vários, desde o seu "impecável percurso político" que teve inicio na luta contra Portugal em África, até aos MES e, etc. A aliança de civilizações quer apenas dizer uma coisa, ou seja, transigência da Europa (presumivelmente cristã), perante o radicalismo islâmico emissor de fatwas, instaurador da sharia e promotor da violência e desigualdade que roça o racismo.
Consiste no velho e comprovado "Espírito de Munique" que tão bons resultados deu no período de 1938-39. O "Sampas" é o homem ideal, pois apesar de esconder o Ben-Saud (aportuguesado em Bensaúde), "eles" sabem que "ele" também é do livro. "Eles" são os barbaças do turbante, claro...